Não tem como resistir: as árvores frondosas, o aroma das flores no ar e o calor do sol na medida certa. A primavera pede piquenique! Se você não sabe onde realizar um piquenique gostoso na cidade maravilhosa, não esquenta: os seguidores do @zonasulsupermercado dão dicas dos melhores lugares para abrir aquela toalha xadrez e sacar da cestinha comidas e vinhos deliciosos para curtir o momento, com direito a fotos incríveis para postar. E quase todos gratuitos!

Confira também uma série de dicas importantes sobre o que levar para comer e beber e também itens essenciais para um momento bem gostoso ao ar livre.

Aqui você vai saber:

  1. Lagoa;
  2. Parque Lage;
  3. Jardim Botânico;
  4. Parque da Catacumba;
  5. Bosque da Barra;
  6. Quinta da Boa Vista;
  7. Aterro do Flamengo;
  8. Praias;
  9. Parque Guinle
  10. Parque da Cidade;

O clima carioca pede um piquenique ao ar livre! Não faltam opções para encontrar um local perfeito perto de você.

Foto da leitora Ana Paula (@apa_cruz)

De onde veio o piquenique?

Para os curiosos de plantão, é sempre divertido saber a origem de algumas tradições, até mesmo gastronômicas. Registros antigos mostram que o piquenique é de origem sofisticada. Existem relatos do século XIV que detalham a reunião como uma atividade relacionada à nobreza, com o objetivo de celebrar o “pós-caça” com delícias gastronômicas, como pães e doces típicos da pâtisserie em um belo banquete.

Le pique-nique, como era chamado na sua terra de origem, tornou-se popular pelo mundo todo, e no século XVIII apareceu em inglês como pik-nick em uma carta de um lorde que descreve a atividade como um simpósio amigável em que pessoas de reuniam para beber, comer, socializar e jogar cartas.

Le pique-nique tem origem na alta sociedade francesa, com grandes banquetes ao ar livre.

A provável razão da exportação do costume francês para outros países foi a possível fuga de aristocratas franceses para Londres após a Revolução Francesa, que mantiveram seus costumes em solo inglês.

O piquenique ou picnic desde então tornou-se uma reunião oficial registrada em dicionários pelo mundo, com algumas características marcantes como acontecer ao ar livre e ser colaborativo, onde todos desfrutam do prazer de conversar e petiscar em meio à natureza.

Hoje em dia, o piquenique ganhou uma roupagem bem mais prática, sem o objetivo de ostentar banquetes nobres, mas com a mesma função de juntar pessoas próximas e celebrar a vida.

Locais perfeitos para o seu piquenique

Graças aos registros artísticos, principalmente de pintores como Renoir, Edouard Magret, Claude Monet, entre outros, a bucólica cena da toalha sobre a grama com aquelas clássicas cestinhas de palha tornou-se ícone de um piquenique oficial. Para fazer o seu piquenique digno das artes francesas, estes são itens que não podem faltar!

Obra Luncheon on the Grass (1866-67) por Claude Monet.

Fonte: claude-monet.com

Agora, tratando-se da cenário perfeito, o Rio de Janeiro oferece vários! Sabe o que é melhor? Ninguém precisa ser membro da realeza para acessar os jardins mais encantadores da cidade e a grande maioria é de acesso gratuito. Confira a lista abaixo!

1 – Lagoa Rodrigo de Freitas

Todo carioca, seja da gema ou de coração, já teve a oportunidade de se apaixonar pelo pôr do sol na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com amplas áreas de gramado, a Lagoa é um convite aos mais variados piqueniques: dos românticos aos do tipo festa infantil.

Não é por acaso que a maioria dos leitores indicou o local como ponto certo para o piquenique, como a @manumachado2, @ynjnsn, @giovanna.baroncinim, @iza_costa_, @viviportelaa, @thome_adri, @tainaamoraess, @cristalpierucci_, @marinacesar, @gabigrinspun e @belthome.

Para as crianças, durante os fins de semana existem diversas atividades para entreter os pequenos no pós ou pré lanchinho, como os famosos pedalinhos, bicicletas e triciclos familiares para alugar. Com estacionamentos ao redor da Lagoa e vagas públicas, o local conta com vários totens de aluguem de bicicleta por tempo limitado (Bike Rio).

Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Rafael Catarcione, RioTur.

2 – Parque Lage

No coração do Jardim Botânico e vizinho do maior jardim do Rio de Janeiro que dá nome ao bairro, o belíssimo Parque Lage é jardim de estilo romântico europeu, projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale.

O parque oferece uma grande área ao ar livre e é muito comum a realização de piqueniques no parque, como cita o Visit.Rio, site oficial da prefeitura do Rio sobre pontos turísticos da cidade.

Ao centro do parque está um lindo casarão do século XIX, onde funciona a EAV, Escola de Artes Visuais e o Bistrô Plage, para quem deseja um momento gastronômico mais formal, à mesa.

A entrada é gratuita! Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Atenção: devido às restrições da pandemia, o Parque Lage deve ser consultado sobre agendamentos ou disponibilidades de atividades ao ar livre.


3 – Jardim Botânico

Considerado um dos mais ricos e importantes jardins botânicos do mundo, o Jardim Botânico do Rio foi fundado em 1808 por D. João enquanto príncipe regente de Portugal. Com diversas espécies de árvores preservadas e corredores extensos de palmeiras, o Jardim conta com estufas de orquídeas, bromélias, samambaias e jardins temáticos, como o jardim janponês.

A área para piqueniques portanto, é reservada e perto da área infantil, pois não é em todo local que você pode estender sua toalha xadrez e degustar seus quitutes. Geralmente é um ótimo ponto de reunião para mamães e papais levarem os pequenos para aproveitar os brinquedos do parquinho, com a praticidade de banheiros próximos.

Entrada mediante compra de ingressos. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. Segundas-feiras, das 12h às 17h. Terça-feira a domingo, das 8h às 17h.


4 – Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba é um incrível exemplo de reflorestamento no Rio de Janeiro. Na década de 70 o local estava sofrendo com o desmatamento para dar lugar a habitações. Nos anos 80, no entanto, o reflorestamento trouxe de volta o brilho da área que conta com um incrível variedade de plantas, inclusive espécies exóticas.

A parte baixa do parque é perfeita para os piqueniques e através das escadarias e trilhas é possível acessar o mirante de Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freiras e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Seu pequeno gosta de aventura? O Parque da Catacumba pode ser uma ótima opção para um piquenique radical.

Foto: @lagoaaventuras

Para os pequenos aventureiros

No Parque da Catacumba, a Lagoa Aventuras é a empresa autorizada a oferece atividades de arvorismo no local, mediante compra de ingressos, destinadas também a crianças que podem gastar as energias e brincando e repor no piquenique!

O acesso ao parque é gratuito. Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa. De terça a domingo, das 8h às 17h.


5 – Bosque da Barra

Para quem está procurando um cenário bucólico na Barra da Tijuca, de acordo com as leitoras @apa_cruz e @belacarvalhaees o Bosque da Barra é o local perfeito. O parque foi criado visando a preservação ambiental, especialmente da vegetação de restinga, da paisagem natural e da fauna local, como informa o site da RioTur.

Com uma vegetação diferente dos parques da Zona Sul, no Bosque da Barra você pode encontrar capivaras, saguis, bicho preguiça e até jacarés-de-papo-amarelo relaxando tranquilamente nos lagos do bosque.

O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica. Mas leve seus comes e bebes porque não existe comércio ou restaurantes lá dentro.

Entrada gratuita. Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca. De terça a sábado, de 6h às 17h.

6 – Quinta da Boa Vista

Na Zona Norte do Rio, a Quinta da Boavista foi a residência da Família Real Portuguesa entre 1808 a 1889. Ali manteve-se ainda toda a linhagem dos Orleans e Bragança, tendo a Princesa Isabel, inclusive, nascida naquele palácio.

Com uma extensa área gramada, lagos e grutas artificiais, os piqueniques são realizados “em peso” e diversas atividades destinadas às crianças são oferecidas, como pedalinhos, pula-pula, triciclos e muitos brinquedos vendidos por ambulantes aos fins de semana.

Os leitores @milk.isa e @micpsapucaia indicam a Quinta da Boa Vista para o seu piquenique carioca!

O Parque abre diariamente das 6h às 18h. A entrada é gratuita. Está localizado bem próximo à estação de São Cristóvão (trem e metrô).


7 – Aterro do Flamengo

A história do Aterro do Flamengo ou Parque do Flamengo é um interessante case bem sucedido entre natureza e interferência humana. A ideia do projeto, idealizado pela arquiteta Maria Carlota Costallat de Macedo Soares (1910-1967) era criar um parque sem indicação de atividades pré-definida, com bastante área verde, sugerindo liberdade aos usuários. O projeto reunia também a difícil tarefa de organizar o tráfego de veículos e integrar os monumentos históricos da região.

Parte da orla foi aterrada e grande parte do material veio do desmonte do Morro de Santo Antônio. Por isso o nome Aterro do Flamengo.

Parque do Flamengo e o Pão de Açúcar – Foto: Alexandre Macieira – Riotur.

Em toda a extensão do parque existem áreas verdes para piqueniques, como a Praça Paris, na Glória, projetada em estilo francês, como no Palácio de Versalhes. Na área conhecida como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, você encontra quadras de futebol, tênis, vôlei e basquete e jardins projetados por Roberto Burle Marx.

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, – Flamengo.


8 – Praias

Quem mora no Rio sabe que piquenique não precisa ser somente em jardins, não é mesmo? Uma boa e gostosa praia, como indicado pelas leitoras @giovannagracamello e @claramoreiraa, é também o cenário ideal. Com pequenas adaptações para o ambiente e para o clima, você pode trocar sua toalha xadrez por uma canga de praia e sua cesta por uma ecobag Amo Rio, também na versão sacola térmica.

Diferentemente dos piqueniques no gramado, na areia o mais aconselhado é tirar da sua sacola térmica somente o que você for consumir na hora e se proteger debaixo de uma barraca de sol. O privilégio de um piquenique com banho de mar é melhor do que os requintes aristocráticos!

Praia da Reserva

Qualquer praia carioca é perfeita, mas a praia da Reserva, indicada pelo leitor @gabrielspiller, é boa para quem busca um piquenique bem sossegado. Com poucas vagas de estacionamento e pouco comércio no local, a praia costuma ser literalmente uma reserva. Mas a dica é: acorde bem cedinho para garantir um passeio pouco disputado.

Praias da Macumba e Prainha – Barra da Tijuca /RJ. Fotos: Rafael Catarcione – RioTur.

Além dos grandes parques como o Jardim Botânico, Parque (Aterro) do Flamengo e os demais citados anteriormente, alguns tesouros estão escondidos na Zona Sul do Rio, como o Parque Guinle e o Parque da Gávea (Parque da Cidade), indicados pelas leitoras @lardacris380, @camilabailac e @apa_cruz.

9- Parque Guinle e o Palácio Guanabara

O Parque Eduardo Guinle faz parte do projeto do Palácio das Laranjeiras, que foi durante anos utilizado por presidentes da República e governadores para receber autoridades estrangeiras em visita ao Brasil. O parque é aberto ao público, gratuitamente.

Para saber mais sobre a história do Palácio das Laranjeiras (Palácio Guanabara), acesse o site oficial. Para conhecer o seu interior, agende uma visita guiada através dos canais de contato do Palácio.

Endereço: Rua Paulo César de Andrade – Laranjeiras.

10 – Parque da Cidade

Já o Parque da Cidade (Parque da Gávea), na Rua Santa Marinha, é a antiga residência de verão do Marquês de São Vicente. Com um belo portal de pedras na entrada, tem uma área vasta de gramado para piquenique e ainda conta com o Museu Histórico da Cidade. O acesso ao parque também é gratuito.

Sabe o melhor de tudo? Seja perto ou no caminho de cada um desses locais tem um Zona Sul te esperando. Tudo que você precisa para um piquenique gostoso está aqui. Planeje sua rota e encontre o Zona Sul mais perto do seu destino.

O que levar para o piquenique

Para fechar seu guia de piquenique carioca com chave de ouro, vamos listar alguns lembretes para que nada dê errado. Planejar o seu piquenique com antecedência também faz a diferença. Anote:

Para comer

Praticidade pode estar aliada ao sabor: leve sanduíches, queijos, pães, frutas e opções fáceis de manusear sem talheres. Para opções bem saudáveis, opte por saladas de frutas Quasi Pronto.

Para quem ama pães, a dica é dar uma passada na padaria Zona Sul e garantir pães fresquinhos para fazer um gostoso sanduíche. Se você é do time dos bolos, experimente os bolos Panetto feitos com ingredientes de qualidade pra você.

Queijos são sempre bem vindos, não é mesmo? Você pode preparar uma experiência completa de degustação de queijos sem precisar ter muito trabalho. Veja só as dicas do Expert André Guedes e monte sua versão de tábua de queijos para piquenique!

Se você procura opções prontinhas pra você, no Zona Sul você encontra sempre petisqueiras preparadas para levar e aproveitar. Afinal, no Zona Sul você encontra sempre uma opção gostosa e prática!

Para beber

Por mais que o seu piquenique seja regado a vinhos ou outros drinks, é a água que ajuda a manter a hidratação do seu corpo, principalmente ao ar livre, debaixo do sol. Por isso, mesmo que você leve outras bebidas, não se esqueça da sua garrafa de água!

Não espere ficar com sede para beber água. A sede já é um sinal inicial de que falta água no seu organismo.

Ao levar vinhos, escolher opções leves e refrescantes pode ser uma boa, já que geralmente piqueniques acontecem de manhã ou à tarde, acompanhados por alguma caminhada ou atividade ao ar livre. Aproveite para baixar seus catálogos de vinhos Zona Sul!

E para quem é fã de sucos, aposte nos sucos Me Bebe. Exclusiva do Zona Sul, a linha Me Bebe conta com sabores de frutas variados e a famosa água de coco. Para quem ama um açaí, a dica é a bebida de açaí Já!

Se você prefere preparar seu suco em casa, conheça as receitas de sucos detox e vitaminas refrescantes com a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu!

Acessórios

Alguns itens são essenciais, ainda mais quando se trata em um piquenique que acontece em um local público e a céu aberto. Por isso, não se esqueça de levar:

  • Repelente, chapéu (ou boné), óculos escuros e protetor solar;
  • Sacola para jogar no lixo restos de comida e embalagens;
  • Ecobag Amo Rio e sacola térmica para armazenar seus itens;
  • Saca-rolhas e rolha para vedação de garrafas de vinho
  • Talheres, copos e pratos descartáveis, de preferência biodegradáveis;
  • Uma toalha xadrez ou uma canga bem bonita!

Leve também sua câmera e seu bom humor carioca para deixar o momento ainda mais repleto de sorrisos e confira outras dicas que também servem pra qualquer viagem.

Conectados pelo amor à gastronomia (e ao piquenique)

O Zona Sul agradece acima de tudo à participação dos leitores que deram dicas de locais perfeitos no Rio para o piquenique. Siga o @zonasulsupermercado e marque a gente!

A todos os que nos ajudaram a montar um piquenique ainda mais gostoso, um abraço bem carioca de coração. Continuem sempre conectados ao amor pela gastronomia aqui no Gastronomia Carioca!