Você sabe o que é Aloha? Aloha é uma saudação havaiana que vai muito além de um “olá” e significa afeto, alegria, paz e bons sentimentos, que reflete o estilo de vida dos nativos do arquipélago. Mas como reproduzir um estilo de vida Aloha mesmo sem sair de casa? A resposta está dentro da garrafa! Conheça a cerveja Kona, do Havaí direto para os cariocas de coração.

Aqui você vai ver:

Uma playlist para inspirar

Antes de começar a ler este post, desconecte-se das suas preocupações e aperte o play nessa playlist para curtir o seu momento com aquela boa e tranquila surf music para celebrar a vida.

O jeito de ser havaiano

O Havaí ou Hawaii é um arquipélago situado Oceano Pacífico Central conhecido pelas suas praias de areias coloridas, florestas tropicais e topografia única, originada pelas atividades vulcânicas submarinas.

Formado por 19 ilhas, sendo oito principais, o Havaí faz parte dos Estados Unidos e foi anexado ao território americano como um Estado em 1959. Apesar de oficialmente americano, o Estado do Havaí mantém sua cultura, preservando inclusive o idioma havaiano como língua oficial, juntamente com o inglês.

Havaí: um arquipélago de origem vulcânica, de clima tropical e praias paradisíacas.

Muito mais que “Aloha”

A cultura havaiana é cheia de ensinamentos sobre respeito ao próximo e à natureza, assim como o apreço pela simplicidade e gratidão pelas pequenas coisas da vida. A tranquilidade, música, dança, cordialidade e hospitalidade são características internacionalmente reconhecidas por quem visita o arquipélago.

Entre os esportes mais praticados, estão aqueles mais ligados ao mar, como surf, mergulho, kitesurf, canoagem, SUP, entre outros.

Os costumes havaianos estão diretamente ligados ao mar e à natureza em geral.

Os valores espirituais, morais e ecológicos estão refletidos até mesmo no idioma. Assim como o “Aloha”, que é mais que uma saudação, mas um desejo de boas vibrações, outras palavras refletem o mesmo senso coletivo. Conheça algumas:

  • Ohana: família, no sentido não só “de sangue”, mas de pessoas com um elo em comum;
  • Mahalo: um estilo de vida, no qual a gratidão é o principal desejo para o próximo;
  • Mana: energia vital, como o poder divino que flui através das coisas;
  • Ho’omau: persistência e perseverança, não desistir;
  • Lōkahi: trabalho em equipe, cooperação.

O jeito leve e tranquilo havaiano vai muito além do que é refletido nos desenhos animados e envolve uma série de ensinamentos presentes em uma cultura de cordialidade, respeito e gratidão, além de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Havaí é aqui

Se você nasceu no Rio ou é carioca de coração, provavelmente tem um quê de havaiano. Afinal, o carioca também é conhecido pelo seu jeito cordial, divertido e easy going de ser. Além, claro, das semelhanças geográficas entre Rio e Havaí, como o clima tropical e aquela boa e conhecida praia.

Por isso, se você quiser curtir o Havaí sem sair do Rio, a dica é degustar um Aloha líquido, como está escrito nas garrafas da famosa cerveja havaiana Kona.

Kona é um distrito no Estado do Havaí conhecido pelo café Kona e pela localização do Triathlon do Campeonato Mundial de Ironman.

Fundada em 1994, a Kona (@konabrewingco) já é conhecida dos cervejeiros que amam uma cerveja leve, fácil de beber e com muita personalidade, como descreve o Expert José Padilha.

Uma cerveja de verão que traz notas de frutas tropicais como a manga e harmoniza perfeitamente com pratos mais saudáveis típicos da gastronomia havaiana, além de frutos do mar.

“Kona é uma cerveja leve, fácil de beber e de muita personalidade.”

Expert José Padilha

Para harmonizar sua Kona Beer

A dica de ouro para harmonizar qualquer Kona Beer é o Poke, um prato muito comum na gastronomia havaiana. Você pode fazer com ingredientes facilmente encontrados aqui no Zona Sul! Aprenda a receita com o Expert Carlos Ohata:

Poke Bowl por Carlos Ohata

Apesar da sua característica principal, que é a leveza e a drinkability, a cerveja Kona oferece diferentes estilos para você combinar com diferentes momentos felizes do seu dia. Confira:

Kona Big Wave Golden Ale, sabor e aroma harmônicos

O corpo leve de Big Wave e seu aroma e sabor brilhantes de lúpulo tornam essa cerveja uma escolha natural para degustar com frutos do mar, aves, saladas e pratos leves de massa. Premiada internacionalmente, a Kona Big Wave tem 4,4% de teor alcoólico.

Kona Blond Ale, menos calorias e o mesmo sabor

A Kona Light Blonde Ale possui um toque de manga e combina bem com pratos mais leves, incluindo peixes grelhados, camarões e saladas, e é uma escolha perfeita após uma longa sessão de surf, um dia na praia ou no escritório. Com apenas 80 Kcal em 269mL, é ideal para degustar com snacks saudáveis.

Nova Kona Blod Ale: poucas calorias e muito sabor. Só tem no Zona Sul!

Nova Kona Blond Ale, exclusividade Zona Sul.

Onde encontrar sua Kona Beer

Se você já se empolgou para passar aquela parafina na prancha de surf, deu play na playlist de músicas havaianas e já separou os ingredientes para preparar o seu Poke Bowl, só falta garantir sua cerveja Kona. Para isso, basta dar uma passada no Zona Sul mais próximo de você, pedir pelo site, app ou ainda pelo WhatsApp e se conectar com o sabor do Havaí. Mahalo!