A sabedoria popular diz que “você é o que você come”. E com as bebidas não é diferente, afinal, estamos falando da ingestão de substâncias e nutrientes metabolizados pelo corpo. Enquanto algumas bebidas são vilãs da saúde, como as industrializadas e repletas de açúcar, outras são “do bem”, como os probióticos. É nessa categoria que entra a kombucha. Saiba mais sobre os seus benefícios e conheça a kombucha Me Bebe, uma supernovidade exclusiva Zona Sul.

Aqui você vai ver:

O que é uma bebida funcional?

Em primeiro lugar, é importante compreender o que significam os termos que hoje tomam conta das gôndolas e geladeiras de bebidas nos supermercados. Em um momento em que o mundo está seguindo as tendências voltadas para um consumo mais consciente, entre elas a alimentação saudável, é importante entender o que significa, de fato, um alimento ou bebida funcional.

O conceito de “bebida funcional” engloba aquelas que oferecem benefícios comprovados para a saúde, ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias naturais que reforcem a imunidade e auxiliem redução do risco de doenças crônicas degenerativas.

Uma bebida funcional é aquela que oferece benefício comprovado para a saúde.

Como exemplo, uma garrafa de água mineral pode ser classificada como bebida funcional caso ela seja enriquecida de algum ativo em sua formulação, como a água saborizada com frutas naturais, com vitaminas ou minerais com efeito benéfico comprovado.

Se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde lista os compostos classificados como funcionais e reforça que devem ser consumidos com regularidade de acordo com as informações do rótulo e que o consumo deve acompanhar um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada.

Por ser uma bebida “com adicionais”, é importante lembrar de alguns pontos importantes para o consumo:

  • Bebida funcional não é sinônimo de bebida para emagrecer;
  • Não devem ser ingeridas em excesso, mas com equilíbrio;
  • Não são compostos milagrosos que “resolvem problemas” instantaneamente;
  • Devem ser acompanhadas de um estilo de vida saudável.

Os probióticos e prebióticos

Dentro da classificação do Ministério da Saúde sobre compostos funcionais, estão os flavonóides, que são os famosos antioxidantes, as proteínas da soja que reduzem os níveis de colesterol, as fibras encontradas na aveia, nas hortaliças com talos e nas cascas das frutas; os prebióticos, os probióticos, entre outros.

Os probióticos são suplementos alimentares contendo microorganismos vivos que, entre outros outros fatores, melhoram a microflora intestinal, ou seja, cuidam do seu intestino. Os prebióticos, apesar do nome parecido, são substãncias não digeríveis que promovem o crescimento das bifidobactérias intestinais (bactérias “boas” que já estão presentes no sistema gastrointestinal).

A principal diferença entre eles é que os probióticos contêm os microorganismos na sua composição enquanto os prebióticos contêm as fibras que estimulam o crescimento das bactérias do intestino, cuidando da sua saúde.

Para ser considerado um probiótico, portanto, não basta ser uma bebida fermentada. É preciso que os microorganismo cheguem vivos ao intestino para realizarem sua função.

Assim como a kombucha, outros alimentos também são considerados probióticos: o Kefir, por exemplo, é derivado da fermentação do leite, tal como alguns iogurtes. O vinagre balsâmico também é considerado um alimento probiótico.

A Kombucha

A Kombucha é uma bebida fermentada de origem chinesa, feita a partir de chás, como o chá preto ou verde, açúcar e a ação da cultura viva de microorganismos conhecida como Scoby, sigla em inglês para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras, que possui aspecto redondo, denso e opaco.

O Scoby é o responsável pela fermentação, que transforma a cafeína e o açúcar em probióticos, através do processo metabólico das leveduras e bactérias.

De acordo com a ABKom (Associação Brasileira de Kombucha), é durante o processo de fermentação, que o açúcar adicionado, inclusive das frutas, são consumidos pelos organismos vivos do SCOBY que, em troca, geram os componentes que dão características à Kombucha: gás carbônico, ácido acético, ácido lático, ácido glucônico, álcool, vitaminas e enzimas. Mas lembre-se: grávidas e crianças devem consultar um médico antes de consumir a bebida.

É a fermentação que confere à kombucha seu caráter gaseificado e seu sabor levemente ácido.

Para quem gosta de uma bebida frisante, a kombucha é uma excelente alternativa, saudável e natural. E o melhor: uma bebida repleta de benefícios que ainda cuida do seu intestino! Ainda mais quando você conhece a procedência e origem do produto, como é o caso das novas Kombuchas Me Bebe!

Benefícios da kombucha. Infográfico Zona Sul.

Conheça os sabores da novidade que vai conquistar você! E uma dica preciosa: mantenha sempre sua kombucha Me Bebe bem geladinha, resfriada entre 1º e 6ºC, pois é a refrigeração que atua como conservante natural da bebida.

A nova Kombucha Me Bebe

Suave, leve, feita para transformar o seu dia. Baixa caloria, zero sódio e naturalmente gaseificada. A Kombucha Me Bebe, além de vegana é sem conservantes, do jeitinho Me Bebe de ser!

Kombucha Me Bebe é uma opção perfeita para começar o dia, para ingerir antes ou depois da atividade física ou entre as refeições.

Conheça os sabores que você só encontra no supermercado mais amado do Rio:

Para energizar seu dia

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, induz uma aceleração do metabolismo, ajudando na queima de calorias e naquela acordada básica quando o dia está corrido. Por isso, as kombuchas indicadas para o consumo antes de uma atividade física são os sabores: Me Bebe com Frescor, Me Bebe no Ritmo, Me Bebe com Amor e Me Bebe de Coração.

  • Me Bebe com Frescor: limão siciliano, limão taiti e gengibre.
  • Me Bebe de Coração: kombucha de hibisco com uva e menta.
  • Me Bebe no Ritmo: kombucha com gengibre.
  • Me Bebe com Amor: morango e gengibre

Para curtir a calmaria

Se o objetivo é curtir cada golinho da sua kombucha em um gostoso dia de descanso com direito a piquenique com os amigos, a dica é o Me Bebe na Paz, que contém a refrescância do maracujá e do manjericão.

O maracujá possui propriedades calmantes, enquanto o manjericão atua como detox natural, auxiliando no sistema digestivo como um todo.

Para celebrar as cores da natureza

Se você é um apaixonado por frutas e pela variedade de cores que a natureza oferece, o seu par ideal é o Me Bebe com Alegria: kombucha de sabugueiro e hibisco com kiwi, morango, papaia, maçã, cassis, mirtilo e framboesa.

O hibisco é uma flor comumente encontrada na sua forma ornamental pelo Brasil. Já o seu tipo comestível dá origem a chás rosados e elegantes, com propriedade estimulantes e de efeito diurético.

Drink com Kombucha

Mas não pense que a kombucha só serve para começar o seu dia ou se tornar a bebida oficial da turma fitness.

Devido à sua característica frisante e seu sabor marcante, o Me Bebe pode ser aquele ingrediente perfeito para drinks surpreendentes, com ou sem álcool. Para experimentar, aposte na receita com gin (kombucha + gin = kombugin) do mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio. Anote o passo a passo:

KombuGin Me Bebe na Paz

Em um copo grande adicione 20 mL de mel com 30 mL de suco de limão e misture até diluir o mel. Acrescente 50 mL de gin de sua preferência e complete com a nova kombucha de maracujá Me Bebe na Paz.

Onde encontrar seu Kombucha Me Bebe

Qual o seu sabor favorito Me Bebe? Para garantir essa novidade na sua geladeira, você pode dar uma passadinha no Zona Sul mais perto de você ou fazer o seu pedido online, pelo site, app ou WhatsApp. Coloque mais sabor no seu dia a dia com muito mais saúde!