Ao mesmo tempo que é uma fruta, também é uma cor. Laranja é sinônimo de vivacidade em qualquer situação. E para quem ama aquele gostinho cítrico e ao mesmo tempo adocicado que só a laranja tem, a gente trouxe aqui uma série de benefícios, ideias e receitas para seu dia ficar mais colorido. Confira!

Em primeiro lugar, é bom lembrar que quem mora no Brasil não tem desculpa para não consumir laranja.

Com uma produção de frutas maior do que 40 milhões de toneladas, o Brasil tem como “vizinhos” no ranking a Índia e a China. Entre as frutas produzidas no Brasil, estão o mamão, a laranja, o açaí, a banana, entre outros. 

Sobre a laranja, especificamente, o Brasil é o maior produtor mundial da fruta (fonte). Além disso, estima-se que de cada 10 copos de suco consumidos no mundo, sete são feitos com laranja brasileira.

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo.

Benefícios

De nome científico Citrus sinensis, ou conhecida também como citros, a laranja é uma das frutas cítricas disponíveis praticamente o ano todo para consumo em solo tropical. Sempre lembrada quando o assunto é vitamina C, a fruta oferece inúmeros outros benefícios à saúde. Confira alguns:

Benefícios da laranja. Infográfico Zona Sul.

Combate o colesterol ruim

Rica em flavonoides, betacaroteno e fibras, a laranja ajuda no combate ao LDL, chamado colesterol ruim. Segundo pesquisas realizadas pela UNESP, a ingestão de meio litro de suco de laranja por dia pode aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) e diminuir a quantidade de moléculas de gordura no sangue (fonte). Isso impacta diretamente na redução de fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Falando em suco, já conhece os sucos Me Bebe?

Sucos Me Bebe, tem de laranja também!

Potássio e magnésio

Frutas cítricas como a laranja e o limão são ricas em potássio e o magnésio, minerais que ajudam na saúde muscular, óssea e até mesmo cerebral. Falando nisso, a vitamina C presente na laranja é um antioxidante que ajuda na sinapse dos neurônios, ou seja, melhora a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.

Dica: um belo copo de suco de laranja ajuda a evitar a fraqueza muscular e as cãibras durante as atividades físicas.

Perfeita para as novas mamães

Assim como as folhas verdes, a laranja é rica em vitamina B9. Conhecida como ácido fólico, esta vitamina é essencial na gravidez para evitar problemas na formação do feto.

A laranja, assim como as folhas verdes, é rica em ácido fólico.

A ingestão da substância reduz em até 75% o risco de má formação dessa estrutura, prevenindo casos de anencefalia, paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal dos bebês, além de diferentes graus de retardo mental e de dificuldades de aprendizagem escolar (fonte).

Todavia, é importante sempre consultar o profissional obstetra para realizar a suplementação necessária de ácido fólico.

Se você é gestante, dê preferência ao consumo da fruta in natura no lugar de sucos, para aproveitar suas fibras e não somente os açúcares.

Variedades de laranjas

Pra quem acha que o universo cítrico se divide em laranja Pera e laranja Lima, pode se preparar para decorar os nomes das variedades das laranjas. Conheça:

Laranja Lima

Com seu sabor suave e doce, a lima é a menos ácida entre as laranjas populares. Por causa disso, é recomendada para crianças pequenas e pessoas com problemas digestivos. A polpa suculenta é ótima para ser comida diretamente.

laranja

Assim como recomendado para as gestantes, opte sempre por ofertar a fruta in natura para as crianças em fase de transição alimentar em vez do famoso suquinho.

Atenção ao suquinho de transição

Há uma recomendação no Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria para que os sucos de fruta sejam evitados na fase de transição alimentar, dando a preferência para as frutas in natura. Isso porque os sucos são muito calóricos e representam uma grande perda de fibras na sua preparação.

Laranja Pera e Seleta

Menor que as outras laranjas, a laranja Pera tem um sabor levemente doce, ideal para o preparo de sucos ou para o consumo natural.

A laranja Seleta é do time das “ácidas e docinhas”. Ela possui o equilíbrio entre o sabor azedo e doce e pode ser consumida tanto ao natural quanto incorporada a receitas, como um delicioso bolo de laranja. 

Para combinar suco de laranja com bolo, nada melhor do que um delicioso café da manhã. Por isso, fica a dica: nas lojas Zona Sul tem um delicioso café matinal. Conheça mais.

Laranja Bahia

Essa variedade não tem sementes e é fácil descascar. Devido à sua praticidade natural é a mais utilizada em saladas e drinks.

Lima da Pérsia

Por ser menos ácida que o limão, ela conquistou espaço em receitas, pratos, sucos e chás, além de possuir um aroma muito característico que a torna especial.

Tipos de laranjas, infográfico Zona Sul.

Filha da laranja? Grapefruit

A toranja, também conhecida como grapefruit, é como se fosse uma parente da laranja. Possui uma enorme quantidade de vitamina C e é ótima para o preparo de bolos, chás, sucos e compotas. Além de ser muito charmosa e elegante, possui tonalidades peculiares, ideal para uma apresentação de um prato ou drink, por exemplo.

Receitas

Claro que além de um delicioso suco cítrico (como os sucos Me Bebe), a laranja é também ingrediente para pratos doces e salgados. Além, é claro, de ser item indispensável em uma brasileiríssima feijoada.

Confira algumas receitas surpreendentes com a laranja e escolha a que você vai fazer hoje:

Salmorejo de laranja, por Marcelo Scofano

Uma deliciosa entrada que mistura o sabor tropical da fruta com o toque do presunto de parma. Você vai precisar também de azeite, um pão de fermentação natural e de suco natural Me Bebe. Por Marcelo Scofano, Expert em azeites e temperos.

Salmorejo de laranja

Pannacotta com coulis de laranja, por Piero Cagnin

Já pensou em preparar uma sobremesa fácil e rápida? Piero Cagnin ensina a fazer Pannacottas com coulis de laranja. Um coulis é uma calda feita de frutas ou legumes em purê e coados.

Pannacotta com coulis de laranja

Drink Fhühstück, por José Padilha

O Expert em cervejas José Padilha prova que é possível tomar cerveja no café da manhã utilizando laranjas como ingredientes. Quer saber como? Clique no play no vídeo abaixo.

Cerveja com suco de laranja

Por fim, se você ainda não está convencido de que laranja combina com tudo, fique de olho no Instagram do @sigazonasul e confira as dicas dos chefs e Experts. Conecte-se à gastronomia com a gente e aproveite a nossa feirinha especial de hortifruti!