Não é o carro do ovo que está passando na sua rua, mas é uma super dica sobre como saber escolher os ovos certos para sua alimentação. Há diversos tipos de ovos diferentes e todos eles você encontra no supermercado mais amado do Rio. Conheça as diferenças entre os tipos de ovos e aproveite o melhor de cada tipo na cozinha.

Aqui você vai ver:

O ovo na alimentação

O ovo é um dos alimentos mais completos para a saúde, pois contém quase todos os nutrientes essenciais. É uma fonte de proteínas de alta qualidade, minerais (ferro, fósforo, zinco, potássio, selênio e manganês), vitaminas A, D, E e do complexo B. Suas proteínas são formadas por aminoácidos que não são produzidos no nosso organismo e que precisam ser obtidos por meio da alimentação.

E o melhor de tudo isso é que, além de poderoso para a saúde, o ovo é uma delícia cozido, frito ou como ingrediente de uma infinidade de receitas do nosso dia a dia.

Um ingrediente presente nas mais diferentes culturas pelo mundo, o ovo faz parte do cardápio também dos ovovegetarianos, que excluem alimentos de origem animal, mas consomem ovos e derivados.

Escolhendo os ovos com propriedade

Para aproveitar o melhor desse poderoso alimento no seu dia a dia, nada melhor do que saber como comprá-lo e quais as diferenças de escolher um ovo orgânico para um ovo caipira, um de casca escura para um ovo branco. Prepare-se para compartilhar essas dicas com quem merece compartilhar uma omelete com você.

A cor faz diferença?

É muito comum encontrar nos supermercados ovos brancos e vermelhos. Muita gente acha que os ovos vermelhos são do tipo caipira enquanto os branco possuem qualidade inferior, mas isso é puro mito. A cor da casca do ovo está associada à genética das galinhas poedeiras.

As galinhas destinadas exclusivamente à produção de ovos são chamadas galinhas poedeiras.

De acordo com publicação da Embrapa, a cor da casca do ovo não define nenhuma diferença do ponto de vista nutricional e ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais; não tendo nada
a ver com a alimentação que a galinha consome – a dieta da ave só influencia a coloração da gema.

Já quanto à cor das gemas, a alimentação das aves é um fator determinante, já que gemas mais escuras refletem que a galinha se alimentou de uma ração com mais xantofilas na composição, que são substâncias que impactam somente na coloração da gema e não no valor nutricional; a proteína e a gordura dos ovos são as mesmas (fonte: Secretaria da Agricultura RS /DDPA – Departamento de Diagnóstica e Pesquisa Agropecuária).

Produção industrial, orgânicos ou de galinhas livres?

Os ovos industriais são produzidos por galinhas criadas em sistemas convencionais, com alojamento em gaiola e ração balanceada. Ovos produzidos nesse tipo de sistema são conhecidos como ovos de granja.

No entanto, há um outro sistema baseado em galinhas criadas livres, com pastagem e espaço para se movimentarem, sem uso de gaiolas. Os ovos de galinhas livres são conhecidos como ovos caipiras.

Escolher ovos de galinhas criadas livres é uma forma de apoiar práticas mais éticas e sustentáveis.

Por lei, os ovos caipiras devem ser oriundos de galinhas cuja alimentação seja de origem vegetal, sem aditivos de pigmentação para a gema e também não devem tomar remédios ou antibióticos. O que separa um ovo caipira de um ovo orgânico é o fato de que para a obtenção do selo orgânico, a alimentação  da galinha deve ser 100% orgânica, sem agrotóxicos e fertilizantes. Nesse caso, as galinhas também devem ser criadas sem o uso de pesticidas, antibióticos ou hormônios.

Ovos enriquecidos

Os ovos enriquecidos (ou vitaminados) são aqueles que oferecem mais vitaminas e benefícios à saúde do consumidor. Isso porque as aves recebem ração enriquecida com vitamina E, selênio, ômega-3, entre outros. A nutrição enriquecida não causa qualquer prejuízo à ave, mas resulta em ovos mais nutritivos.

Classificação quanto ao peso

Os ovos para o consumo são classificados também por tamanho e peso. De acordo com a Portaria SDA nº 747, de 6 de fevereiro de 2023, aprovada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, a padronização de nomes por peso acontece da seguinte forma:

  • Jumbo: peso mínimo de 68 g por unidade
  • Extra: peso entre 58 g e 67,99 g por unidade
  • Grande: peso entre 48 g e 57,99 g por unidade
  • Pequeno: peso menor que 47,99 g por unidade

A legislação também define que os ovos de categoria A são ovos em natureza ou não submetidos a tratamento térmico., enquanto os de categoria B são denominados ovos de tipo industrial.

Receitas com ovos

Alguns pratos com ovos são símbolos da gastronomia de diferentes países. Um exemplo são os doces portugueses, famosos pelo uso das gemas como ingredientes. Outro exemplo é a shakshuka no Oriente Médio. E para quem acha que lugar de ovo é no prato, é bom lembrar que a espuma de diversos drinks pode ser feita com clara de ovo, como no caso do Moscow Mule.

A verdade é que não é preciso ir muito longe para encontrar receitas feitas com ovos. Em algum momento do seu dia você vai esbarrar nelas: seja no bolo do seu café da manhã, no macarrão do almoço, na mousse da sobremesa ou em um gostoso folhado para o jantar. Os ovos estão do pódio aos bastidores da gastronomia.

Para ficar por dentro de diversas receitas feitas com ovos, anote as dicas: