Ela é redondinha, apetitosa, versátil e fácil de comer. A italianíssima massa italiana conhecida como gnocchi ou nhoque – cuja grafia representa a sonoridade da palavra – é querida por muitos e protagonista de um popular costume gastronômico realizado no dia 29 de cada mês: o “nhoque da fortuna”. Mas o universo dos nhoques é muito mais variado do que parece e você pode descobrir diversas receitas para apreciar esse delicioso prato com os Experts e Chefs Zona Sul.
Aqui você vai ver:
- Gnocchi: o sabor da versatilidade
- Nhoque da fortuna: a origem da lenda
- Receitas dos Chefs e Experts Zona Sul
- Nhoque para os práticos
Gnocchi: o sabor da versatilidade
O gnocchi, ou nhoque para os brasileiros, é um massa tipicamente italiana, cujo nome deriva de nocchio, que significa “nós” em italiano. A origem da palavra faz menção ao visual do prato, cuja particularidade é o formato de pequenas bolinhas (ou “nós) servidas com molho.
Em bolinhas ou enroladinhos com ranhuras, o formato do gnocchi é único.
Algumas fontes indicam que a origem do prato remonta à Roma Antiga, que já executava a receita utilizando semolina e água como ingredientes. Outras fontes revelam que em locais menos abastados, eram utilizados restos de pão ralado com farinha e água.
Acredita-se que o nhoque tenha sido um antecessor das massas, e os registros históricos mostram que o termo nhoque (gnocchi) às vezes era usado de forma intercambiável com a palavra maccherone, termo que se referia a todas as massas em geral.
No entanto, a partir do século XVI, as batatas cozidas e amassadas passaram a ser introduzidas na receita, popularizando o gnocchi como atualmente é conhecido.
No entanto, hoje em dia, é comum encontrar as mais variadas formas de se preparar nhoque utilizando legumes, verduras e ingredientes regionais. Entre os nhoques alternativos mais famosos estão os feitos com abóbora, espinafre e mandioca. Da mesma forma, é possível apreciar os nhoques sem recheios e os recheados, que adicionam uma camada a mais na experiência gustativa.
Qual molho combina com nhoque?
Para quem acha que a combinação de molhos e massas é aleatória e prefere decorar as receitas, na realidade, tudo fica mais fácil quando entende-se que as pastas combinam com certos molhos de acordo com a sua classificação. A principal classificação de formatos está entre massas curtas, como penne, fusilli, farfalle, e longas, como talharim, spaghetti, fettuccine, e outras com mais de 10 cm de comprimento.
Dependendo do formato, o molho gruda na massa com mais ou menos intensidade. Massas longas vão bem com determinados molhos, geralmente mais fluidos como ao sugo ou bolonhesa, enquanto as curtas combinam com os molhos mais densos, como quatro queijos. Todavia, não é uma regra e tudo é uma questão de gosto.
Sendo assim, o gnocchi, por ser uma massa curta, geralmente está presente em receitas que levam molhos mais encorpados, como os de carne, um molho cremoso de queijo, bechamel, pesto, entre outros.
Nhoque da fortuna: a origem da lenda
Quem nunca deixou uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque no dia 29 para atrair riquezas, que atire a primeira pedra! O ritual do “nhoque da fortuna” é bem popular no Brasil e alguns restaurantes reservam a data para servirem a massa como opção principal do dia.
Fato é que a origem desse rito é deveras misterioso e muitos italianos de nascença dizem que esse costume nada tem de “original” e é pura invenção dos americanos.
Por outro lado, uma versão mais romântica da história aponta para a vida de São Pantaleão, que andava pelas ruas disfarçado de andarilho, pedindo alimentos e esmolas para reconhecer o caráter das pessoas.
Em uma das suas caminhadas em busca de bons corações, uma família o recebeu e, mesmo humilde, compartilhou com o santo o pouco que tinha, rendendo apenas sete unidades de gnocchi para cada um. Como forma de gratidão, São Pantaleão deixou debaixo de cada prato moedas de ouro, que mudaram o destino daquela família. A história explica a origem do costume de deixar notas embaixo dos pratos, entretanto, não explica o porquê da escolha do dia 29.
Seja real ou fictícia, a lenda do nhoque da fortuna é uma forma divertida de unir a família e os amigos para apreciar um delicioso almoço ou jantar juntinhos, compartilhando histórias com sabor de afeto.
Receitas dos Chefs e Experts Zona Sul
Deu vontade de fazer o seu nhoque em casa? Salve as receitas dos Chefs e Experts Zona Sul e escolha a sua favorita pra preparar hoje!
Nhoque Caprese por Thays Costa
O nhoque caprese é inspirado na salada caprese tipicamente italiana, que combina as cores da Itália em forma de ingredientes, juntando tomates, manjericão e mozzarella de búfala.
Ingredientes
- 500g de Gnocchi Mamma Emma Tomate e Muçarela pré-cozido
- 30g de manteiga com sal para saltear
- 1 colher de Azeite Monini
- 1 cebola branca picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata de Tomate Cubetti San Francesco
- 2 caixinhas tomate cereja cortada ao meio, aproximadamente 400g
- 1 1/2 colher de chá de sal
- Pimenta do reino a gosto
- Páprica em pó, doce ou defumada, a gosto aproximadamente 1 colher de chá
- Açúcar a gosto
- 100 ml de creme de leite fresco
- 1 ramo de manjericão
- 1 pacote mini mozzarella fresca
Modo de preparo
- Gnocchi: em uma frigideira pré-aquecida com a manteiga, adicione os gnocchi já pré-cozidos e salteie até dourar e reserve.
- Molho: Numa panela pré-aquecida com azeite coloque a cebola picada e o alho e deixe murchar. Junte a lata de tomate em cubos, a páprica, açúcar, sal, pimenta e deixe ferver por uns 2 minutos. Adicione o creme de leite fresco, tomates picados e umas folhas de manjericão. Mexa por 1 minuto e apague o fogo.
- Montagem: num refratário coloque os gnocchi salteados, disponha o molho de tomate por cima e espalhe uniformemente as bolinhas de mozzarella e leve ao forno por uns 15 minutos para derreter. Retire do forno e sirva com folhas frescas de manjericão e queijo parmesão bem fino.
Nhoque alla Sorrentina por Thiago Rossetti
O Chef Zona Sul Thiago Rossetti traz uma receita deliciosa de nhoque alla sorrentina que é de deixar qualquer um com vontade. A reeceita, chamada também de nhoque sorrentino (da região de Sorrento), é um clássico da culinária italiana e o seu diferencial está no fato de ser assada no forno, além do cozimento, integrando os sabores da massa e do molho.
Nhoque ao pesto com crisp de presunto cru
Nhoque é o tipo de massa que vai bem com todos os molhos. E o molho pesto não fica de fora. O italianíssimo pesto é perfeito para quem ama o frescor do manjericão. A receita da Expert Lorena Abreu faz parte do e-book Receitas da Cozinha Saudável, que você pode baixar gratuitamente.
Ingredientes
- 1 pacote de nhoque San Frediano (500g)
- 100g de molho pesto Al Basílico San Francesco (190g)
- 6 fatias de presunto cru Jamón Serrano Espanhol a granel (kg)
- Folhas de basílico fresco a gosto para decorar
- Fio de azeite extravirgem espanhol Pontezuela (500ml)
- Pitada de sal marinho
Modo de preparo
- Cozinhe o nhoque de acordo com a embalagem. Adicione sal na água e assim que o nhoque subir no nível da água, retire, escorra e transfira para uma frigideira untada com azeite. Deixe dourar bem e reserve.
- Pré-aqueça o forno à 230 graus. Espalhe as fatias de presunto cru em um tabuleiro antiaderente e assim que ele estiver seco e firme, retire e espere esfriar. Assim que esfriar, ele vai estar bem crocante. Quebre grosseiramente.
Reserve. - Finalização: com a frigideira desligada, junte o molho pesto e as folhas de basílico e misture bem. Retire, coloque em um prato e decore com o crisp de parma. Sirva em seguida.
Nhoque de banana-da-terra ao molho de curry e shimeji
Nem só de batata é feito o nhoque! Sabia que até mesmo a banana-da-terra pode servir de ingrediente para esse delicioso prato? Confira como fazer esse nhoque brasileiro com Lorena Abreu:
Ingredientes para a base (3 porções)
- 1 banana-da-terra grande e madura cozida
- 1 gema
- Farinha de arroz quanto baste para dar liga
- Pitada de sal
- Água fervente quanto baste para cozinhar
- Azeite extravirgem para grelhar
Ingredientes para o molho
- 1/2 bandeja de cogumelos shimeji
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 dente de alho picadinho
- Folhas de coentro picadinho
- 500mL de leite de coco
- 2 colheres de sopa de curry
- Sumo de 1/2 limão
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Azeite extravirgem a gosto para grelhar
Modo de preparo
- Base: faça um purê com a banana e junte todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude das mãos. Modele os nhoques e reserve. Em uma panela média-grande, coloque água e assim que ferver, coloque sal e cozinhe até as bolinhas subirem. Retire e grelhe em uma frigideira anti-aderente untada com azeite até que fique dourado dos dois lados.
- Molho: em uma panela anti aderente, aqueça um pouco de azeite e doure os cogumelos. Assim que dourarem, coloque o alho e o gengibre. Assim que começar a dourar, tempere com sal, sumo de limão e deixe absorver o sabor. Em seguida, coloque o leite de coco com curry dissolvido e despeje na panela. Ajuste o sabor e coloque o coentro. Misture bem e deixe apurar os sabores.
- Montagem: coloque o nhoque em um prato fundo e cubra com o molho de shimeji com leite de coco e curry, decorando com coentro.
Nhoque para os práticos
Se você não é do time dos que gostam de preparar a comida e sim de degustá-la, a dica é garantir a sua massa prontinha para consumo da linha Cozinha do Mercado, marca exclusiva Zona Sul para os cariocas de coração.
O supermercado mais amado do Rio conta com mais de 25 marcas desenvolvidas especialmente para os cariocas, com toda a qualidade que ele merece. Do café da manhã ao happy hour, você conta com produtos para o seu dia a dia, como os laticínios Da Matina, chocolates veganos Chokoé, sucos e cafés Me Bebe, pizzas de fermentação natural Panetto e até as ecobags mais estilosas do Rio, da linha Amo Rio.
Experimente seu nhoque com gostinho de praticidade ou faça uma visita no Zona Sul mais perto de você com serviço de spaghetteria e se delicie com um gnocchi quentinho saindo do forno! Bom apetite!