Se você é apaixonado por doces, cuidado, pois essa lista pode fazer você se apaixonar ainda mais. Isso porque Dominique Guerin, Expert da Pâtisserie Zona Sul, revelou para o Gastronomia Carioca quais são as cinco sobremesas mais pedidas da pâtisserie, as crème de la crême, que não podem sair do cardápio Ateliê Doce.

O que é o Ateliê Doce?

Tudo que você encontra nas clássicas pâtisseries francesas, você também encontra pâtisserie Zona Sul, o Ateliê Doce. Mas claro que com um toque especial do jeitinho carioca! Estão disponíveis ao público clássicos parisienses como tartelettes e éclairs, assim como pudins e quindins, que são doces queridinhos dos brasileiros.

O Ateliê Doce Zona Sul tem como Expert o Chef pâtissier Dominique Guerin. Guerin é nascido na França, começou sua carreira aos 17 anos e aos 24 já trabalhava com Gaston Lenôtre, o maior nome da história da pâtisserie. Seu conhecimento em confeitaria francesa se mesclou ao amor pelo Rio e atualmente, Guerin lidera a criação dos doces do Ateliê Doce Zona Sul, colocando sempre o ingrediente mais especial de todos: o sabor de afeto.

Expert Zona Sul Dominique Guerin.

Entre os mais variados doces disponíveis no cardápio da pâtisserie, alguns são hors-concours. Quem compartilha o top 5 é o Expert Dominique Guerin, que conhece muito bem suas obras-primas. Quer saber os motivos que fazem dessa seleção o verdadeiro crème de la crème? Confira!

Milfeuille

O milfeuille ou em português, mil-folhas, é o clássico que todo mundo ama. Feito com massa folhada intercalada com Crème Patissière de baunilha, o mil-folhas Zona Sul é a conexão perfeita entre Rio e Paris.

A massa folhada é uma massa levinha, não fermentada e de sabor neutro, nem doce nem salgada. Ela consiste em várias camadas intercaladas de massa e manteiga, feitas através de sucessivas dobras. Ao ser assada, essas camadas dão o efeito folhado, delicado e crocante.

Que tal experimentar o seu mil-folhas com um café Me Bebe com Calma? O equilíbrio entre acidez e doçura combina com salgados e doces leves.

Tartelette fruits rouges

Quer saber um segredo? Dos cinco doces preferidos da Pâtisserie Zona Sul, três deles são tartelettes. A de frutas vermelhas é sempre um sucesso e, além de deliciosa, é visualmente um espetáculo.

A tartelette de frutas vermelhas é feita com creme de amêndoas e Crème Patissière de baunilha e combina muito bem com um espumante mais doce, como o Casa Perini Aquarela, ou ainda um café Me Bebe de Boa, marca exclusiva para os cariocas de coração.

Tartelette fraise

A tartelette de morangos frescos com creme de amêndoas e crème patissière de baunilha é aquela sobremesa que não pode deixar de fazer parte do cardápio do Ateliê Doce Zona Sul. Cada ingrediente é muito bem pensado para fazer do resultado uma experiência sensorial única.

Quer combinar sua tartelette de morangos? Assim como a de frutas vermelhas, ela vai bem com espumantes mais doces, como os Doux ou Moscatel, perfeitos para um dia ensolarado e fresco.

Tartelette ganache pistache

E para fechar o trio “tartelettes de ouro”, que tal uma variedade para os fãs de chocolate? A tartelette ganache pistache é feita com sablé de cacau, mousse e ganache de chocolate, doce de leite com toque de flor de sal e pistache granulado.

O termo “sablé” quer dizer “areia” em francês e representa a textura da massa, que é bem arenosa, indicada para bases de tortas crocantes.

Éclair chocolat

O éclair é um dos mais emblemáticos doces franceses famosos no mundo todo. Seu “concorrente” é o macaron, que é símbolo da confeitaria francesa. O éclair da pâtisserie Zona Sul, de formato alongado e recheio macio, é feito com Pâte à choux (massa choux) recheada com creme de baunilha com chocolates Callebaut.

Você sabia? Dominique Guerin é Expert da Pâtisserie Zona Sul e embaixador Callebaut.

A massa choux é conhecida por sua textura leve e interior oco. Utilizada em diversas sobremesas como éclairs, profiteroles e carolinas, é composta por elementos simples: água, manteiga, farinha e ovos. O processo de cozimento que faz toda a diferença,  pois é cozida primeiramente no fogão e posteriormente, assada no forno, o que confere sua textura levíssima e aerada.

No Ateliê Doce você encontra outros sabores desse ícone francês, como as éclair de pistache e Saint Honoré, coberta com caramelo em ponto bala.

Para quem ama confeitaria

Se você ama o mundo dos doces, pode também ficar por dentro das mais variadas receitas dos Chefs e Experts Zona Sul para reproduzir em casa. Baixe os e-books gratuitamente e prepare você mesmo!

Além das receitas, você pode rechear o seu dia a dia de informações sobre o doce mundo das sobremesas;