Sanduíche pode ser considerado uma refeição? Em muitos países, é comum o sanduíche ter todos os cuidados na sua elaboração quanto as receitas de um prato principal. Pensando nisso, o Expert da Padaria Zona Sul Stanislas Brito elaborou sanduíches baseados em harmonizações com ingredientes de altíssima qualidade, conferindo o equilíbrio perfeito entre gastronomia e praticidade. Conheça os novos Panino, uma exclusividade carioca de coração.
Aqui você vai ver:
A história do sanduíche
Se alguém perguntar uma definição para o sanduíche, qual seria a sua resposta? Se você pensou em “uma carne entre pães” sua resposta estará correta. Suas variações, portanto, são inúmeras, que vão desde a adição de ingredientes como molhos e queijos até a substituição dos pães por folhas e legumes, por exemplo, ou das carnes por proteínas vegetais. Até o cachorro-quente, que tem nome exclusivo, pode ser classificado como sanduíche.
O costume de comer carne entre pães não é novidade. Prova disso são as tradições judaicas da Páscoa (o Pessach, antes de Cristo) e o consumo de pães com embutidos nas festividades. Entretanto, o nome “sanduíche” ficou famoso por conta dos costumes de John Montagu, conhecido como Conde de Sandwich, um distrito inglês. Viciado em jogos de cartas, o conde pedia que lhe fossem servidas carnes enroladas em fatias de pães, para que não precisasse parar as suas partidas para comer.
A fama dos hábitos do conde rendeu a globalização da nomenclatura sandwich, ou em bom português, o querido sanduíche.
Muito além do lanche
Praticamente todo país tem o seu sanduíche preferido ou de maior representatividade. Algumas receitas locais são famosas no mundo todo, como o Kebab, comum no Oriente Médio; o BLT americano com bacon, alface e tomate; o Choripán, tradicional na América Latina que leva chouriço, pão e temperos ou o brasileiríssimo Bauru, de rosbife com queijo derretido.
Alguns países levam a sério o consumo da iguaria e elevam o sanduíche a uma categoria que vai além do consumo como lanche ou desjejum. Na Europa, por exemplo, esse costume é comum. No Reino Unido, Holanda, Itália, França, Bélgica ou Noruega não é difícil ver o sanduíche protagonizando as refeições como almoço ou jantar.
Panino: sabores refinados com praticidade
Com o objetivo de oferecer aos cariocas de coração um sanduíche artesanal mais elaborado como os encontrados nas padarias europeias surgiu o Panino, uma novidade exclusiva Zona Sul.
Somando os sabores e a qualidade nutricional de uma refeição completa, o Expert da Padaria Zona Sul Stanislas Brito elaborou diversas harmonizações de pães e ingredientes nobres, a fim de combinar o melhor da gastronomia somado à praticidade do sanduíche.
“O objetivo do Panino é oferecer ao consumidor a possibilidade de trocar uma refeição por um sanduíche com todas as propriedades nutricionais e o cuidado na harmonização dos melhores ingredientes.”
Expert Stanislas Brito
Todas as receitas levam, além do pão, proteína, frios, legumes, queijo, saladas e molhos e podem ser consumidos quentes ou frios. Apesar das principais sugestões de ingredientes, nenhuma receita é uma regra, e os melhores pães e ingredientes podem ser combinados da forma que o consumidor preferir.
Conheça as variedades de combinações e escolha a sua favorita:
Panino Artesanal de Mortadela
Sanduíche de mortadela pode ser considerado uma receita elaborada? Se for um Panino, sim! Afinal, o sanduíche é composto por baguete lusitana com azeite, sal grosso e alecrim; mortadela importada italiana ou Ceratti com pistache, ricota fresca Vitalatte com limão siciliano e pimenta-do-reino.
“As raspas de limão conferem frescor e têm propriedade adstringente para equilibrar o aspecto mais gorduroso da mortadela.”
Expert Stanislas Brito
Rosbife: uma receita francesa
Uma receita francesa como o Expert Stanislas Brito. O Panino de rosbife é uma refeição completa para quem ama a suculência e o sabor da carne bovina. Confira os ingredientes:
- Rosbife de Lagarto em fatias
- Pão Baguete Parisiense Panetto ou massa de focaccia
- Alface lisa
- Tomate italiano
- Azeite extravirgem Italiano San Francesco
- Molho Italiano Pesto San Francesco
Tipicamente italiano com presunto de Parma
Uma das artes culinárias típicas da Itália é a charcutaria. O termo vem do francês, que une as palavra chair (carne) e cuit (cozido) e se resume em um conjunto de técnicas para a conservação da carne através da cura, que pode ser a defumação, a desidratação e outras técnicas.
Entre as delícias da charcutaria estão os curados bovinos como o pastrami e a bresaola, e os suínos como o guanciale, copa, salame, presunto cru, presunto de Parma, entre outros.
Para apreciar a cucina italian em um único sanduíche, o Expert Stanislas Brito elaborou uma combinação dos melhores ingredientes para você apreciar os sabores da Itália sem sair de casa.
- Para o pão, massa de focaccia italiana de fermentação natural, adicionada de azeite (ou baguete parisiense);
- Rúcula, tomate seco e mozzarelline fresca Vitalatte;
- Presunto de Parma Nostra Famiglia ou Presunto Cru em Fatias Noel.
Esse “presunto e queijo” tá diferente
O clássico dos brasileiros, o famoso sanduíche de queijo com presunto, ganha uma nova roupagem com a receita artesanal do Expert Stanislas Brito. Combinando baguete parisiense com presunto royale e queijo bola ou mozzarella, a receita conta com pasta de alho e aipo exclusiva Zona Sul e com o toque nutritivo da salada de alface com tomate italiano.
Como pedir seu Panino
Deu vontade de provar seu Panino, uma exclusividade da Padaria Zona Sul? Você pode pedir agora mesmo o seu favorito pelo site, app ou WhatsApp Zona Sul. Aproveite para levar seu sanduíche Panino para seus passeios em família, como um dia de praia ou uma deliciosa tarde de piquenique. Bom apetite!