Os popularmente conhecidos como leites vegetais mostraram que vieram para ficar. A bebidas ganharam espaço não só entre veganos, mas também entre quem busca leveza, novos sabores e alternativas ao leite tradicional. Feitos a partir de grãos, sementes ou oleaginosas, eles têm perfis nutricionais diferentes, texturas e sabores únicos. Sabia como escolher a sua bebida vegetal e amplie o seu repertório culinário!

Aqui você vai ver:

Por que bebida vegetal?

Apesar de ser chamado de leite vegetal devido a uma certa semelhança com o leite animal, as bebidas vegetais não podem ser oficialmente classificadas assim. Isso porque no Brasil, o termo “leite” não pode ser usado legalmente para produtos que não sejam de origem animal. Segundo o MAPA — Ministério da Agricultura e Pecuária, “leite” é definido exclusivamente como a secreção mamária de animais saudáveis. Por isso, as alternativas feitas a partir de plantas devem ser chamadas de “bebidas vegetais” ou “extratos vegetais”.

Com isso, apesar da similaridade na aparência e na textura, o “leite vegetal” não tem origem animal. Logo, não é possível chamá-lo dessa forma na indústria.

Leite de verdade só de origem animal.

Quais os benefícios das bebidas vegetais?

Em primeiro lugar, as diferenças não se aplicam somente com relação ao leite de origem animal. As bebidas plant-based (de origem vegetal) variam bastante conforme o ingrediente de origem, como aveia, castanhas, soja ou coco.

De forma geral, o leite animal é rico em proteínas completas, cálcio de alta absorção e lactose. As bebidas vegetais são naturalmente isentas de lactose, melhorando a digestão para muitas pessoas (principalmente alérgicos e intolerantes à lactose), têm menos gorduras saturadas e fornecem fibras e antioxidantes presentes nas plantas.

Alguns extratos, como o de soja, também fornecem boas quantidades de proteína vegetal, enquanto os de aveia entregam betaglucanas, que auxiliam na saciedade e no equilíbrio do colesterol.

E o glúten?

O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e malte. Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten, que pode causar certo desconforto digestivo quando consumido. Já em quem sofre com a doença celíaca, o consumo de glúten provoca uma reação autoimune que danifica o intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes.

Confira sempre o selo de glúten-free nos rótulos dos produtos disponíveis.

Bebidas vegetais de amêndoas, castanha de caju, coco, soja, arroz e outras oleaginosas ou grãos naturalmente não contém glúten, desde que não haja contaminação cruzada no processo de fabricação.

Já a aveia, apesar de não conter glúten, pode carregar traços da proteína, mesmo quando cultivada em ambientes controlados. Por isso, ao escolher sua bebida de aveia, verifique se a informação “sem glúten” está indicada no rótulo.

Bebidas vegetais na culinária

No uso culinário e no dia a dia, as bebidas vegetais trazem versatilidade e são ótimas alternativas para casos de dietas veganas ou restrições alimentares. Elas permitem ajustar a alimentação com mais leveza e variedade, sem abrir mão de cremosidade ou desempenho em receitas. Isso sem falar que em muitos pratos, a bebida vegetal não é substituta, mas protagonista, como nas inúmeras receitas brasileiras com leite de coco.

Por outro lado, o leite animal tende a ser mais denso, com sabor característico e maior poder de emulsificação em cafés e preparos mais técnicos. Mas ainda assim é possível a substituição sem perder qualidade e sabor.

Tipos de bebidas vegetais

Os tipos de extratos vegetais utilizados na culinária são diversos e você pode conhecer um pouco mais de cada um deles para deixar seus preparos ainda melhores.

Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis que conferem mais sensação de saciedade e auxiliam no equilíbrio do colesterol. A textura é naturalmente cremosa devido ao amido da aveia (responsável por “engrossar” um mingau de aveia), fazendo dele o queridinho dos cafés. No sabor, é levemente adocicado mesmo sem açúcar, suave e muito versátil.

Algumas marcas oferecem a bebida de aveia na versão “barista”, mais cremosa e ideal para vaporizar, como A Tal da Castanha, Nude, Naveia ou NotCo.

Você sabia que nas lojas Zona Sul com serviço de café da manhã e Estação do Café você pode solicitar o seu café com leite, cappuccino ou outro preparo com bebida vegetal de aveia no lugar do leite convencional? O sabor do Leyte de Aveya Yorgus deixa o resultado levinho e cremoso.

Receita: mingau de aveia com cacau

Para começar o dia, você pode preparar um mingau de aveia com avelã, receita da Expert Lorena Abreu. Aproveite para aprender mais receitas com aveia!

Ingredientes

  • Aveia em flocos (3 colheres de sopa)
  • Bebida vegetal de aveia ou outra bebida vegetal (1 copo americano — aprox. 200mL)
  • Creme de avelã (de preferência zero açúcar)
  • Nibs de cacau, castanhas granuladas e cacau em pó para finalizar

Modo de preparo

Adicione o líquido com a aveia na panela e mexa em fogo baixo até engrossar. Depois, adicione o creme de avelã e misture. Para servir, finalize com os nibs de cacau, castanhas e cacau em pó.

Amêndoas

É um dos leites vegetais mais leves em calorias e carboidratos e um dos mais ricos em “gorduras boas”. A textura é fina, mais aquosa, ótima para quem prefere bebidas menos densas. O sabor é delicado e não interfere muito em receitas ou cafés.

Soja

A soja é o mais proteico entre os vegetais, chegando mais perto do leite animal em valor nutricional. A textura é consistente e estável. E o sabor é característico, funcionando muito bem em preparos quentes e frios.

Castanha-de-caju

Rico em gorduras boas, resulta em uma bebida sedosa e estável, bem aceita por baristas. A textura é cremosa, mas suave, sem pesar. O sabor possui notas de castanha, combinando com praticamente qualquer preparo.

Coco

O leite de coco é famoso na culinária brasileira! Naturalmente mais rico em gordura, com alta cremosidade. Seu sabor é marcante e sua textura é perfeita para sobremesas, cafés especiais e até em receitas salgadas, como a tradicional moqueca.

No entanto, não confunda: o leite de coco vendido em garrafinhas para a culinária é mais espesso e concentrado do que a bebida preparada para consumo tipo “longa vida”.

Receita: manjar de coco com calda de morango

Que tal preparar um manjar de coco sem lactose e sem glúten, usando leite de coco e de amêndoas com a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu? Aperte o play e siga o passo a passo!

Manjar de coco com calda de morango por Lorena Abreu.

Ingredientes para o manjar

  • 1 L de leite de amêndoas
  • 300 mL de leite de coco Copra
  • 120 g de adoçante xilitol (ou mais, se necessário)
  • 100 g de amido de milho
  • 100 g de coco fresco ralado Copra
  • Óleo de coco Copra (para untar)

Ingredientes para a calda

  • 500 g de morango sem cabinho
  • 80 g de adoçante xilitol (opcional)
  • Gotinhas de limão a gosto

Modo de preparo

  1. Manjar: em uma panela, coloque todos os ingredientes, exceto o coco ralado, e mexa sempre até engrossar. Assim que atingir a consistência, adicione o coco ralado e misture bem. Ajuste o dulçor, se necessário. Transfira o creme para uma forma com furo no meio, previamente untada com óleo de coco, e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
  2. Calda: em outra panela, coloque os morangos, o adoçante (se desejar) e as gotinhas de limão. Cozinhe em fogo médio‑baixo, mexendo sempre, até formar uma calda fluída. Prove e ajuste os sabores. Reserve e mantenha resfriada.
  3. Montagem: desenforme o manjar em um prato de servir e cubra com a calda de morango.

Arroz

Não possui muitas proteínas, mas é bem leve para a digestão. A textura é fina e fluida, ótima para quem prefere bebidas mais leves. Costuma ser muito usado em vitaminas e preparos infantis.

Qualidade em primeiro lugar

Trocar o leite animal pela bebida vegetal é muito possível no dia a dia da cozinha. Assim como pode ser feito com o leite, outros ingredientes também possuem seus substitutos vegetais. Baixe os e-books e acompanhe o Pinterest Zona Sul e saiba como preparar suas receitas utilizando legumes, verduras e frutas.

E, além de aprender novos preparos, conte sempre com produtos de qualidade, com os da linha Quasi Pronto e Bio Vida, que só tem no seu supermercado do coração.