Se você é carioca de coração sabe: o Zona Sul tem no DNA o amor à gastronomia, o que nos motiva a oferecer sempre o que há de melhor quando o assunto é comer e viver bem. Por isso, a partir de agora, temos em nossa equipe a chef Bia Souza para somar e levar mais conhecimento, sabor, inovação e afeto para sua cozinha.

Antes de mais nada, é importante saber: quem é Bia Souza?

A atual chef do Zona Sul tem 17 anos de carreira e é apaixonada por orientar e ajudar a desenvolver pessoas, tendo vasta experiência como consultora gastronômica. Agora, sempre de olho nas novas tendências, Bia Souza (@absouzza) está pronta para somar dentro do Zona Sul e investir seu tempo e conhecimento em prol do bem-estar de todos os cariocas de coração.

Bate-bola com Bia Souza

Sendo assim, vamos conhecer mais sobre Bia Souza através deste rápido jogo de perguntas feitas por Christophe Lidy, Expert em gastronomia, para apresentar a nova chef. Seja muito bem-vinda ao time de Chefs Zona Sul, Bia Souza!

Lidy apresenta Bia Souza
Expert Christophe Lidy apresenta a chef Bia Souza, presente no dia a dia do Zona Sul para conectar você ao melhor da gastronomia.

Bia, gostaria de saber agora sua naturalidade, um pouco da história da sua família.

Eu sou carioca da gema e de coração! Vim de família simples, na qual alguns dos membros trabalhavam com plantio e criação de aves, fonte alimentos para as refeições e sustento da minha casa.

Pode falar para mim uma curiosidade sobre você? Também quero saber seu signo.

Por incrível que pareça, eu sou bem tímida (risos). Ahh, eu sou escorpiana!

Conta pra mim: qual é a sua especialidade como chef?

Sou uma profissional bem versátil. Mas em geral, meu foco são pratos quentes, saladas e doces caseiros. Tudo preparado com muito amor! Hoje, coloco um toque especial em tudo que é preparado para o Salada Bar da loja onde atuo, na Rua Bartolomeu Mitre.

Salada Bar Zona Sul.

Qual é a característica de seus pratos?

Em geral, meu foco é na culinária mais simples, do dia a dia, aquela comida especial que traz lembranças felizes, especialmente de momentos em família. Mas é claro, com aquele toque gourmet que faz parte da minha essência.

A família está muito associada à minha carreira. Minha mãe teve muita influência na minha escolha pela gastronomia. Ela trabalhou muitos anos como cozinheira de frutos dos mar no bairro onde morávamos em Barra de Guaratiba e era uma cozinheira de mão cheia!

Tento colocar sempre um toque especial, com gosto de infância, de comida de “vó”, em todos os pratos.

Chef Bia Souza

Como foi sua trajetória até ser uma chef Zona Sul hoje?

Minha história no Zona Sul é linda, cheia de superação e realização. Estou na empresa há 17 anos. Praticamente uma vida! Iniciei como auxiliar de caixa, e em pouco tempo, já fui manipular alimentos na pizzaria. Ali, fui me encontrando e reconhecendo meu talento!

Logo após, fui ser consultora de gastronomia, depois gestora responsável pelos setores da pizzaria e padaria. Com a oportunidade que a empresa me deu, assumi a função de especialista do consumo local e hoje chef gastronômica.

“Eu sou a prova viva de que o Zona Sul sabe, como ninguém, valorizar e investir em todos seus colaboradores!”

Bia Souza, Chef Zona Sul
Bia Souza, crescimento e carreira no Zona Sul.

Pra você, qual é o pecado mortal na cozinha?

Não degustar a própria preparação. Nós, como cozinheiros, devemos cozinhar como se fosse para o próprio consumo, e pra isso, é essencial provar e sentir o sabor de nossa própria comida.

Qual prato te faz pensar em família e traz uma forte e aconchegante memória afetiva?

Só de pensar num prato de polenta com cebolinha bem fresca, já lembro da minha amada vó.


Onde provar o talento de Bia Souza?

Por fim, fica a pergunta: onde degustar todo o talento da Chef Bia Souza? Atualmente, Bia atua na loja da Bartolomeu Mitre, no Leblon, de segunda a sábado, das 7h20min às 16h. Dê uma passadinha no Salada Bar e se conecte ao melhor da gastronomia!