Ao pensar em laticínios, muita gente associa diretamente aos derivados do leite de vaca. Porém, o consumo de leite de cabra está crescendo entre os brasileiros e uma das produtoras que se destaca nesse cenário é a Capriana. Com queijos variados e até doce de leite caprino, a empresa abre todo o seu processo produtivo aos consumidores, possibilitando até mesmo a visita à fazenda através do turismo rural. Conheça mais sobre a origem dos produtos Capriana, que você encontra no supermercado mais amado do Rio.
Aqui você vai ver:
Capriana: de onde vem
A primeira granja leiteira de cabras do Brasil. É assim que a empresa Capriana exibe sua descrição no perfil oficial @caprianagranjaleiteira. Fundada pelo empreendedor e pecuarista argentino Javier Maciel, a Capriana está situada no vale das Amaltheias, fazenda localizada na cidade de Sapucaia, no interior do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 2 horas da capital.
Dos 89,68 hectares, cerca de 54 são de Mata Atlântica preservada, com nascentes de água pura, livres de resíduos e poluentes em um ambiente bucólico, cercado por um cinturão de morros que protege os rebanhos dos ventos e do barulho.
Tudo começou em 2015, quando Javier Maciel comprou 300 cabras no decorrer de um ano. Depois de seis meses, Maciel adquiriu a fazenda e ampliou o rebanho para 1.050 cabras de três linhagens genéticas – francesa, holandesa e canadense – da raça suíça Saanen, a mais utilizado no mundo para fins leiteiros. Atualmente, 350 cabras são destinadas à ordenha, o que resulta em uma produção de aproximadamente mil litros por dia.
Do ecossistema da granja ao cuidado com os animais e com a produção de leite e derivados, todos os processos estão integrados de forma circular: a tecnologia e a biotecnologia são utilizadas de forma racional, otimizando o aproveitamento de recursos e promovendo a autossuficiência para gerar um impacto positivo no meio ambiente.
“Toda a alimentação das cabras vem da mesma fazenda e tudo é feito em pequena escala. Tenho uma pequena fábrica de rações e até faço homus com esterco de cabra.”
Javier Maciel, fundador Capriana
Turismo rural e acadêmico
Quer conhecer de perto os processos de fabricação dos laticínios Capriana? É possível fazer uma visita às instalações da fazenda participando de várias atividades.
A Experiência Capriana é um curso vivencial voltado para estudantes de diversas áreas interessados em experimentar a rotina da primeira granja leiteira de cabras do Brasil. Os participantes passam pelas diferentes áreas da agroindústria (agro, pecuária e laticínio) e podem perceber a interdependência e o equilíbrio que existem entre todos os processos.
Além do contato com a natureza, a experiência permite conhecer a complexidade dos processos, levando a uma valorização dos profissionais ligados à pecuária e agronomia e criando consumidores mais conscientes. O turismo rural também permite uma maior transparência entre a empresa e o consumidor, que passa a ver de perto como o que chega na sua mesa é produzido.
“Depois da pandemia as pessoas se viram com uma necessidade ainda maior de contato com a natureza e entender como o alimento chega na mesa.”
Javier Maciel, fundador Capriana
Os benefícios do leite de cabra
Que os queijos e o doce de leite Capriana produzidos com leite de cabra são deliciosos, não há dúvidas. Mas você conhece os benefícios da ingestão do leite de cabra e derivados?
Segundo a Anvisa, o leite de cabra, por conta das suas propriedades nutricionais, alcalinindade e hipoalergenicidade entra na categoria de alimento funcional (fonte: Embrapa).
Os laticínios Capriana são feitos com 100% de leite de cabra fresco.
Foto: divulgação Capriana.
O leite de cabra possui alto valor nutricional, menor índice de gordura, boa digestibilidade e um sabor mais suave e doce do que o leite de vaca. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e ácidos graxos saudáveis, o alimento se torna uma opção incrível para quem busca uma dieta equilibrada.
Além disso, Javier Maciel, fundador da marca, revela que o leite de cabra além de possuir um percentual menor de açúcar, contém uma estrutura de gorduras e proteínas que são mais facilmente digeridas pelo organismo humano em comparação com o leite de vaca. Isso faz dele uma alternativa para pessoas com algum tipo de intolerância leve à lactose e alguns tipos de alergia à proteína de leite de vaca.
A linha de produtos Capriana
A Capriana existe para ampliar o acesso a produtos derivados de leite de cabra. Todos os laticínios e doces são feitos com 100% de leite fresco, respeitando um modelo de produção sustentável, que faz toda a diferença na qualidade e nas características sensoriais.
Os produtos Capriana são queijos tipo Boursin com temperos finos e Minas Frescal, além do Doce de Leite do Argentino. A linha de produtos é perfeita para todos os momentos: do café da manhã típico de hotel ao lanche com direito a um cafezinho. Conheça:
- Queijo de cabra tipo Minas Frescal: leve, saudável e muito saboroso, feito com leite fresco das cabras criadas no Vale das Amaltheias, cheio de nutrientes e sem nenhuma gordura trans.
- Queijo de cabra tipo Boursin: leve e temperado na medida certa. Além de saborear o queijo, você pode usar a marinada feita com azeite de oliva, ervas finas, sementes de mostarda, pimenta e alecrim em saladas ou outros preparos.
- Doce de Leite do Argentino: segue a receita da Abuela Nana com o leite fresco das cabras da granja Capriana. O sabor marcante, a textura cremosa e a cor mais escura vêm do cozimento lento, com a quantidade certa de favas de baunilha. Livre de corantes e conservantes.
Você encontra a linha de produtos Capriana no Zona Sul mais perto de você ou nos canais digitais!
Dicas de consumo do Expert
O Expert Zona Sul em Queijos e Frios André Guedes revela algumas deliciosas dicas de consumo dos produtos Capriana. Para Guedes, o doce de leite Capriana tem raspas de baunilha, o que dá um toque especial naquela tradicional massa de panqueca para o café da manhã.
Guedes recomenda também o queijo Boursin Capriana para um canapé com tâmaras, devido à sua cremosidade e sabor perfeito. Para a receita, utilize pão rustiguette, uma bolinha de boursin espalhada e meia tâmara!
Por fim, o queijo fresco de cabra tem lugar cativo na salada verde com azeite frutado e nozes.
Escolha o seu menu preferido e garanta seu laticínio Capriana para uma receita inesquecível.