A pera, inspiração para poesia de Vinícius de Moraes, é uma fruta versátil, que leva mais saúde e sabor para receitas doces e salgadas, além de ser uma delícia quando consumida in natura. Mas você conhece as peras mais famosas do mercado? Aprenda mais sobre essa suculenta fruta e peça já a sua!
Aqui você vai ver:
- Tipos de pera
- Peras europeias
- Pera asiática
- Benefícios das peras e curiosidades
- Peça sua pera no hortifruti online
Tipos de pera
Existem muitas variedades de pera, que vão das mais arredondadas até as avermelhadas, pouco conhecidas no Brasil. As peras, de acordo com estudos bioquímicos, são todas variantes de uma mesma espécie ancestral (Pyrus), de origem chinesa.
Dos locais de origem, a árvore (conhecida como pereira) disseminou-se outras regiões da Ásia, o norte da África e Europa, disseminando-se pelo mundo, onde se hibridizaram.
Existem mais de 600 espécies de peras, sendo a Pyrus Communis a mais popular.
De acordo com publicação da Embrapa, na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Austrália, a pera conhecida como europeia (P. communis) é a principal espécie cultivada. No sul e no centro da China, no Japão e na Coreia, destaca-se a pera asiática (P. pyrifolia), também chamada de “pera oriental”, “pera chinesa”, “pera japonesa” ou “pera maçã”.
Existem também as pereiras híbridas, resultantes do cruzamento entre a europeia e asiática, que é a mais plantada no Brasil, e produz frutas alongadas, de textura entre manteigosa e crocante.
A pera no Brasil
De acordo com a Embrapa, a pera ainda não tem uma produção nacional expressiva e quase toda a pera disponível nos mercados brasileiros vem de fora. Entretanto, em território nacional, o Rio Grande do Sul é o maior representante, mas a colheita ainda é insuficiente para alcançar todo o consumo interno. Sendo assim, mais de 90% das peras consumidas no país são importadas.
O consumo nacional supera as 150 mil toneladas por ano, e a maior parte das frutas vêm da Argentina, EUA, Uruguai e Chile. No Brasil, são produzidos comercialmente três tipos de pera: peras europeias, peras asiáticas e peras híbridas (fonte: Embrapa).
A pereira é árvore uma frutífera que se adapta bem ao clima temperado e ao frio.
Europeias x Asiáticas
Confira as principais diferenças entre as peras europeias e asiáticas:
- A Pyrus communis ou europeia é a mais cultivada no mundo, sendo considerada a mais deliciosa, aromática, de polpa macia e amanteigada.
- A Pyrus pyrifolia, também conhecida como pera asiática, oriental ou arenosa, de forma redonda e polpa crocante, pouco aroma, doce e suculenta.
Peras europeias
Entre as mais conhecidas e comercializadas estão peras europeias, como a pera Williams, D’Anjou e Portuguesa, que você pode conhecer melhor a seguir:
Pera Williams
A pera europeia chrétien da Williams, ou simplesmente Williams, é mais esverdeada, dura, granulosa, de sabor ácido, casca fina e sua polpa não se desmancha facilmente. É considerada uma fruta de verão, devido à sua sazonalidade.
Vai bem no preparo de saladas, no consumo in natura e é a mais indicada para ser cozida ou assada, como no preparo de quiches e tortas.
“Para cozimento, a pera Williams é a mais indicada, devido à sua consistência mais firme e sua resistência à cocção. Quiche de brie com pera Williams, por exemplo, fica ótimo.”
Expert em Queijos e Frios André Guedes.
Receita: Tarte tatin por Dominique Guerin
Com a pera Williams é possível fazer além de tortas, doces e compotas, deliciosos coquetéis, incluindo o gin.
Gin com pera
A pera do tipo Williams também pode ser protagonista de um coquetel incrível criado pelo Mixologista Zona Sul Claudio Adriano. Confira o passo a passo:
Ingredientes
- 1/4 de pera
- 20 ml de vermute dry
- 20 ml de xarope de açúcar
- 10 ml de suco de limão
- 50 ml de gin Segredo de Bakko
Método de preparo
- Macere a pera e misture todos os ingredientes.
- Bata vigorosamente e passe para um copo baixo.
- Decore com uma pera.
Pera D’Anjou
A pera D’Anjou é menor, mais arredondada e macia, com a casca verde amarelada brilhante. É muito apreciada in natura acompanhando pratos salgados.
Para um casamento perfeito com esse tipo de pera, o Expert André Guedes indica queijos maturados de casca lavada, mais amendoados, como o Gruyère, Saint–Paulin, Reblochon, entre outros.
“Quando se fala em degustação com queijos, a pera D’Anjou é a mais indicada, pois tem a consistência e o dulçor ideais para harmonizar com queijos maturados.”
Expert em Queijos André Guedes.
Pera Portuguesa
A pera portuguesa possui casca amarelada, polpa macia, suculenta e perfumada. Perfeita para ser consumida in natura e em preparos como compotas, geleias e purês.
O Expert André Guedes indica a degustação de purê de pera portuguesa com queijo Grana Padano. Sucesso certo!
“As peras são descascadas e batidas no liquidificador sem açúcar e o purê é servido a frio, como uma geleia, com queijo Grana Padano.”
Expert André Guedes
Para uma combinação luso-italiana, experimente utilizar sua pera portuguesa como ingrediente de um risotto italiano. A receita do Expert Marcelo Scofano é deliciosa e fácil de preparar. Confira:
Pera Asiática
A pera asiática, diferente das europeias, é pertencente à espécie Pyrus Pyrifolia, com características bem distintas das suas “parentes” europeias. Conhecida também como pera chinesa, pera nashi, maçã-pera ou pera japonesa, possui formato arredondado, textura rígida e granulada e uma alta taxa de água, não indicada para preparo de receitas doces, como geleias e compotas.
Assim como as demais espécies de pera, ela pode ser consumida in natura com casca e tudo, o que garante uma maior absorção dos seus nutrientes.
De casca amarronzada, a pera asiática é mais arredondada, parecida com uma maçã.
Benefícios das peras e curiosidades
A pera é uma fruta que fornece nutrientes importantes para a saúde, como ferro, vitamina C, além de muitas fibras alimentares. Tudo isso com poucas calorias: uma unidade média contém cerca de 55 kcal.
As fibras alimentares presentes na pera fresca, especialmente na casca, são importantes para o bom funcionamento do intestino. Ela também ajuda na regulação do aparelho digestivo e reduz o inchaço. Para consumir suas frutas com casca, não se esqueça de realizar a sanitização.
A pera é um alimento rico em fibras, vitaminas e ajuda a regular o intestino.
As peras são alimentos muito saudáveis para os bebês em fase de introdução alimentar. As mais macias como a Portuguesa ou Williams podem ser oferecidas raspadas, amassadas ou em pedaços. Também podem ser preparadas cozidas ou assadas, e sem adição de açúcar, como indica o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de dois anos.
Conservação e armazenamento
Uma informação importante para evitar o desperdício das suas peras é saber que elas são alimentos climatéricos, ou seja, amadurecem após colhidas, como tomate, ameixa, banana, maçã, abacate, manga, maracujá, mamão, etc. Já os alimentos não-climatéricos como abacaxi, morango, amora ou figo, não amadurecem depois de colhidos (fonte: Fórum Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas).
Para conservar na geladeira a fruta inteira, envolva a fruta em papel toalha para não perder a umidade. Depois de cortada, a pera é conhecida por escurecer rapidamente. Para evitar essa oxidação, pingue algumas umas gotas de limão e armazene na geladeira de forma hermética.
Para congelar a pera, descasque, tire as sementes e faça um cozimento em calda. Isso evitará que a fruta fique com seu sabor alterado após o descongelamento.
Pingar gotas de limão ajuda a evitar o escurecimento da polpa da pera.
Peça sua pera no hortifruti online
Deu vontade de comer uma pera fresquinha? Peça pelo hortifruti online Zona Sul!
Ao fazer seu pedido através do hortifruti online, tudo o de mais moderno é aplicado para que o seu pedido seja rápido e eficiente, mas sem substituir o cuidado dos colaboradores, que fazem a seleção, higienização e manipulação de cada legume, fruta ou verdura.
O Zona Sul se preocupa em garantir a qualidade dos produtos já no início de todo o processo, no recebimento dos insumos adquiridos dos seus fornecedores.