Pense em churrasco e você associa logo a carnes, certo? Mas nem só de carne vermelha, frango e porco é feito um bom churrasco. Os peixes ficam maravilhosos na brasa e são uma opção saudável e nutritiva para quem ama o sabor do mar. Todos os peixes são bem vindos e até mesmo o bacalhau pode virar um churrasco de Páscoa. Confira!
Aqui você vai ver:
- Peixes e frutos do mar: o que funciona na churrasqueira
- Aproveite a brasa para preparar robatas
- Molhos e temperos: segredinhos do Expert
- Cervejas para harmonizar
Peixes e frutos do mar: o que funciona na churrasqueira?
Primeiramente, a boa notícia é que não há restrições quando o assunto é peixinho na brasa. Vale peixe de água salgada, de água doce e até mesmo crustáceos, como o famoso camarão, ou moluscos como a lula, que assim como o camarão, funciona muito bem servida em espetinhos.
O Expert Carlos Ohata é fã de anchova na churrasqueira e sugere algumas outras combinações de fácil preparo:
- Pirarucu e costelinha de Tambaqui: ambos de água doce e são peixes 100% brasileiros. Ficam ótimos em postas diretamente sobre a grelha;
- Bacalhau: o ideal é utilizar o corte especial para pratos grelhados do bacalhau Gadus Morhua Porto D’Oro, que você encontra aqui no Zona Sul.
- Camarão VG: fica ótimo servido em espetos. Para preparar, corte a casca do camarão no centro para retirar a sujeirinha, mas mantenha a casca. Arqueie levemente o camarão e espete-o no centro e no rabo, passando o espeto por esses dois pontos;
- Lula: limpa e cortadinha, vai bem como espetinho;
- Sardinha: um dos peixes mais nutritivos, pode ir na brasa inteira, com pele.
Aproveite a brasa para preparar robatas
Para acompanhar os peixes, espetinhos de vegetais grelhados casam perfeitamente. Na culinária japonesa, os espetos de legumes são conhecidos como robatas e vale de tudo: abóbora, cebola, pimentões, berinjela, abobrinha, cogumelos Paris. Qualquer vegetal vai bem.
Robatas: espetinhos de legumes grelhados que dão um sabor especial ao seu churrasco de peixes.
Para ficar bem temperado, a dica é caprichar no molhinho com azeite e ervas para espalhar sobre os legumes enquanto grelham.
Molhos e temperos: segredinhos do Expert
O diferencial de um bom churrasquinho de peixes está no tempero. E aqui não tem segredo que não seja revelado pelos Experts. Por isso, Carlos Ohata desvenda agora o segredo de como deixar o sabor do seu churrasco de peixes perfeito:
Sal e azeite
Para começar, é sempre bom temperar com sal antes de grelhar (com exceção do bacalhau que vem salgado) e adicionar o molho durante o processo é uma boa opção para realçar os sabores. Para peixes inteiros com pele, além do sal e de um pouco de pimenta-do-reino, você pode pincelar azeite. O azeite ajuda, além de realçar o sabor, a não deixar grudar o peixe na grelha.
“Salpique levemente flor de sal sobre os peixes durante o preparo.”
Carlos Ohata, Expert em peixes e frutos do mar
Mirin: o destilado japonês
Para utilizar sobre a lula na brasa ou sobre o camarão, Carlos Ohata indica o Mirin. Para quem não conhece, o Mirin é um saquê mais licoroso, muito utilizado na gastronomia japonesa. Todavia, pode ser utilizada a cachaça e até mesmo whisky ou outro destilado para dar um sabor especial.
Fumaça líquida: o aroma da brasa
Se você não tem uma churrasqueira para utilizar carvão, nenhum problema em usar um chardoiler, conhecido também como grelha de fogão. O segredinho para deixar o seu churrasco sem carvão com aquele toque de defumado é dar uma borrifada de fumaça líquida Bombay sobre os peixes durante o preparo.
Para o seu churrasco de peixe, você pode usar a churrasqueira com carvão ou uma grelha de fogão (chardoiler).
Receita de molho para churrasco de peixe por Carlos Ohata
Anote uma receita incrível e democrática para utilizar nos seus preparos de peixes e frutos do mar na brasa.
Ingredientes
- 4 limões Taiti
- 2 limões sicilianos
- Azeite de oliva extravirgem
- Molho shoyu
- Saquê mirin
- Leite de coco
- Vinagre de arroz
- Flor de sal
- Sal refinado
- 3 raminhos de coentro picados
- 3 raminhos de salsa picadas
- 2 raminhos de cebolinha fatiadas
- 6 dentes de alho picados
- 1 alho-poró fatiado
- Tempero lemon pepper
- 2 tomates picados
- 1/2 cebola picada
- 1/2 cebola roxa picada
- 1 pimentão de cada (amarelo, verde, vermelho) pequeno picado
Modo de fazer os molhos
- Faça uma redução por 3 minutos com meia xícara de molho shoyu, meia xícara de mirim, 1 dente de alho picado, 2 colheres de sobremesa de cebolinha , salsa e coentro picados.
- Bata no liquidificador suco de 2 limões, 2 colheres de sobremesa de salsa, cebolinha e tempero lemon pepper e tempere com flor de sal a gosto.
- Refogue 2 colheres de sopa de cebola picada, pimentões picados, 1 colher de sopa de coentro e salsa picados, 2 colheres de sopa de tomate picado, 1 colher de sobremesa de alho picado, suco de meio limão siciliano, 1 pitada de sal e acrescente o leite de coco à gosto.
- Faça um vinagrete com cebola roxa picada, tomate picado, pimentões picados, salsa, cebolinha e coentro picados, azeite e vinagre à gosto e acrescente no final um pouco de molho shoyu.
- Aqueça 3 colheres de sopa de manteiga e acrescente alho picado, saque mirim, salsa picada e suco de meio limão siciliano
A receita é bem versátil. Sendo assim, como o churrasco de peixe é um prato muito democrático, você pode usar os ingredientes que você tiver em casa para preparar o seu molho especial. Assista a aula completa do Expert Carlos Ohata e aprenda o passo a passo.
Cervejas para harmonizar
Não tem como falar em churrasco sem falar em cerveja, seja ele de peixes, carnes ou vegetais. Entretanto, não existe só um tipo de cerveja para harmonizar com a refeição mais democrática de todas. O antigo estereótipo da “loira gelada” já foi substituído pelo leque de opções de cervejas, inclusive artesanais, para combinar com os mais distintos pratos.
Dentre os tipos de cervejas artesanais indicados pelo Expert José Padilha, as cervejas de trigo dos estilos Witbier, Weiss, Weizen, entre outras, combinam com frutos do mar e são ótimas com comida japonesa. São refrescantes, fáceis de beber e deixam o seu churrasco leve e divertido.
Capriche no seu peixe na brasa e deixe a sua Páscoa com os sabores do Brasil.