O licor está presente entre nós desde a Antiguidade. Originalmente criado com fins medicinais a partir da mistura com ervas, raízes e especiarias, seu caráter alcoólico e adocicado acabou fazendo da bebida uma aliada da gastronomia, seja como um momento de prazer servido após as refeições em pequenas doses, seja como ingrediente. Hoje em dia, o licor está presente nas mais variadas receitas doces, salgadas e no universo da coquetelaria. Separe sua tacinha e aprenda mais sobre os licores.

Aqui você vai ver:

O que é o licor?

Associados à medicina, a poderes mágicos, afrodisíacos e a fórmulas secretas das bruxas, o licor acompanha a humanidade desde muito tempo. Com registros desde o Egito Antigo, foi na Idade Média que a produção de licores ganhou grande fama, pois diversas receitas de fins terapêuticos eram elaboradas nos monastérios, onde nasceu inclusive a receita do famoso Bénédictine Liqueur , criada no ano de 1510 pelo monge beneditino Don Bernardo Vincelli.

Licor vem latim “liquor”, que quer dizer “líquido”.

De acordo com o Decreto nº 6.871/2009 art. 67 da legislação brasileira, o licor “é a bebida alcoólica por mistura com graduação alcoólica de 15 a 54%, em v/v, a 20°C, com percentual de açúcar superior a 30 g/L”. De forma simples, o licor é composto por água, álcool, açúcar e um princípio aromático, que pode ser extraído de frutas, flores, folhas, cascas, raízes, sementes ou essências industriais.

Existem diversas variedades de licores com sabores e percentual de açúcares distintos. Para facilitar a compreensão do consumidor, a denominação do licor deverá obedecer à seguinte ordem: licor, seguida da classificação quanto ao
teor de açúcar, seguida do nome da matéria-prima utilizada. Exemplo: “licor creme de cassis.”

Licores combinam com sobremesa. Não por acaso são muito utilizados em recheios de bombons.

A classificação quanto ao teor de açúcar de um licor se divide em:

  • Seco: mais que 30 e igual ou menos que 100 g de açúcar por litro de bebida;
  • Fino ou doce: mais que 100 e menos ou igual a 350 g por litro;
  • Creme: mais de 350g/L.
Classificação de licores de acordo com a quantidade de açúcar por litro. Infográfico Zona Sul.

Diferentemente da classificação dos vinhos e espumantes, o licor não é classificado como rosé, branco, tinto, suave, demi-sec, entre outros. Ele pode ser classificado de acordo com as substâncias aromatizantes, como herbais, de frutos, de especiarias, cremosos ou lácteos, entre outros.

Qual a taça certa para o licor

Não existe um modelo específico para servir o licor. Pode ser em um cálice ou em um copo estiloso. Porém, uma característica existe em comum a todos os recipientes: devem ser pequenos pois como o licor é bem alcoólico, o ideal é degustá-lo em pequenas doses, cerca de 50 mL.

Se você é um admirador do mundo dos vinhos e notou alguma semelhança entre a taça de licor e a recomendada para beber seu vinho do Porto, não é mera coincidência. Afinal, o vinho do Porto é considerado um vinho licoroso, de alto teor alcoólico, que deve ser apreciado em pequenos goles e costuma harmonizar muito bem com sobremesas.

O vinho do Porto é considerado um vinho de sobremesa fortificado e licoroso devido ao seu alto teor alcoólico.

Para saber mais qual a taça ideal para servir sua bebida, atente-se às dicas do Expert Dionísio Chaves.

Licores internacionais famosos

É possível fabricar licores artesanalmente e não é raro encontrar licores dos mais variados em viagens pelas cidades do Brasil. Delícias como licor de milho, licor de jabuticaba e até mesmo de açaí são delícias oriundas da criatividade brasileira.

Um licor pode ser uma ótima opção para presentear alguém especial.

Entretanto, se você quiser ir além das fronteiras e conhecer alguns dos rótulos importados mais famosos, estão nomes como o africano Amarula, o irlandês Baileys, o espanhol Licor 43, o francês Cointreau, o alemão Jägermeister, o italiano Frangelico, entre outros. Basta pedir o seu no supermercado mais amado do Rio.

Receitas com licor

Os licores, assim como os vinhos, cafés ou cervejas, podem ser ingredientes de receitas incríveis de sobremesas e pratos salgados também. Prova disso é a receita de Magret de Pato com molho de licor e laranja da Chef Zona Sul Beth de Sá descrita a seguir.

Confira algumas ideias para tirar o seu licor do cálice e colocá-lo no prato.

Magret de pato com molho de Cointreau por Beth de Sá

O molho que a Chef Zona Sul Beth de Sá ensina a preparar com o licor Cointreau fica perfeito com pato, mas também com frango e suínos. Confira:

Ingredientes

  • Peito de pato congelado (cerca de 500g)
  • Licor Cointreau
  • 2 laranjas Bahia
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Faça cortes transversais como “um jogo da velha” somente na pele do peito do pato, sem rompê-la.
  2. Tempere somente com sal e pimenta e leve na frigideira bem quente. Sele 3 minutos de cada lado. O magret deve ser mal passado.
  3. Reserve a carne e faça o molho.
  4. Leve o suco de laranja na panela e deixe aquecer. Quando entrar em ebulição adicione 2 cálices de Cointreau. Adicione em seguida 1 colher de amido de milho diluído no suco de laranja e deixe levemente engrossar no fogo.
  5. Jogue o molho sobre o magret fatiado e finalize com raspas de laranja Bahia.

Creme Zabaione por Marcelo Scofano

Para apreciar uma receita 100% italiana com o Expert Marcelo Scofano, a dica é preparar um creme Zabaione utilizando o licor Frangelico no lugar do vinho na receita abaixo.

Creme Zabaione por Marcelo Scofano.

Affogato Baileys por Paulo Tassinari

Para aproveitar a sobremesa com licor irlandês Baileys, sorvete Gelad e o toque do café Me Bebe, o Expert Paulo Tassinari ensina a preparar uma experiência sensorial que vai além da sobremesa: um affogato.

Gâteau fondant de Chocolate e Morangos

Para quem é do time da confeitaria, o Chef Zona Sul David Eleutério ensina a preparar um gâteau com chocolates e morangos. A receita fez parte de uma das aulas do Chef para a Estação Sabores Zona Sul. Aproveite!

Ingredientes

  • 8 ovos
  • 200 g de açúcar refinado
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 400 g de creme de leite fresco
  • 400 g de amido de milho
  • 400 g de cacau em pó
  • 50 mL de Licor Grand Marnier (ou similar)
  • Manteiga e açúcar para untar a forma

Decoração

  • 500 mL de creme de leite fresco
  • 100 g de açúcar refinado
  • 2 caixas de morangos
  • 50 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

  1. Unte a forma com a manteiga e leve à refrigeração (se achar mais conveniente use papel manteiga no fundo da forma);
  2. Separe a gema da clara e deixe fora da refrigeração e destampada;
  3. Numa panela coloque o creme de leite fresco, o cacau e o amido e leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar, junte o chocolate picado e o licor. Mexa até que esteja homogêneo;
  4. Retire do fogo, junte as gemas e reserve;
  5. Numa batedeira coloque as claras e bata a meio ponto, junte o açúcar refinado e continue batendo até que esteja em ponto de bicos;
  6. Junte metade do merengue no creme de chocolate e misture vigorosamente. Em seguida, junte o merengue restante e mexa delicadamente;
  7. Unte novamente a forma com a manteiga e passe o açúcar. Complete a forma com a massa;
  8. Leve para assar em forno preaquecido. Quando estiver assado retire do forno e deixe esfriar;
  9. Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly;
  10. Coloque o chantilly no meio da torta e decore com os morangos. Salpique com o açúcar e mantenha refrigerado.

Drinks com licor

Por ser uma bebida com um alto teor alcoólico, os drinks com licores geralmente são perfeitos para o inverno, ainda mais em receitas com presença de ingredientes mais tostados ou maltados, como café ou chocolate. Diversas delas você encontra no e-book Drinks de Inverno Zona Sul, entre clássicos e coquetéis autorais disponíveis para consumo no Bar do Rio.

Entretanto, nem só as bebidas de inverno são feitas com o uso de licores. Afinal, com tantas opções dessa bebida versátil, incluindo as versões mais cítricas e herbais, fica fácil pensar em coquetéis refrescantes e delicados, como o Kir Royal, que se mistura ao perlage dos espumantes ou no Limoncello que dá origem a um delicioso clericot.

Aprenda a prepará-los a seguir.

Coffee do Barão

Umas das receitas de drinks de inverno que você pode preparar com o uso de licor é o drink autoral Bar do Rio chamado Coffee do Barão. Para fazer o seu é muito fácil. Aperte o play:

@zonasulsupermercado Que tal um drink exclusivo do Bar do Rio para se despedir dos dias de inverno? Venha provar! #Gastronomia #Drink #Café #SaboresDoBrasil #ZonaSulTáOn ♬ r&b loop – Official Sound Studio

Kir Royal

Atemporal e elegante, uma das receitas clássicas de drinks com licor e Champagne é o Kir Royal, classificado como Clássico Contemporâneo pela IBA (Associação Internacional de Bartenders). Um aperitivo francês com o toque de frutas vermelhas que você também pode pedir no Bar do Rio.

Ingredientes

  • 90 mL de Espumante Gelado
  • 1 Cereja em conserva
  • 8 mL de Licor / Creme de Cassis

Modo de preparo

Para as cerejas em conserva, adicione a cereja in natura e a vodca em um recipiente de vidro com tampa até cobrir as cerejas.

Para a bebida, em uma taça flûte previamente gelada, adicione o creme de cassis. Em seguida, complete com o espumante gelado. Decore com uma cereja em conserva ou in natura no fundo da taça.

Limoncello Clericot

O Clericot é uma daquelas bebidas perfeitas para servir em uma festa, pois pode ser preparada em uma jarra com muito gelo, disponível para todos se servirem.

O mixologista Zona Sul Claudio Adriano coloca um toque cítrico especial na sua receita de clericot utilizando o licor Limoncello, uma bebida tipicamente italiana.

Limoncello Clericot por Claudio Adriano

Escolha de Adão (La scelta di Adamo)

O drink preparado por Claudio Adriano tem um quê italiano e utiliza o charme do licor de pistache para a criação de um coquetel único e tentador.

Ingredientes

Modo de preparo
Bata os ingredientes e sirva em uma taça Coupe (ou Coupette). Para decorar, utilize pistache picado e folha de manjericão.

Onde comprar seu licor

Por fim, para comprar o seu licor de qualidade e ainda escolher os melhores ingredientes para fazer uma receita utilizando a bebida, o melhor lugar para isso é o seu supermercado carioca de coração. No Zona Sul você pode fazer seu pedido pelo site, app ou WhatsApp e ainda visitar uma das 45 lojas disponíveis para você no Rio e em Angra!

E mais: se você estiver “dando uma passadinha” em uma das lojas com Bar do Rio, aproveite para fazer seu happy hour com drinks exclusivos. Mas nada de beber e digirir: aprecie com moderação!