Muito mais do que um condimento, o azeite acompanha a história da humanidade. O ouro líquido da gastronomia carrega consigo uma série de propriedades que proporcionam diferentes experiências aromáticas e gustativas e ainda é repleto de benefícios ao corpo. Mas sabia que a riqueza dos azeite está mais perto do que você imagina? O Brasil produz azeites extravirgens premium reconhecidos internacionalmente, facilmente encontrados no supermercado mais amado do Rio. Conheça mais sobre eles com o Expert Zona Sul Marcelo Scofano.

Aqui você vai ver:

O Ouro Líquido: qual o benefício de um azeite premium?

O principal parâmetro para a escolha de um azeite de qualidade não está na acidez, como muito se divulga erroneamente entre os apreciadores do condimento. O fator que mais importa é a data do seu envase. Quanto mais fresco, melhor.

As variedades mais cultivadas na olivicultura são as azeitonas Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Picual e Cotatina.

Entre as classificações de azeites, os azeites extravirgens são o sumo natural extraído das azeitonas selecionadas, sem nenhum tipo de refino industrial e com acidez inferior a 0,8%. É o puro sumo da fruta, com diversos benefícios para a saúde humana, uma vez que na natureza, a azeitona é a fruta que mais possui concentração de gorduras insaturadas, indicadas para o controle dos níveis de colesterol.

Já os extravirgens considerados premium são extraídos de azeitonas em um estágio de maturação criteriosamente selecionado, de acordo com as normas de cada produtor.

Como escolher o tipo do azeite, por Marcelo Scofano.

Produção de azeite no Brasil

O brasileiro adora comer azeite! Como reforça o Expert Marcelo Scofano, “azeite não se toma, mas se come”.

Cerca de 100 milhões de litros de azeite de oliva extravirgem são consumidos todo ano pelos brasileiros, o que colocou o país como o segundo maior consumidor mundial do produto, atrás apenas dos Estados Unidos , que atingem 300 milhões de litros (fonte: Governo do Estado do Rio Grande Sul).

azeite

O Brasil é o segundo maior consumidor de azeites do mundo!

Apesar de cerca de 95% do azeite mundial estar concentrado na região mediterrânea (com destaque para Espanha, Grécia e Itália), o Brasil produz sim azeites, com grande concentração no Rio Grande do Sul e em regiões serranas de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

15 anos de azeite brasileiro: em fevereiro de 2008 na cidade de Maria da Fé, sul de Minas Gerais, a 1.300 metros de altitude, nasceu o primeiro azeite oficialmente brasileiro.

Nessa última década, o conhecimento sobre a extração e produção cresceu e se desenvolveu. Em 2019, por exemplo, a produção nacional chegou a 220 toneladas, o que corresponde a apenas 0,3% do consumo interno. Sua qualidade tem surpreendido os especialistas do mundo todo. A prova, aliás, é que o Brasil já acumula centenas de prêmios internacionais.

O ranking mundial de azeites EVOOWR 2022 mostra que o Brasil conquistou 133 medalhas para 64 marcas distintas. O mais premiado, com 8 medalhas, foi o Prosperato Premium. Além dele, azeites como Sabiá, Verde Louro e Orfeu foram premiados. Todos esses você encontra no supermercado mais amado do Rio.

E se você prestou atenção direitinho no critério de qualidade de um bom azeite (quanto mais fresco, melhor), pode-se concluir que é muito mais garantido obter um azeite premium ultrafresco diretamente produzido no país, do envase para as gôndolas, sem perda de tempo com importações.

Por isso, se você procura um azeite premium nacional para realçar o sabor dos seus preparos, fique atento à data das safras no hemisfério sul, que acontecem de agosto a setembro. Já no hemisfério norte acontecem entre fevereiro e março.

Azeites brasileiros premium selecionados

Para garantir qualidade, sabor e muito frescor na sua mesa, o Expert Marcelo Scofano selecionou marcas brasileiras que se destacam na olivicultura e produzem um verdadeiro ouro líquido para realçar os seus preparos culinários. Conheça mais sobre elas:

Sabiá

Produzido desde 2018 em Santo Antônio do Pinhal, na Mantiqueira paulista, o azeite Sabiá recebeu recentemente um dos mais importantes prêmios conferidos pela Espanha, posicionando-se entre os dez melhores do mundo no Evooleum, um prestigiado guia internacional de azeites, além de fazer parte do ranking entre os melhores do mundo segundo a EVOOWR.

O Zona Sul oferece com exclusividade 3 monovarietais Sabiá: arbequina, arbosana e koroneiki, além do blend especial.

“Com apenas três safras, vencemos mais de 40 prêmios internacionais, entrando na lista dos melhores azeites do mundo.”

Azeites Sabiá

Sabiá Blend Especial

Feito por quatro tipos de azeitonas (arbequina, koroneiki, arbosana e coratina), o Blend Especial é um azeite de alta complexidade, com intensidade que lembra a koroneiki e a coratina, reunindo um buquê de aromas com toques de amêndoas, folha de tomate, alcachofra, ervas aromáticas, frutas tropicais e um toque final mais herbáceo, que lembra grama verde cortada.

Harmoniza bem com massas, sopas de legumes, frutos do mar, peixes, como salmão e bacalhau, e carnes.

Verde Louro

É na Fazenda Mato Grande, na cidade de Canguçu / RS que há anos crescem sob o sol dos pampas, oliveiras de um tipo especial, que se adaptaram com perfeição ao clima do sul do Brasil. Nesse lugar exclusivo e envolto por toda uma atmosfera de cuidado e atenção, que se produz um azeite de oliva extravirgem 100% brasileiro com a qualidade dos melhores azeites do mundo.

No Zona Sul você encontra os azeites premium Verde Louro Arbosana, Arbequina e Koroneiki. Veja como combinar cada um deles:

  • Verde Louro Koroneiki: harmoniza com saladas de folhas amargas, tomates, queijos curados, legumes e carnes vermelhas grelhadas. Realçará o sabor de pizzas, massas, risotos, embutidos, defumados e pratos condimentados.
  • Verde Louro Arbosana: saladas de folhas, tomates e queijos frescos e semicurados, harmonizará com legumes e aves grelhadas, emprestará novos sabores peixes na brasa, arrozes, massas, frutas, sorvetes e doces acompanhados de queijo.
  • Verde Louro Arbequina: realça o sabor das saladas de folhas, tomates, queijos frescos, legumes cozidos ou grelhados, emprestará novos sabores e harmonizará com ensopados, carnes brancas, massas, frutas e sorvetes.

Olivas do Sul

A fabricante Olivas do Sul iniciou suas atividades em 2006 na cidade de Cachoeira do Sul (RS), com a implantação de um pomar de 12 hectares com mudas de procedência espanhola. Anos depois, a empresa foi reconhecida como o primeiro azeite extravirgem comercializado no Brasil e, em 2011, o primeiro a constar no Flos Olei – catálogo que reúne os melhores 500 azeites do mundo.

“Nossos pomares carregam a beleza de oliveiras centenárias que formam a “Alameda das Centenárias” da propriedade Pátio das Oliveiras, em Cachoeira do Sul.”

Olivas do Sul

Orfeu

Se você conhece a Orfeu na produção de cafés, sabe que a marca já é reconhecida e tradicional na produção de cafés, com diferentes blends e versões em cápsula.

Com a mesma qualidade obtida na produção dos cafés, a Orfeu se destaca na produção de azeites, extraídos das oliveiras plantadas na Fazenda Rainha, localizada entre o sul de Minas e o Vale da Grama, próximo à cidade de Poços de Caldas – Minas Gerais. Na plantação, são cultivadas as espécies Arbequina, Arbosana, Grappolo, Picual, Coratina, Frantoio e Koroneiki.

Com azeites já premiados pelo mundo todo, a Orfeu continua surpreendendo com monovarietais e blends, como o selecionado pelo Expert Marcelo Scofano a seguir:

Orfeu Blend especial

Elaborado com as variedades Koroneiki, Arbequina, Grappolo, Coratina e Picual, surpreende por ser um azeite extravirgem de alta complexidade, com alta picância e amargor, recebendo 94 pontos na análise sensorial. Ideal para acompanhar torradas, bacalhau e carnes grelhadas.

Leda

Produzido nas serras altas da Mantiqueira, região do sul de Minas Gerais, o azeite Leda é reconhecido com medalhas de ouro em concursos internacionais em Israel e na França. Na região, o plantio das oliveiras sobrevive às quatro estações do ano, cujo clima extremamente frio das montanhas torna o sabor dos frutos frescos marcantes de aroma intenso.

O diferencial do azeite Leda é resultado do alto padrão de qualidade determinado desde a escolha do lugar de plantio até às mais rigorosas técnicas de elaboração do azeite, feita por profissionais habilitados que seguem rigorosos processos de higiene e manipulação do alimento.

Receita de Bolo de azeite Leda

Que tal aprender uma receita italiana com o azeite mineiro Leda? Confira o passo a passo da receita publicada no site oficial da marca.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 125g de açúcar
  • Raspa de 1 limão
  • 6 colheres de sopa de vinho 
  • 6 colheres de sopa de leite
  • 175 ml de Azeite Leda
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 170g de farinha de trigo
  • Sal

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC;
  2. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura pálida e esponjosa;
  3. Adicione a raspa do limão, sal, o vinho, o leite e o azeite;
  4. Misture o fermento com a farinha, adicione à mistura anterior e misture bem;
  5. Unte uma forma de orifício com azeite, coloque a massa e leve ao forno por cerca de 40 minutos;
  6. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar totalmente antes de servir.

Prosperato

A elaboração dos azeites Prosperato é feita no município de Caçapava do Sul/RS, região da Campanha Gaúcha, Brasil. Com reconhecimentos nacionais e internacionais, a Prosperato foi reconhecida pela EVOOWR 2022 como vencedora na categoria “Melhor Azeite de Oliva Extra Virgem do Brasil” (Prosperato Premium). Além disso, a marca entrou para o guia de azeites selecionados Flos Olei 2023 e foi premiada em concursos na Argentina, Israel, Grécia, Itália e muito mais.

“Em pouco menos de 1 hora após a chegada das frutas, nosso azeite de oliva já pode ser envasilhado e levado ao consumidor da maneira mais rápida possível.”

Azeites Prosperato

​Conheça os azeites Prosperato premium selecionados pelo Expert para você:​

  • Prosperato Premium: Blend das variedades Arbequina e Arbosana com aroma de frutado maduro, com amargo e picante de leve intensidade. Sabor de frutas tropicais, com predominância de banana, maçã e especiarias. Boa harmonização com pratos mais leves, onde o azeite apenas realçará o sabor do alimento.
  • Prosperato Exclusivo Koroneiki: aroma de frutado verde e herbáceo, bastante complexo, com amargo e picante de maior intensidade. Sabor amendoado, lembrando nozes e frutas secas. Boa harmonização com pratos mais temperados, onde o azeite mudará bastante o sabor do alimento.

Você sabia que o azeite combina com sobremesas? Veja como combinar seu Prosperato com uma receita de mousse de chocolate do Expert Marcelo Scofano:

Mousse de chocolate com azeite extravirgem por Marcelo Scofano.

Receitas para azeitar

Para você azeitar ainda mais os seus preparos culinários, a dica é baixar gratuitamente o e-book Receitas para Azeitar, com pratos especiais do Expert Marcelo Scofano para você aproveitar ao máximo as qualidades desse condimento que carrega sabor e história em sua composição.

E para conhecer ainda mais sobre o azeitado mundo da gastronomia, fique por dentro das dicas: