Sinônimo de “surpresa desagradável” na linguagem popular, o abacaxi não tem nada de vilão: saboroso, saudável e versátil, a fruta com alma tropical combina com pratos doces, salgados, lanches, antepastos e bebidas. Saiba como aproveitar o seu abacaxi integralmente e aprenda receitas com os Experts e Chefs Zona Sul.

A biografia do abacaxi

O abacaxi é uma fruta de clima tropical e se dá bem no calor e em baixas altitudes. Não é à toa que o abacaxi é a quinta fruta mais produzida no país, e absorvida quase que em sua totalidade pelo mercado interno (fonte: Embrapa).

O nome que se dá ao cultivo e plantio de abacaxis é abacaxicultura.

Oriundo da América do Sul, conquistou as Américas muito antes da chegada dos europeus no continente que, ao serem apresentados ao abacaxi, deram-lhe o nome de “piña”, pela sua (distante) semelhança estética com a pinha, já conhecida na Europa.

Se você se lembrou do drink piña colada, sim, ele é feito com abacaxi e é como se chama a fruta em alguns países de língua espanhola.

Abacaxi, ananás e piña são alguns dos nomes da fruta nativa das Américas.

Em outros lugares do mundo, o abacaxi também é chamado de ananás. A diferença está na etimologia, já que abacaxi vem do tupi e ananás do latim.

Abacaxi vem de “Ibacati”, palavra de origem tupi que significa cheiro, devido à sua marcante fragrância.

O exótico visual do abacaxi também rendeu-lhe o apelido de “rei dos frutos”, dado pelos portugueses durante o “descobrimento”, devido à sua frondosa coroa.

Já a sua casca espinhosa gerou expressões populares como “descascar um abacaxi”, que significa resolver um problemão. Uma ingrata gíria para um fruto tão aromático e saboroso, não é mesmo?

Tipos de abacaxi

Assim como o abacate, o abacaxi possui diversos cultivares distintos, mas pouco conhecidos pelos seus admiradores.

De acordo com a Embrapa, a variedade mais cultivada globalmente é a Smooth Cayenne (Havaí), responsável por cerca de 70% da produção mundial. No Brasil, a mais plantada é a variedade Pérola e entre os principais Estados produtores de abacaxi estão Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Pará, sendo este último o de maior representatividade nacional.

O Brasil está entre os quatro maiores produtores de abacaxi do mundo.

Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)

Além desses tipos mais conhecidos de abacaxi, existem outros como Singapore Spanish, Queen, Red Spanish, Perolera e ainda o Gomo de Mel, que viralizou nas redes sociais pela sua facilidade em ser degustado em gomos.

O abacaxi Pérola, mais cultivado no país, é o mais doce entre os tipos mais populares e tem formato mais alongado e mais grosso na parte de baixo. Sua polpa é amarelo-clara e e a casca é esverdeada, mesmo quando maduro. Seu sabor é bem presente e não muito ácido.

O que fazer com a casca do abacaxi

Em fatias, cubinhos ou batida no liquidificador, a polpa do abacaxi é deliciosamente irresistível, principalmente nos dias mais quentes. Entretanto, a casca do abacaxi pode ser aproveitada no preparo de chás, sucos, smoothies e muito mais.

Para isso, basta higienizar bem o seu abacaxi inteiro, antes de descascá-lo. Lave bem sua fruta em água corrente com o auxílio de uma escovinha. Depois, faça o mesmo processo utilizado para a sanitização de verduras e legumes consumidos in natura: misturando água e hipoclorito ou água sanitária de uso geral.

Chá detox quente ou gelado

Ao higienizar sua casca, ela está pronta para servir de base para chás e sucos: com um ralador, retire as partes mais pontudas da casca, cozinhe em água fervente por cerca de 15 minutos e depois coe em uma peneira fininha.

Você pode consumir seu chá quente ou gelado e misturar algumas folhinhas de hortelã para um toque especial. A infusão da casca do abacaxi tem propriedade diurética e termogênica e pode ser o detox perfeito para o seu sistema digestivo.

Adicionar gengibre é uma excelente opção acelerar o metabolismo, já que a raiz é um ingrediente termogênico, além de ser um excelente antiespasmódico, combatendo a má digestão e melhorando a sensação de náuseas.

A casca do abacaxi pode virar uma deliciosa infusão (chá) que pode ser consumida quente ou fria.

Geleia de casca de abacaxi

A casca do abacaxi também pode ser cozida com açúcar e virar geleia. Para isso, bata bem a casca higienizada no liquidificador até ficar com uma consistência homogênea. Cozinhe em fogo brando com 1 xícara de açúcar e 1 xícara e meia de água. Adicione canela a gosto e deixe atingir a textura de geleia.

Experimente no café da manhã com torradinhas ou acompanhando biscoitos da Biscoiteria Zona Sul.

Abacaxi + salgado: uma combinação perfeita

A abacaxi, com sua doçura e leve acidez combina perfeitamente com carnes como suínos e aves. Tender com abacaxi grelhado, por exemplo, é uma das receitas preferidas das festas de fim de ano e sempre presente nas opções de ceias prontas Zona Sul.

Que tal preparar em casa um pernil suíno com abacaxi? Aperte o play e confira a receita da Chef Zona Sul Thays Costa.

Pernil suíno por Thays Costa.

Já para acompanhar no churrasco, a dica do Expert André Guedes é combinar seu abacaxi em calda com queijo Jersey Vitalatte ou queijo de coalho gratinado. Uma opção ao abacaxi em calda é o abacaxi na brasa, aproveitando a grelha da sua churrasqueira.

Abacaxi na sobremesa

O abacaxi in natura por si só já é uma sobremesa gostosa e fresquinha, que pode “brilhar sozinha” ou virar ingrediente de uma boa salada de frutas. Além disso, sua versão em calda também é tudo de bom quando o assunto é adoçar o paladar.

Mas as receitas de doces com abacaxi são inúmeras e, entre as mais queridas, o bolo de abacaxi. Falando em bolo, você sabia que ele é um dos doces preferidos dos brasileiros?

Bolo de abacaxi com coco

Para fazer um bolo de abacaxi que vai conquistar os seus convidados, a dica é adicionar o coco ralado e equilibrar os sabores. Aproveite para preparar em casa o seu bolo de abacaxi com coco, dica do Chef Zona Sul David Eleutério.

Ingredientes

  • 150g de ovos
  • 200g de açúcar refinado
  • 220g de farinha de trigo
  • 15g de fermento
  • 80g de manteiga sem sal
  • 100 mL de leite
  • 40g de coco ralado grosso
  • 150g de abacaxi caramelizado
  • 100 mL de suco de abacaxi

Modo de preparo

  1. Comece juntando a farinha de trigo com o fermento e deixe reservado. Aqueça o leite e junte com a manteiga para derreter. Junte ao suco de abacaxi.
  2. Em uma batedeira, coloque os ovos e bata até montar. Junte o açúcar e bata por mais 5 minutos.
  3. Coloque os secos em um recipiente, junte os ovos batidos e misture.
  4. Junte o abacaxi, o coco ralado e misture delicadamente.
  5. Para finalizar, unte a forma e despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido.

Carpaccio de abacaxi com sorvete

Imagine um abacaxi bem temperadinho com pimenta rosa, flor de sal e azeite. Será que combina? O Expert Marcelo Scofano prova que sim! O antepasto tropical pode ganhar ar de sobremesa se for servido com uma bola generosa de sorvete de coco Gelad.

Carpaccio de abacaxi com sorvete por Marcelo Scofano.

Coquetéis e cervejas com abacaxi

O abacaxi pode ser utilizado no preparo de drinks de diversas formas diferentes, seja com a adição de pedaços de frutas como no Clericot ou misturado com ingredientes cremosos como o leite condensado e um destilado em uma batida alcoólica.

Clericot Amoré por Claudio Adriano, mixologista Zona Sul.

Pode também ser usado na forma de suco como na clássica Piña Colada, cuja receita você pode aprender no site oficial da IBA (Associação Internacional dos Bartenders).

No Bar do Rio você pode pedir a versão carioca de coração do clássico, a Piña Descolada.

O abacaxi já se tornou protagonista como ingrediente de cervejas, como é o caso da brasileira Hocus Pocus Pine Apple Express, uma American IPA para quem é fã da presença do lúpulo.

O estilo Catharina Sour, genuinamente brasileiro, também conta com frutas tropicais na composição. A primeira cerveja do estilo, por exemplo, tinha adição de abacaxi com hortelã na sua fórmula.

O universo das bebidas vai até onde a criatividade permitir, e até a caipirinha pode ganhar sua versão “tropicana”.

Abacaxi com praticidade

O abacaxi, apesar de suculento e saudável, demanda um certo trabalho na hora de ser descascado e seu formato grande e espinhento não oferece muita praticidade de transporte. Entretanto, existem alternativas para você aliar o útil ao agradável, como os abacaxis descascados e já prontos para o consumo da linha Quasi Pronto.

Para carregar na bolsa e matar a fome de um jeito rápido, o abacaxi liofilizado é sequinho, crocante e mantém todas as propriedades nutricionais da fruta. Também é perfeito para adicionar na lancheira dos pequenos.

E para beber, aposte no suco Me Bebe na Sombra e néctar Já!, que você só encontra no supermercado mais amado do Rio!

Aproveite o abacaxi no seu dia a dia e desfrute do sabor e da versatilidade desse ingrediente que é a cara do Brasil.