É fato que um prato colorido é sinônimo de um prato nutritivo. Uma alimentação variada e balanceada, composta de frutas, verduras e legumes, combinada a uma rotina de exercícios físicos, é a chave para uma saúde em dia.
Tendo isso em mente, vamos falar sobre um alimento de cor vermelha, famoso por seu sabor único, versatilidade e benefícios: o tomate. Usado em molhos, espetinhos, tortas, saladas e até drinks, existem vários tipos de tomates, cada um indicado para usos específicos.
Curiosidade: apesar de muita gente achar que o tomate é um legume, por ser comumente utilizado em saladas, na verdade ele é cientificamente um fruto devido à forma com que ele se desenvolve e cresce.
Benefícios
Os tomates, assim como alimentos de cor vermelha em geral, são ricos em licopeno, o qual possui forte ação antioxidante, além de vitaminas A, B, C, fósforo, potássio e muito mais. O licopeno, aliás, faz muito bem para a pele, tornando-a menos sensível aos efeitos dos raios solares. Todavia, isso não invalida o uso de protetor solar.
Além disso, a quantidade de vitaminas A e C é ideal para a saúde dos olhos, prevenindo o aparecimento de cataratas. Outros benefícios:
- Faz bem pro coração
- Auxilia na saúde dos ossos
- Combate inflamações no corpo
- Ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue
- Reduz o risco de câncer de próstata e muito mais.
São muitos os tipos de tomates existentes. Sabendo usar o tipo ideal para cada receita, o resultado será ainda melhor.
Tipos de tomate
São muitos os tipos de tomates existentes. Sabendo usar o tipo ideal para cada receita, o resultado será ainda melhor. Muito comuns na culinária italiana, o famoso pomodoro pode ser consumido in natura, em saladas e pratos diversos, na forma de molhos e até mesmo como suco. Veja, a seguir, os principais tipos comercializados no Brasil, que você encontra aqui no Zona Sul. Conheça tomates populares, diferenciados e também os de produção orgânica. Aproveite e saiba mais sobre alimentos orgânicos.
Tomate Carmen
Este é o tipo de tomate mais comercializado no Brasil. Também leva o nome de tomate longa vida por durar bastante tempo na geladeira. É ideal consumir assado ou em saladas, principalmente por sua textura mais firme. Não é ideal para molhos, pois geralmente ficam aguados. Para molhos, o Rama ou Italiano são mais indicados.
Uma ideia simples e saudável de consumir o tomate é em uma deliciosa salada Caprese. Siga o passo a passo da receita do Expert em queijos e frios André Guedes.
Tomate Rama
É um tomate com sabor bem adocicado, ideal para pratos quentes ou frios. Não é muito ácido, sendo ideal para molhos. É comercializado em ramos.
Confira no vídeo abaixo de onde vêm os tomates Grape e Rama que você encontra no Zona Sul. Os produtores da Mallmann explicam todo o processo que dá ao tomate um sabor diferenciado e qualidade de verdade! Assista:
Tomate Italiano
Possui formato alongado, é bem carnudo e possui poucas sementes e menos água. Por ter gosto doce e forte, é ideal para molhos e até drinks (já ouviu falar de Bloody Mary?) e sucos. Precisa ser consumido rápido, pois estraga fácil.
Falando em Bloody Mary, uma dica é conhecer o Bar do Rio, um ambiente aconchegante e agradável para você consumir seus drinks preparados por especialistas em mixologia. Saiba mais sobre o Bar do Rio e visite o mais próximo de você.
Tomate Cereja
Este tomate tem o sabor adocicado, é aguado e refrescante, ideal para espetinhos, saladas, aperitivos e massas. Usa-se também para enfeitar pratos sofisticados. Por ser aguado, não fica muito bom em molhos.
Tomate cereja vai bem com canapé de bacalhau do Expert Carlos Ohata. Aperte o play:
Tomate Sweet Grape
É a versão “pequena” do tomate italiano. Tem o formato parecido com o de uma uva, por isso o nome. De sabor também adocicado, é uma delícia em molhos, saladas, pratos quentes e também pratos frios, combinado com queijos e ervas. Além disso, o tamanho é ideal para carregar na bolsa e consumir como lanche na hora que bate aquela fome.
Tomate em forma de molho
Para suas receitas, a sugestão são os produtos da marca San Frediano, disponíveis em diversos sabores. Os Pomodori Pelati, por exemplo, são tomates sem pele, inteiros, ideal para molhos ou como acompanhamento para pães, carnes e massas. Não deixe de aproveitar, também, a Passata Di Pomodoro San Frediano, a pura polpa do tomate cozida, sem pele, sem sementes e sem conservantes. A marca comercializa, também, tomates secos em potes de 160 g.
Tomate pra todos os gostos
Se você é um admirador deste fruto versátil, pode inserir tomate em todos os tipos de refeição. Desde bebidas refrescantes até sopas bem quentinhas para um clima mais frio. E um doce de tomate? Já experimentou?
E para os mais tradicionais, existem inúmeras possibilidades de inserir o seu tomate como ingrediente nas suas receitas. Um exemplo é uma boa pizza margherita com manjericão e tomate que você encontra nas pizzarias Zona Sul.
Por fim, capriche no consumo do tomate e varie os ingredientes coloridos no seu prato. Afinal, quanto mais cor no prato, melhor!