O Pirarucu é o peixe da vez na gastronomia nacional. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o peixe, que pode atingir até 3 metros de comprimento, tem sabor suave, característicos de peixes de água doce e tem conquistado o coração dos chefs, não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo.
E não é somente na mesa que o gigante da Amazônia mostra seu impacto. O manejo sustentável, feito por comunidades indígenas e ribeirinhas, vem contribuindo para preservar a espécie. Além disso, garante a preservação da floresta e, também, o desenvolvimento econômico e social da região. Saiba mais neste post.
Pirarucu e seus apelidos: “bacalhau brasileiro” ou “gigante da Amazônia”. O peixe da vez na gastronomia nacional.
O consumo do pirarucu obtido através do manejo sustentável garante que o mesmo não está sendo feito de forma indiscriminada. Aliás, cerca de 70% das vendas nas Peixarias Zona Sul são de produtos de origem sustentável e de empresas que zelam pelo meio ambiente. Incluindo, claro, o pirarucu.
Mais sabor nas suas receitas
Para mostrar a versatilidade deste peixe que tem o sabor do Brasil, Experts e chefs criaram receitas que você pode reproduzir em casa. Escolha a sua preferida!
Moqueca de pirarucu
O pirarucu é um peixe brasileiro que combina perfeitamente com um prato tipicamente nacional: a moqueca! Experimente preparar essa moqueca de pirarucu do Expert Marcelo Scofano e encontre mais receitas com os sabores do Brasil baixando gratuitamente o e-book.
Ingredientes
- 1 cebola média cortada em tiras
- 500 g de palmito de pupunha cortado em rodelas
- Lombo de pirarucu
- 1 pimentão verde médio ou meia unidade cortado em tiras
- 1 pimentão amarelo médio ou meia unidade cortado em tiras
- 1 pimentão vermelho médio ou meia unidade cortado em tiras
- 3 tomates italianos cortados em tiras
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem clássico
- 4 colheres de sopa de azeite extravirgem de frutado médio para finalizar
- 1/2 colher de sopa de azeite de dendê (opcional)
- 2 dentes de alho
- 200 mL de leite de coco
- 1 limão siciliano
- 1/2 maço de coentro picado (opcional)
- 1 pimenta-dedo-de-moça picada
- 400g de arroz branco
- 1/2 maço de capim-limão
Modo de preparo
- Em uma panela grande, adicione 1,5 L de água e infusione o capim-limão, fazendo um chá. Faça o arroz no chá do capim-limão e acrescente raspas de limão siciliano. Misture e reserve.
- Corte a cebola em tiras e as refogue no azeite de dendê misturado ao azeite extravirgem clássico em uma panela grande.
- Adicione aos poucos os pimentões e a pimenta e deixe refogar por alguns minutos. Acerte o sal.
- Em seguida, acrescente os lombos de pirarucu. Coloque o leite de coco por cima do peixe, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
- Acrescente os tomates por cima, corrija o tempero e deixe cozinhar por mais 5 ou 10 minutos com cuidado para não grudar no fundo da panela.
- Apague o fogo, adicione o coentro se desejar e sirva com arroz cítrico. Finalize com um fio do azeite de frutado médio.
Arroz preto com pirarucu e tucupi
O Expert Zona Sul Marcelo Scofano traz uma receita que é a cara da nossa culinária, com ingredientes típicos da nossa terra. Confira:
Bifum com pirarucu
O Expert em peixes e frutos do mar Carlos Ohata traz uma receita de Bifum, legumes e shitake com pirarucu e camarão que vai fazer você se apaixonar.
Pirarucu com caju
Pirarucu não combina com caju só na sonoridade das palavras, mas são um casal perfeito na culinária. Na receita de pirarucu do gestor gastronômico David Eleutério, você vai conhecer 3 faces diferentes do caju: crosta, vinagrete e tartar. Se você gosta muito de caju, clique aqui e conheça mais deste pseudofruto brasileiríssimo.
No caju, o fruto propriamente dito é a castanha, enquanto o seu pedúnculo floral é capaz de perfumar um ambiente inteiro com o seu aroma. Além desta receita do chef David, você pode aprender mais receitas com caju aqui.
O pirarucu é a cara do Brasil. Conheça mais sobre este incrível e gigante peixe aqui no Gastronomia Carioca e fique de olho nas nossas dicas no @zonasulpermercado.