O universo dos vinhos italianos é vasto, rico e cheio de histórias para contar. A Itália respira vinho em cada detalhe de sua cultura. Para quem ama descobrir rótulos diferentes, o Expert Claudio Pinto selecionou algumas vinícolas que merecem um lugar especial na sua taça, principalmente nos dias mais quentes. Prepare-se para essa deliciosa viagem sem sair de casa.
Aqui você vai ver:
Vinícolas italianas que merecem seu brinde
Da elegância dos vinhos do Piemonte à intensidade dos tintos da Sicília, a Itália abriga milhares de vinícolas com estilos e tradições únicas, espalhadas por mais de 20 regiões produtoras em todo o território. Com uma diversidade impressionante de uvas e terroirs, é possível encontrar um vinho perfeito para cada dia do ano.
E para celebrar a chegada da primavera com leveza e frescor, o expert Claudio Pinto selecionou vinhos que harmonizam perfeitamente com dias ensolarados e pratos mais delicados. Uma curadoria pensada com carinho para os cariocas de coração. Confira!
Gran Picco
A Gran Picco é conhecida por unir a tradição das montanhas italianas à modernidade da enologia contemporânea. Ela elabora tanto vinhos brancos quanto tintos, com uvas típicas da Itália central. É conhecida por oferecer vinhos de qualidade com ótima relação de qualidade e preço, como os brancos de denominação de origem controlada (DOC) Orvieto, Vermentino e Frascati.
- Gran Picco Orvieto: produzido na região de Orvieto, blend das uvas Malvasia, Grechetto, Trebbiano, Procanico e Verdello.
- Gran Picco Vermentino: da região de Lazio. Varietal produzido com a uva Vermentino.
- Gran Picco Frascati: também da região de Lazio, produzido com as uvas Malvasia di Candia Aromatica, Malvasia del Lazio, Trebbiano Toscano



O trio de rótulos é perfeito para dias mais quentes, todos com boa acidez e ótimo frescor, ideais para harmonizar com entradas, peixes e aves, massas menos condimentadas e pratos vegetarianos.
Uma dica para deixar o seu almoço ou jantar com o sabor da Itália, harmonizando com os vinhos brancos Gran Picco, é preparar um gnocchi de ricota com espinafre Mamma Emma. É muito simples!
Ingredientes
- 350 g de Gnocchi Italiano Mamma Emma (Ricota com Espinafre)
- 50 g de manteiga
- 10 folhas de sálvia fresca
- 100 ml de água
- Queijo ralado a gosto (parmesão ou grana padano são ótimas opções)
Modo de preparo
- Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio e adicione as folhas de sálvia. Deixe perfumar por alguns segundos.
- Acrescente o gnocchi diretamente na frigideira, com a água. Cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos, mexendo delicadamente até que os gnocchis fiquem macios e envoltos no molho de manteiga e sálvia.
- Finalize com o queijo ralado por cima e sirva imediatamente.
Borgo Thaulero
Localizada na região de Abruzzo, a Borgo Thaulero é uma cooperativa que nasceu da união de pequenos produtores locais. Com forte compromisso com a sustentabilidade e a valorização do território, a vinícola produz vinhos autênticos, sobretudo utilizando as uvas autóctones, como Montepulciano e Trebbiano.
O Expert Claudio Pinto indica o branco Pinot Grigio e o tinto Sangiovese para momentos leves e descontraídos. Para os dias mais quentes, o Pinot Grigio vai bem com saladas cítricas ou com balsâmico, peixes, frutos-do-mar, queijos leves (ricota, queijo de cabra) e massas com molhos brancos.


Já para as noites amenas, o Sangiovese Borgo Thaulero é um tinto italiano versátil, perfeito para acompanhar massas com molho vermelho, pizzas, carnes grelhadas e queijos curados.


Bartali
A vinícola Bartali é uma referência da Toscana, região mundialmente famosa pela produção de vinhos de alta qualidade. Fundada com base em valores familiares, ela preserva receitas tradicionais, mas investe em tecnologia para aperfeiçoar seus processos.
A vinícola soma mais de 160 hectares em vinhedos e propriedades, e mais de 2,5 milhões de garrafas produzidas por ano.

Toscana: a região mais famosa da Itália em termos de vitivinicultura.
Entre alguns rótulos selecionados pelo Expert, estão o branco Centalto Bartali e o poético Vernaccia di san Gimignano, citado na Divina Comédia.
Vernaccia di san Gimignano
A Vernaccia di San Gimignano, originária da Toscana, é um dos vinhos brancos mais emblemáticos da Itália. Foi a primeira denominação de origem controlada (DOC) reconhecida no país, em 1966, e posteriormente elevada à categoria DOCG em 1993.
Mas o que torna esse vinho ainda mais especial é seu toque literário: ele foi citado por ninguém menos que Dante Alighieri na Divina Comédia. Na mesa do carioca de coração, o rótulo vai bem com pratos leves e frescos: peixe grelhado na brasa, salada de frutos-do-mar ou até um ceviche tropical.


Centalto Bartali
O Centalto Bianco Bartali é um vinho branco leve e refrescante, feito com uvas Malvasia e Trebbiano, com aroma frutado, notas florais e um perfil equilibrado — ótimo para dias quentes e pratos leves.
Apesar de ser produzido na Toscana, região famosa pelos vinhos tintos encorpados, o Centalto Bartali é um vinho que foge do óbvio, combinando com entradas e pratos leves.


Sella & Mosca
Situada na Sardenha, a Sella & Mosca é uma das maiores e mais icônicas vinícolas da ilha. Fundada em 1899 por dois piemonteses — o engenheiro Sella e o advogado Mosca — a vinícola nasceu do desejo de transformar terras áridas da Sardenha em um polo de excelência enológica.
Seus vinhos apresentam personalidade forte, com notas que remetem à mineralidade e ao frescor da região. É referência na produção de uvas como Cannonau, Carignano, Vermentino e Torbatо.


Para apreciar um Sella & Mosca, Claudio Pinto recomenda o rótulo Vermentino di Sardegna e Alghero Torbato DOC, vinhos brancos e elegantes, minerais na medida certa. Combinam com frutos-do-mar, saladas e pratos leves, como esse delicioso fettuccine com vieiras e tilápia por Carlos Ohata.
Masso Antico
A Masso Antico tem raízes na Puglia, no sul da Itália, região conhecida por seu clima quente e solos férteis.
Para experimentar o sabor típico dos vinhos da Puglia por meio dos rótulos Masso Antico, o Expert Claudio Pinto indica o rosé Primitivo Salento. Seu perfil harmonioso equilibra a doçura das frutas com a acidez. É uma excelente escolha para acompanhar pratos leves, como saladas, frutos-do-mar, aperitivos e receitas à base de frango ou peixe grelhado.


Sabia que é possível fazer uma receita do mar 100% vegetariana? Experimente harmonizar seu rosé Primitivo com essa casquinha de siri (sem siri!), feita com palmito de pupunha. Acompanhe a receita do Expert Lorena Abreu.
A riqueza das regiões italianas
Conhecer as diferentes vinícolas é explorar a variedade do terroir italiano. Cada região imprime nos vinhos a marca de seu clima, de suas tradições e de sua história. Se você deseja mergulhar ainda mais nas regiões vinícolas e na gastronomia local, confira mais artigos para deixar a sua experiência com os sabores da Itália e baixe os catálogos de vinhos Zona Sul:
- As regiões da Itália: uma viagem pelos terroirs
- Os vinhos italianos que representam a região da Sicília
- Itália em casa: aprenda 7 legítimas receitas italianas com Experts e Chefs Zona Sul
- Desvendando a Itália e as suas regiões
- Um passeio pela Itália através dos vinhos
