Elegante e versátil, o pistache pode ser o toque especial para os mais variados pratos ou aquele petisco especial em um bate-papo com os amigos. Perfeito em sobremesas, mas também na sua versão torrada e salgada, o pistache, com sua tonalidade esverdeada, faz parte do time das oleaginosas, repleto de benefícios para a saúde. Conheça mais sobre o pistache e aprenda receitas incríveis com os Experts e Chefs Zona Sul.
Aqui você vai ver:
O que é o pistache?
O pistache é uma oleaginosa assim como as amêndoas, nozes e castanhas. Nativo do Oriente Médio e consumido desde 7.000 a.C., o pistache, além de ajudar na sensação de saciedade, é rico em antioxidantes, fibras e minerais como magnésio, potássio, ferro e zinco. Comparado a outras oleaginosas, o pistache possui teor calórico mais baixo e também apresenta baixo índice glicêmico.
Consumido com moderação, o pistache auxilia na perda de peso, pois é rico em proteínas e tem poucas calorias, além de promover a saciedade.
O fruto, conhecido como pistache ou pistachio, é oriundo das árvores da família Anacardiaceae, do gênero Pistacea. Apesar de existirem diversas espécies, a Pistacia Vera é a árvore de pistache domesticada mais cultivada globalmente.
O fruto da árvore é o que dá origem ao que estamos acostumados a ver nas prateleiras dos supermercados, que é a semente do fruto seco e verde, que nada mais é do que uma amêndoa envolta por sua rígida casca.
O pistache é uma fruta que cresce na árvore Pistacia Vera, mas é consumido na forma de noz torrada, como os amendoins.
Os principais produtores globais de pistache são os Estados Unidos, com destaque para o estado da Califórnia, e o Irã. Juntos, os dois países respondem por aproximadamente 75% do mercado mundial (fonte: FAEC). Em terceiro lugar fica a Turquia, cuja sobremesa mais famosa, a Baklava, utiliza a oleaginosa como ingrediente.
O Brasil ainda não produz pistache, mas a Embrapa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), estuda transformar o estado do Ceará no primeiro produtor do país.
Pistache na gastronomia
O pistache possui um sabor versátil e pode ser consumido tanto torrado e salgado quanto em receitas doces. Além de ser um par perfeito para preparos com chocolate, confere sofisticação ao prato e dá origem a outras delícias nas quais ele é protagonista, como o sorvete ou o macaron de pistache, um dos tradicionais doces da pâtisserie francesa.
Na gastronomia oriental, por exemplo, o pistache aparece na tradicional Baklava, uma das sobremesas turcas mais conhecidas no mundo e na Halawa (ou Halva), um dos doces mais tradicionais do Oriente Médio. Já na Rússia, são servidos como aperitivos salgados, comumente acompanhados de cervejas.
A “Fistikli Baklava” (baklava de pistache) é o doce mais famoso da Turquia e tem um dia especial, comemorado em 17 de novembro.
Seu consumo torrado e salgado é popular enquanto petisco, dividindo espaço nas mesas de “tira-gosto” com amendoins e castanhas. Em pratos principais, ele pode ser o ingrediente elegante que você procurava para equilibrar os sabores.
Além da presença nos mais variados pratos, o pistache também é utilizado em coquetéis na forma de xaropes ou licor, como o italiano licor de pistache Polini.
O “ouro verde” da Sicília
Os pistaches também são muito utilizados na charcutaria, arte de fazer frios e embutidos, na qual os italianos se destacam, com seus salames e mortadelas com o ingrediente especial.
E é na Itália, na cidade de Bronte, localizada na região da Sicília, que são produzidos os pistaches de origem controlada Bronte DOP. Os frutos lá produzidos, conhecidos como o “ouro verde” da região, possuem um sabor único, tal como sua tonalidade e aroma, fatores explicados pelas condições geográficas, como o solo vulcânico local e as águas na nascente do Monte Etna.
Se você viajar à Sicília, é praticamente impossível não se deparar com o pistache utilizado na confecção de bolos, frios, tortas, biscoitos, entre outros.
O pistache de Bronte é considerado o melhor pistache do mundo.
Receitas com pistache
Deu vontade de colocar mais pistache no seu dia a dia? Então escolha sua receita preferida para fazer em casa com os Experts e Chefs Zona Sul. Confira:
Pesto a la Siciliana por David Eleutério
Se o pistache é o ouro verde da Sicília, então uma receita siciliana não ficaria de fora da lista de receitas!
Fazer seu pesto de pistache é muito simples e a dica do Chef Zona Sul David Eleutério é sempre completar com mais um pouco de azeite após consumir parte do molho, que deve ser armazenado preferencialmente em pote de vidro na geladeira.
Ingredientes
- 100 g de pistache
- 100 g tomate seco
- 2 maços de manjericão
- 4 dentes de alho
- 100 g queijo grana padano ralado
- 300 ml azeite extravirgem
- Quanto bastar de sal
Modo de preparo
- Passe o manjericão por água fervente (10 segundos) e depois coloque no gelo. Seque bem.
- Passe o pistache pela frigideira para torrar.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o queijo.
- Processe bem até ficar homogêneo, mas com pequenos pedaços.
- Retire do liquidificador e acerte o sal.
- Mantenha refrigerado.
Emulsão de chocolate com sorvete de pistache por Marcelo Scofano
O sorvete de pistache possui um sabor único que agrada os fãs de um paladar adocicado, mas não exagerado. Mas para dar um toque especial ao sorvete, o Expert Marcelo Scofano ensina a fazer uma calda com azeite extravirgem e chocolate que vai surpreender os seus sentidos.
Drink La Scelta di Adamo por Claudio Adriano
O coquetel La Scelta di Adamo é uma releitura do clássico Martini por Claudio Adriano, mixologista Zona Sul, utilizando licor de pistache italiano Pollini. A fruta triturada também é utilizado na decoração da taça, dando um sabor e charme a mais à sua apresentação.
Cheesecake Baklava por David Eleutério
Que tal preparar uma sobremesa inspirada no doce mais famoso da Turquia? Aprenda a fazer sua cheesecake baklava com o Chef Zona Sul David Eleutério.
Ingredientes para a cheesecake
- 1 unidade de massa Fillo Arosa
- 200g de manteiga
- 150g de castanha de caju picada
- 100g de pistache
- 100g de nozes
- 520g de açúcar
- 600g de cream cheese
- 400g de ovos
- 600g de creme de leite UHT
- 500g de creme de leite fresco
- 50g de limão siciliano (raspas)
Ingredientes para a calda de laranja
- 2 L de suco de laranja integral
- 400 g de açúcar
- 120 g de laranja
Modo de preparo da cheesecake
Preparo prévio: derreta a manteiga e divida em 50g e 120g. Reserve num processador, coloque as frutas secas assadas e 150g de açúcar e processe. Junte com 150g de manteiga derretida. Retire o suco e as raspas do limão. Num liquidificador coloque o cream cheese, os cremes de leite, 350 g açúcar, os ovos e o limão (suco e raspas). Bata até que fique um creme homogêneo.
Abra a massa filo e se for preciso corte no tamanho da forma. Passe manteiga na forma e coloque as massas de filo intercaladas com as 50 g de manteiga derretida. Coloque o recheio de frutas secas e aperte bem. Verta o creme e leve para assar em forno médio até que esteja assado no centro. Reserve. Quando frio sirva com a calda de laranja
Modo de preparo para a calda de laranja
Retire a casca da laranja deixando sem a parte branca. Corte em juliana e passe por duas águas ferventes. Coloque o suco e o açúcar para ferver. Deixe reduzir por 30 min. Junte as laranjas em juliana. Cozinhe mais 5 min, descarte a casca e reserve.
Onde comprar seu pistache
Apesar de não ser produzido em solo nacional, é muito fácil você encontrar o ingrediente no supermercado mais amado do Rio e ainda por cima o pistache Frutoro, marca exclusiva Zona Sul! Você pode comprar pelo site, app, WhatsApp ou visitar o Zona Sul mais perto de você.
Você ainda pode saborear o ingrediente em preparos exclusivos do Ateliê Doce Zona Sul, como a tartelette ganache ou éclair de pistache.
Deixe o seu dia mais verdinho e saboroso com os benefícios do pistache na sua alimentação.