Será que você conhece a variedade da gastronomia italiana? Geralmente, é o macarrão o prato que vem à cabeça quando se fala em um menu típico do país da bota, mas a diversidade de sabores é muito mais rica do que você possa imaginar. Que tal aprender receitas com os Experts e Chefs Zona Sul para fazer sua viagem sem sair de casa? Buon appetito!

Aqui você vai ver:

A gastronomia italiana

Em primeiro lugar, é importante saber que a gastronomia é um reflexo dos aspectos culturais de uma sociedade. No caso da culinária italiana, ela se desenvolveu através dos séculos, com raízes que remontam ao século IV a.C. e influências da cozinha etrusca, da antiga Grécia, da antiga Roma, e das culturas bizantina, judaica e árabe.

Além disso, a Itália tem a mais rica tradição de vida urbana do mundo. Não é por acaso, por exemplo, que muitíssimos produtos e pratos levam o nome de uma cidade: bisteca à fiorentina (Florença), presunto de Parma, risotto à milanesa (Milão), pizza napolitana (Nápoles). Esses são só alguns fatores que explicam porque os italianos comem tão bem.

gastronomia italiana

Vários pratos italianos levam o nome das suas regiões de origem.

Para conhecer mais sobre os pratos que fazem parte da variada gastronomia italiana, ouça o episódio do podcast Gastronomia Carioca no Spotify, por Marcelo Scofano:

Além dos pratos principais

Apesar de ser reconhecida pelas pizzas, risottos, pelos inúmeros formatos de massas e pelos clássicos molhos de tomate, o cardápio italiano inclui condimentos como os acetos balsâmicos e a mostarda di Cremona, doces típicos como o inconfundível tiramisú, uma grande variedade de biscoitos e os panettones e pandoros, apreciados nas festas de fim de ano.

No mundo das bebidas, coquetéis como o Negroni e um imenso universo de vinhos italianos pode harmonizar com os seus momentos especiais.

@zonasulsupermercado Você sabia que o Drink Negroni foi criando na Itália? Faça o seu em casa e aproveite os Sabores da Itália no Rio! #ZonaSulTáOn #SaboresDaItália ♬ Sunrise – Official Sound Studio

Hora da receita

Melhor do que saber sobre os pratos italianos é poder prová-los! Por isso, fique de olho nas receitas e no passo a passo de cada uma delas. Aperte o play!

1 – Risottos

Se você é um apaixonado por risottos, temos duas receitas para você se apaixonar.

O Expert Piero Cagnin prepara um risotto com lulas e ervilhas, com o toque do vinho branco, raspas de limão siciliano e ervas frescas.

Risotto com ervilhas e lulas por Piero Cagnin.

Você também pode conferir o risotto de morangos do Expert Marcelo Scofano, que utiliza o fruto de uma forma bem diferente do que estamos acostumados. Quer ver? Experimente!

Risotto de morango e balsâmico por Marcelo Scofano

2 – Burrata com caponata por Thiago Rossetti

Uma receita do Chef Zona Sul Thiago Rossetti que tem como ingredientes elementos clássicos italianos, como o Vermute, a Burrata, aceto balsâmico e passata de tomates.

Burrata com caponata por Thiago Rossetti.

3 – Gnocchi Caprese por Thays Costa

O gnocchi é um dos pratos com um tempero especial: afinal, existe a lenda do gnocchi da fortuna que ao ser consumido dia 29 traz riquezas. Você acredita nessa história? Não precisa esperar dia 29 para preparar esse delicioso gnocchi da Chef Zona Sul Thays Costa. Aperte o play e confira as dicas.

Gnocchi Caprese por Thays Costa

4 – Polenta com Ragu de Cogumelos por Ana Paula Legey

Um prato da Chef Zona Sul Ana Paula Legey para você aproveitar todos os benefícios dos cogumelos combinados a ingredientes como queijo parmesão e vinho tinto. Não tem como resistir!

Polenta com Ragu de Cogumelos por Ana Paula Legey

5 – Fusilli sem glúten ao funghi por Leo Salgueiro

O Chef Zona Sul Leonardo Salgueiro prova que é possível aproveitar todo o sabor das massas na versão sem glúten. O molho funghi com tomate seco combina perfeitamente a textura do fusilli e o resultado pode você provar em casa. Assista e confira:

Fusilli sem glúten ao funghi com Leo Salgueiro

6 – Linguine ao Bisque de camarão por Piero Cagnin

Um delicioso bisque de camarões com tomatinhos confitados é aquele abraço de sabores que você precisava pra hoje. A receita do Expert Piero Cagnin é fácil de aprender e vai ficar guardada num lugar especial da sua memória.

Linguine ao Bisque de camarão por Piero Cagnin

7 – Tiramisú à brasileira por Roberto Neves

Roberto Neves é Chef Zona Sul e adora utilizar ingredientes bem brasileiros, como cumaru e cacau nas suas criações. Mas qual será o resultado de fazer uma clássica receita italiana, o tiramisú, com um toque verde e amarelo? Uma coisa é certa: o vídeo dá água na boca!

Tiramisu à Brasileira por Roberto Neves

Você sabia que na gastronomia italiana tinha tanta variedade? Isso é só o começo, porque o país oferece uma riquíssima diversidade em pratos e ingredientes, como você pode ver aqui! Para ficar por dentro de mais receitas legítimas, baixe o e-book de receitas e prepare o seu menu favorito pra hoje.

E-book Sabores da Itália Zona Sul 2022