A tilápia conquistou o paladar do mundo. Não é por acaso que é o segundo peixe mais consumido do planeta. Cada vez mais presente na mesa dos cariocas, este peixe de água doce é facilmente encontrado nos menus dos restaurantes. Mas sabia que existe uma forma inovadora de criação de tilápias, utilizando a água do mar? E o melhor, mais sustentável, que pode deixar seu peixe com muito mais sabor?

Venha entender mais sobre o mundo das tilápias e descubra como gastronomia e natureza podem andar (ou nadar) juntas.

Aumento na produção e consumo

Sabia que a produção mundial de tilápia superou 6,2 milhões de toneladas em 2020? É o que aponta o levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), e mostra que a espécie é a mais importante da piscicultura brasileira. O peixe também teve aumento representativo no consumo.

Os incontáveis benefícios da tilápia

Equilíbrio é a palavra que define a tilápia! Sem cheiro forte, sabor agradável e cheia de nutrientes, vitaminas e minerais, como ferro, fósforo e selênio, a tilápia merece todo o sucesso que faz.

A nutricionista Patrícia Davidson compartilha no nosso podcast os benefícios do consumo de peixes para a saúde.

Foto: divulgação

De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson, a tilápia melhora a digestão, previne doenças como anemia e é excelente para gestantes.

Boa para uma dieta mais leve

Além disso, pra quem quer cuidar do peso, uma ótima notícia: pouco calórica e com baixo teor de gordura, sem contar no fato de ser rica em proteínas, ela garante saciedade e torna qualquer dieta mais leve e deliciosa!

Falando em dietas, confira o projeto Emagrecida e sua missão de tornar dietas mais gostosas e fora da caixinha. Ouça também o podcast a seguir e conheça todos os benefícios da tilápia e também de outros peixes na sua alimentação.

Podcast Gastronomia Carioca: bem estar.

Uma forma inovadora de criação de tilápias

Um bom conhecedor de peixe sabe: tilápia é peixe de água doce. Mas e se a gente te contar que as tilápias Mangaratiba utilizam uma técnica inovadora de criação com água salgada, que além de realçar o sabor do peixe, também é sustentável?

De onde veio a ideia

A ideia de criar tilápia começou em uma propriedade com muita água obtida diretamente de uma reserva chamada Cunhambebe. A água do local é especial, pura, de ótima qualidade. Desse modo, os peixes que dali nasceriam, consequentemente, carregariam todos esses benefícios.

E foi aí que surgiu outra ideia maravilhosa: devido ao fato de a propriedade estar colada ao mar, os produtores decidiram usar também água salgada no cultivo.

A água salgada começa a fazer um processo de osmose no peixe, o que gera uma proteção natural contra parasitas.

Isso porque a água salgada começa a fazer um processo de osmose no peixe, o que gera uma proteção natural contra parasitas, evitando que o peixe fique doente e que seja necessário o uso de probióticos. Enfim, é a simbiose perfeita da natureza!

E nem só na qualidade da carne essa mistura gerou frutos: esses nutrientes da água do mar dão um gostinho muito saboroso no filé da tilápia Mangaratiba. Quem já provou sabe e não abre mão!

Aquoponia

Sustentabilidade é inegavelmente um pilar das tilápias Mangaratiba. Nesse processo de utilização da água do mar, reutiliza-se a água dos tanques dos peixes para regar uma “horta” de microfolhas, que servem, portanto, como um filtro de limpeza de água.

As 18 espécies de microfolhas mantidas graças à criação tilápias Mangaratiba se desenvolvem devido ao material orgânico que vem do tanque de peixes. Por causa do seu processo de filtragem natural, o broto absorve da água todos os nutrientes.

O broto limpa a água, que por sua vez volta para o tanque limpa! A aquoponia é um ciclo simbiótico.

Aquoponia ilustrada. Por Zona Sul.

Graças a esse processo sustentável, o desperdício diminui muito, pois apenas 5% da água que seria usada no processo tradicional é utilizada.

Aquoponia = aquicultura (criação de organismos aquáticos) + parte hidropônica (cultivo de plantas)

De onde vem

Por fim, agora que você já conhece o processo sustentável da aquoponia e os benefícios da tilápia, dê o play no vídeo abaixo e descubra de onde vêm as tilápias Mangaratiba.

De onde vêm: tilápias Mangaratiba

Que tal consumir mais alimentos que fazem bem para você e para a natureza? É gostoso para o paladar e para a consciência ambiental! Aproveite para conhecer mais sobre produtos orgânicos.