Para qualquer amante e conhecedor de vinhos, a Itália é um local imperdível. Afinal, além de sua rica gastronomia e cultura, o país europeu é o berço de vários dos mais conceituados vinhos do mundo. Realmente, não é por acaso que os gregos, na antiguidade, chamavam o país de Enotria Tellus, ou “terra do vinho”.

E no centro da Itália, na belíssima região da Toscana, fica Chianti, um lugar encantador e bucólico cheio de colinas cobertas de vinhas. Nesse paradisíaco local, nascem os vinhos Piccini Geografico, famosos por sua qualidade, tradição e autenticidade.

O Expert Dionísio Chaves selecionou para este post uma série de rótulos para você harmonizar com os seus melhores momentos. Afinal, a gastronomia nos conecta. Boa degustação!

Dionísio Chaves faz a seleção de vinhos Geografico para suas melhores harmonizações gastronômicas.

Toscana

Antes de mais nada, podemos dizer que a Toscana, região onde fica Chianti, é um dos melhores locais para produção de vinhos da Europa. Além de ser um dos principais cartões postais da Itália, na Toscana encontra-se o perfeito equilíbrio das condições do solo e clima, tornando o local propício à plantação de uvas. Tanto que praticamente todo o território é coberto por vinhedos, incluindo as partes montanhosas.

Toscana: um verdadeiro paraíso para a produção de vinhos.

E Chianti, um dos lugares mais charmosos da Toscana, é destino obrigatório para quem vai à região para curtir o sossego e degustar vinhos de vários tipos. Além de ser a região vinícola mais bela da Toscana, no local há vários castelos e pequenas cidades medievais. Entre os mais belos lugares de Chanti, há a cidade de San Gimignano, Patrimônio Mundial da Unesco.

A cooperativa Geografico

Tudo começou em 1961, quando 17 agricultores juntaram suas forças e conhecimentos com o objetivo de valorizar o rico patrimônio vinícola da região da Toscana. Assim, tendo as lindas colinas de Chianti como pano de fundo, nasceu a cooperativa Agricoltori del Chianti Geografico com o objetivo de defender a imensa herança vinícola do local. Hoje, a companhai faz parte do grupo Piccini, que mantém as mesmas tradições produtivas, agregando valor e mantendo a história.

A Piccini Geografico, então, propõe vinhos que preservam a verdadeira essência do Chianti, contando através de cada gole a autenticidade destas colinas. Além disso, cada membro produz individualmente seus vinhos, garantindo a tipicidade de cada produtor. Ademais, os vinhos são produzidos da maneira tradicional, com pouca intervenção no processo de vinificação.


Vinhos Piccini Geografico para degustar

Agora, vamos falar do sabor de um verdadeiro vinho Geografico? Confira os rótulos selecionados pelo Expert Dionísio Chaves e saiba como harmonizá-los com pratos perfeitos.

Branco Borgo Alla Terra Orvieto Clássico

De cor de palha dourada, possui sabor seco, macio, harmonioso, elegante, com notas cítricas e um final agradável e fresco, com um bom amargor. O aroma refrescante do vinho é repleto de notas de ervas secas, frutas cítricas, minerais, frutas de caroço e flores da primavera.

Combina perfeitamente com peixe e petiscos, além de frango, saladas e queijos leves.

Tinto Bosco Del Grillo Governo All’Uso

Vinho tinto rubi com notas marcadas de frutas maduras, especialmente cerejas vermelhas e um elegante toque floral de violeta. É um vinho generoso, encorpado, suave e harmonioso.

Ótimo com pratos de massa, carnes grelhadas, queijos e churrascos.

Tinto Brunello Di Montalcino Agricultori

Um vinho estruturado, equilibrado e muito elegante no nariz e na boca. Guarda até 5 anos e é indicado para consumo no prato principal. Vai muito bem com carnes bovinas, carnes exóticas, queijos e massas.

Tinto Chianti Classico

O Chianti Clássico Geografico é elaborado com as uvas Sangiovese e Canaiolo, respeitando a tradição e regulamentação da região do Chianti. Possui delicado aroma de violeta, de sabor seco e taninos macios. Para este vinho, o ideal é servir na temperatura de 16°C a 18°C.

É bem flexível e harmoniza com pratos leves como canelone de ricota e espinafre.

Tinto Chianti Colli Senesi

De corpo leve, este vinho vai bem com carne bovina, aves e, sem dúvidas, com uma apetitosa pizza Zona Sul!

Tinto Italiano Capofosso Chianti Reserva

De cor vermelha rubi intensa, possui sabor seco, levemente tânico, cheio e etéreo com aromas de frutas maduras. Ideal para o prato principal, deve ser servido de 16 a 18°C.

Chianti Riserva é perfeito com macarrão fettuccini caseiro com molho de tomate fresco. A acidez do vinho aliada à textura da massa e o brilho do molho vão abalar o seu mundo.

Tinto Italiano Le Mire Rosso Toscana

Este vinho é produzido com a uvas Sangiovese e Merlot. Um vinho elegante, com aromas de frutas vermelhas e com leve acidez, porém, equilibrado e agradável. Ideal para o dia a dia, acompanhando muito bem massas com molhos vermelhos, pizzas e queijos leves.

Branco Pinot Grigio Delle Venezie

De caráter frutado, leve, fresco e muito delicado, tanto no aroma como no sabor. Possui tons de frutas cítricas, damascos e flores que combinam com aperitivos com salada, frutos do mar e com a maioria dos pratos com peixe cozido no vapor, massas ou risotos com frutos do mar, peixes, aves e bezerros.

Tinto Solemiro Rosso di Toscana

Este vinho é elaborado com a uvas Sangiovese e uma pequena porcentagem uva Merlot. O resultado, consequentemente é um vinho muito fino e elegante. Temperatura ideal de consumo: entre 16°C e 18°C.

Solemiro é um tinto frutado, equilibrado de boa estrutura e taninos macios. Encantador e fácil, oferece excelente custo benefício, sendo considerado um achado para o dia a dia. Um par gastronômico para este vinho é uma boa pizza ou massas recheadas.

Se você gostou das combinações, escolha o seu toscano Geografico favorito e prepare sua receita especial, seguindo as dicas do nosso Instagram @sigazonasul. Confira a lista completa de vinhos Piccini Geografico no site Zona Sul.