Pense rápido: qual comida que tem sabor de infância e cheirinho de casa de vó? O Zona Sul perguntou e você respondeu. Confira a lista das TOP 10 comfort food que estão no coração do carioca e anote as receitas para preparar um delicioso reencontro com as suas memórias. Vamos começar?

Comfort food e cozinha afetiva

A gastronomia é muito mais do que o ato de comer. Ela está muito mais ligada às experiências, emoções humanas e aspectos culturais do que simplesmente ao ato de misturar ingredientes. Uma receita é um legado passado de geração em geração e o preparo de uma refeição é uma demonstração de afeto.

Sendo assim, é fácil entender porque alguns pratos têm aquele gostinho bom de infância e trazem a sensação de conforto e a segurança do lar. Para essas comidas que parecem um abraço, existe um nome especial: comfort food.

Bia Souza é Chef Zona Sul e sua especialidade é a cozinha afetiva.

O título traduzido significa “comida que conforta”. A chef Zona Sul Bia Souza entende bem sobre o conceito e explica que a cozinha afetiva independe da complexidade do preparo e geralmente está ligada à culinária do dia a dia.

“Meu foco está na culinária mais simples, do dia a dia, aquela comida especial que traz lembranças felizes, especialmente de momentos em família. Mas é claro, com aquele toque gourmet que faz parte da minha essência.”

Chef Zona Sul Bia Souza

Receitas que abraçam

Para descobrir as receitas que abraçam os cariocas de coração, o @zonasulsupermercado fez uma pesquisa com seus seguidores e chegou à seguinte lista de 7 indicações de comfort food com gosto de lar doce lar:

Ficou com água na boca? A boa notícia é que para cada uma das comidinhas sugeridas pelos seguidores, existe uma passo a passo especial de um Expert ou Chef Zona Sul para você matar em casa a saudade da sua comfort food. Prepare-se para uma nostalgia gastronômica!

Pizza

Geralmente, pizza tem sabor de passeio e fim de semana, além de ser aquele menu perfeito e democrático em qualquer momento, como afirmam os seguidores @apa_cruz, @luiz_assumpcao, @ric_poppe, @faby_acosta e @deli.rachel.

Nesse caso, a dica é simples: basta dar uma passadinha em uma loja Zona Sul com serviço de pizzaria e escolher a pizza mais crocante do Rio, com uma receita que desde os anos 2000 faz sucesso entre os cariocas.

Praticidade e sabor

A mesma pizza que você consome nas pizzarias Zona Sul também pode ser levada para casa nas sua versão semipronta. Com tudo preparado para você colocar o forno, as pizzas Panetto matam rapidinho a fome da sua criança interior com o sabor que você já conhece.

Para sentir o sabor da massa Zona Sul mas ter o prazer de colocar o seu recheio, você pode optar pela massa resfriada Panetto. O preparo é super rápido – entre 5 e 7 minutos com a temperatura a 180°C – mas pode variar de acordo com o forno da sua casa.

Por fim, para celebrar o Chef que existe dentro de você, o Expert Piero Cagnin ensina a preparar uma pizza desde a massa até o toque final. Confira:

Receita de pizza italiana por Piero Cagnin.

Macarronada

Qual a criança que nunca fez uma boa sujeira comendo macarronada? O prato que é sucesso em todas as suas versões, seja ela bolonhesa, com molho branco ou aquela bem minimalista ao alho e óleo tem um segredo: o ponto certo da massa.

A dica da seguidora @anagaio24 certamente é também o elo com as lembranças de muita gente. Por isso, vamos compartilhar uma dica infalível do Expert Piero Cagnin para a sua pasta ficar gostosa, nutritiva e bem italiana:

Use uma panela grande para cozinhar a massa. Quando a água ferver, coloque um punhado de sal grosso, abaixe a chama, coloque a massa e aumente o fogo, mexendo de vez em quando. Cozinhe a massa rigorosamente al dente, pois a digestão dela é melhor e a experiência sensorial é mais interessante.

Expert Piero Cagnin

Além da dica sobre o cozimento, o Expert compartilha ainda mais dicas sobre molhos, formatos de massas e outras receitas em um jogo rápido de perguntas e respostas sobre o macarrão perfeito.

Spaghetteria Zona Sul

Lembrando que você também pode pedir sua massa preferida na spaghetteria Zona Sul. Um jeito gostoso e prático de saborear sua massa quentinha com o toque especial italiano.

Dos molhos disponíveis, o bolonhesa é um clássico, assim como o cremoso molho dois queijos. Além desses, sempre são criados molhos sazonais.

Expert Piero Cagnin
Spaghetti e tagliatelle que você encontra na spaghetteria Zona Sul.

Lasanha

Não é à toa que lasanha é o prato preferido de um personagem felino muito conhecido de muitos millenials. Aquele molho quentinho sobre uma perfeita combinação entre carne e camadas de massa é de abrir o apetite só de pensar.

A referência nostálgica da seguidora @belacarvalhaes também pode ser a sua, por isso, o Expert Piero Cagnin traz uma receita especial para você preparar uma lasanha inesquecível em casa.

Lasanha á bolonhesa italiana por Piero Cagnin.

Vai bem com…

Apesar do sabor especial de infância, sua lasanha nostálgica pode ter uma harmonização mais “madura”, combinando com a cerveja Irish Red Ale Búzios Forno ou com o vinho tinto Dragone Selezione Lento, com aroma de frutas maduras e toque mineral.


Arroz e feijão

Não tem dupla sertaneja que supere o sucesso do arroz e feijão. O par presente nas refeições nossas de cada dia é a comfort food do seguidor @profissa1976 e de milhões de brasileiros. A combinação é certeza de nutrição e sabor no prato de crianças e adultos e tem lugar cativo no Guia Alimentar para População Brasileira do Ministério da Saúde.

Uma dica da Chef Zona Sul Bia Souza é caprichar no tempero do feijão.

“Um toque que deixa o feijão maravilhoso é o torresmo. Um tempero feito na banha do torresmo com alho, cebola e aquela folha de louro, faz toda diferença. É depois de cozido finalizar com folhas de coentro ou salsinha.”

Chef Zona Sul Bia Souza

Feijão sem carnes

Se você acha que o feijão preto só funciona quando cozido com carnes, Bia Souza explica que é possível preparar o seu feijão com legumes.

Pode ser ter uma versão do feijão também com legumes. Tempero com alho, cebola, sal, folha de louro e coloco para cozinhar na panela de pressão. Depois transfiro para uma panela, acrescento legumes e deixo cozinhar. Fica bem gostoso!

Chef Bia Souza

Toque de Expert para um arroz soltinho

Preparar o arroz pode parecer simples, mas tem muito segredinho que faz o seu acompanhamento ficar soltinho, soltinho… Anote a receita do Expert Piero Cagnin e acerte o ponto!

Arroz branco por Piero Cagnin

Bolo de cenoura

Chegou a hora de um bolo que tem o sabor do Brasil! A seguidora @belthome indicou o bolo de cenoura como sua comfort food preferida e muita gente vai concordar.

Clássico nas festas típicas e um dos doces preferidos dos brasileiros, o bolo de cenoura pode ser facilmente encontrado aqui no Zona Sul, produzido exclusivamente pra você! E pode garantir o seu sem medo, porque os ingredientes utilizados nos bolos Panetto são de qualidade (e a cobertura é de chocolate mesmo)!

Acompanhado do brigadeiro, o bolo de cenoura está entre os termos mais buscados em 2020 e 2021, segundo o Google Trends.

Receita de bolo de cenoura saudável, por Lorena Abreu

Você também pode preparar em casa um bolo de cenoura saudável e gostoso com chocolate 70%, receita da Expert Lorena Abreu. Confira o passo a passo desse bolo de cenoura com sabor de infância e surpreenda sua família com um lanchinho especial!


Bolo de chocolate (Nega Maluca)

Tem receita com mais cara de criança do que bolo de chocolate? Para a seguidora @milk.isa e para a Expert Lorena Abreu (@_loreanaabreu) o famoso bolo “nega maluca” é um carinho no paladar e uma volta à infância.

Para fazer em casa a clássica receita, a Expert Lorena compartilha uma receita que sua avó faz há mais de 50 anos e tem até um nome especial: bolo “peteleco” da Mariazinha.

Receita: Bolo Peteleco da Mariazinha (versão clássica)

Para pegar a versão mais saudável, clique na tag #bolonegamalucadalorena e escolha sua receita preferida.

Ingredientes

  • 3 copos americanos de farinha de trigo
  • 2 copos americanos de achocolatado (minha vó usa Nescau hahahaha)
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 copo americano de óleo
  • 4 ovos
  • 1 copo americano de água fervente
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

Cobertura

  • 2 colheres de sopa cheias de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (minha vó diz que usa a caixinha do “padre” haahha)
  • 1 xícara de açúcar
  • 6 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Pré aqueça o forno à 180ºC. Misture todos os ingredientes em uma tigela, inclusive o fermento. Despeje em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Asse por 20 – 25 min.

Cobertura: mistura todos os ingredientes em uma panela com o fogo médio até virar um creme. Com o bolo ainda quente, corte em quadrados e cubra com a cobertura. Deixe o bolo absorver, esfriar um pouco e sirva em seguida.

“Só um detalhe: ninguém faz igual ao da minha vó.”

Expert Lorena Abreu

Mingau de aveia

Para a @rosalia__abreu, mingau de aveia é aquele lanchinho que abraça. Nutritivo e saboroso, o prato é simples de fazer e delicioso de comer. Anote a receita:

Mingau de aveia com banana. Foto: Zona Sul.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1 Xícara de chá de água
  • 1 unidade de canela em pau
  • Mel

Modo de preparo

Misture numa panela o farelo de aveia, canela, mel e água. Cozinhe na panela até engrossar. Por cima adicione meia banana fatiada, sementes de chia, nibs de cacau ou pasta de amendoim.

Achou a sua comfort food no coração na lista? Não!? Poste sua receita nas redes sociais, marque o @zonasulsupermercado e deixe a gente conhecer qual a receita que conecta você ao amor pela gastronomia!