Se tem um doce que desperta a memória afetiva do brasileiro, ele é o doce de leite. Seja na versão em barra ou de colher, ele carrega o sabor da infância e está presente em festas, cafés da tarde, nas sobremesas e nas mais diversas receitas. Na cultura brasileira, o doce é um ícone mineiro e, fora do país, é um símbolo da culinária uruguaia e argentina. Conheça mais sobre o doce de leite e aprenda diferentes receitas para aproveitar ao máximo toda a doçura que ele pode proporcionar.
Doce de leite ou dulce de leche?
O doce de leite é reconhecidamente um dos símbolos culinários de Minas Gerais. Assim como o queijo artesanal ou renomado café de grandes altitudes, um docinho de leite é tudo de “bão”. Mas a história do doce vai além das fronteiras do país.

O trio dos sonhos: café, pão de queijo e doce de leite. É “bão demais da conta!”
Há quem diga que o doce de leite tem origem argentina, fruto de um acaso: uma panela de leite com açúcar esquecida no fogão durante um importante encontro político. No entanto, o Uruguai também reivindica os créditos sobre o doce de leite, alegando que a sobremesa foi trazida por imigrantes espanhóis. Há ainda relatos de doces parecidos oriundos de outras culturas que vão além das Américas, como o indiano “khoya”, feito com leite fervido.
Seja qual for a origem do doce de leite, a realidade é que a receita ganhou formas diferentes de se apresentar em cada cultura, com identidade própria. Em Minas, por exemplo, ele é feito artesanalmente com leite fresco e açúcar, geralmente bem cremoso e com sabor doce e suave.



O doce de leite argentino costuma ser mais escuro e intenso, com um sabor mais “tostado” e caramelizado. Símbolo da culinária regional, está presente em receitas como o inconfundível alfajor e outras delícias como a medialuna recehada, uma versão argentina do croissant.



No Uruguai, o doce de leite nem é tão doce e macio quanto o mineiro, nem tão tostado e intenso quanto o argentino, e integra receitas deliciosas como o arrollado de dulce de leche (rocambole), flan, masitas, entre outras.
Diretamente vinculado à memória afetiva nacional, o doce de leite está presente no menu de sobremesas queridas do brasileiro, como nos churros, tradicionais sonhos recheados e até na contemporânea banoffee, adaptada da culinária inglesa para o Brasil, substituindo o caramelo toffee na composição.



Nem só de leite de vaca é feito um doce de leite
Quem disse que o doce de leite precisa, obrigatoriamente, vir do leite de vaca? Versões do doce produzidas com leite de cabra, búfala ou de ovelha são igualmente deliciosas, cada versão com seu diferencial.
Essas alternativas são perfeitas para quem tem algum tipo de alergia à proteína beta-caseína A1 que está presente no leite animal, exceto no leite de búfala, de ovelha e de cabra. Por isso, quem tem alergia à proteína do leite (o que difere de intolerância à lactose) pode buscar por essas opções. Há ainda as versões zero lactose para quem possui restrições de consumo, como a intolerância à lactose.
Para outros tipos de dietas restritivas, como os diabéticos, há diferentes marcas disponíveis nas versões diet ou zero açúcar.



O famoso doce de leite na panela de pressão
Quando bate a vontade de comer um doce de leite, seja mais cremoso ou mais firme, uma das alternativas é correr para a panela de pressão e cozinhar a lata de leite condensado. Mas você sabe a diferença entre o doce de leite pronto e o leite condensado?
O leite condensado é o resultado da evaporação parcial da água do leite com açúcar, criando um líquido espesso, doce e de cor clara. Ele não passa por um cozimento prolongado — o processo é mais técnico, feito sob pressão e temperatura controlada, preservando o sabor suave e a textura fluida. É muito usado como base para outras receitas, como brigadeiro, pudim e mousses.


Já o doce de leite é cozido por muito mais tempo, geralmente em fogo direto, provocando a reação de Maillard — aquela responsável pelo sabor caramelizado e pela cor dourada. O resultado é uma pasta cremosa, mais escura, com gosto profundo e textura mais densa. Ele pode ser feito com leite integral e açúcar e, em casa, com a latinha do leite condensado, no ponto que você mais gosta. Só deixar mais ou menos tempo na panela.
Receitas com doce de leite
Você também não resiste a um docinho de leite? Prepare-se aprender diferentes receitas para deixar o seu dia a dia mais açucarado com os Experts e Chefs Zona Sul.
Pavê de doce de leite com coco
O Chef Zona Sul Alan Leal ensina a preparar um pavê de doce de leite com coco, dois ingredientes feitos um para o outro. O pavê, geralmente feito com creme e chocolate, ganha um jeitinho mais brasileiro e tropical, deixando qualquer reunião mais gostosa. Salve a receita e compartilhe com quem vai dividir essa iguaria com você.


Ingredientes
- 2 caixas de biscoito champagne
- 1 pote de doce de leite
- 4 pacotes grandes de coco ralado úmido
- 5 ovos
- 2 caixas de leite condensado
- 700 ml de leite
- 600 g de creme de leite (tipo Tetra Pak)
- 20 g de amido de milho
Modo de preparo do creme
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, o creme de leite, as 5 gemas (reserve as claras) e o amido de milho.
- Misture bem com um batedor (fouet).
- Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
- Retire do fogo e reserve.
Montagem
- Em uma travessa, espalhe uma fina camada do creme no fundo.
- Faça uma camada de biscoitos champagne.
- Cubra com mais uma camada de creme.
- Espalhe metade do coco ralado por cima.
- Repita com outra camada de biscoitos e mais creme.
- Espalhe o doce de leite por cima.
- Finalize com o restante do coco ralado.
- Cubra com filme plástico (PVC) e leve à geladeira até firmar.
Sugestões de apresentação
- Sirva em travessas grandes com espátula ou colher.
- Para porções individuais, monte em taças, xícaras transparentes, bowls de vidro ou pequenas travessas.
- Decore a gosto antes de servir.
Café latte e doce de leite
Se um café Me Bebe preparado na moka já era bom, imagine dar uma valorizada no sabor com doce de leite e leite espumado na prensa francesa? Esse café com carinha de sobremesa pode ser apreciado agora mesmo. Basta seguir o passo a passo do Expert em Cafés Paulo Tassinari. Confira:
Sobremesa quente de banana com queijo e doce de leite
Doce de leite combina muito com queijo, como pode provar os amantes da culinária mineira. Mas para deixar a combinação ainda mais interessante, que tal adicionar banana, açúcar e canela e levar à frigideira até os ingredientes derreterem suavemente? Veja como fazer essa sobremesa rápida e irresistível com a Chef Zona Sul Tatiana Alvarenga.
Mais ideias com o sabor do doce de leite
O doce de leite é tão querido que vai além da cremosa sobremesa original e inspira o sabor de outras criações, como sorvetes, coquetéis, biscoitos e até iogurtes. Se você é um super fã de doce de leite, já pode ir colocando no carrinho de compras produtos selecionados para satisfazer os seus mais doces desejos:


