Sua descrição no perfil do Instagram já entrega logo: “aproveitando tudo dos alimentos”. Nay Santana é uma chef jovem em idade mas com um vasto leque de experiências e conhecimento acadêmico. Com criatividade, Nay prova que é possível pensar em receitas saborosas, nutritivas e, sobretudo, sustentáveis, evitando desperdícios. Conheça mais sobre Nay Santana – que já compartilhou seus conhecimentos na Estação Sabores Zona Sul – e aprenda receitas com a Chef.

Aqui você vai ver:

Quem é Nay Santana

Cozinheira e personal chef, Nay Santana nasceu em Belford Roxo, na baixada fluminense, cresceu na Pavuna, zona norte do Rio, e atualmente mora em Copacabana. Não tem como negar que Nay é carioca de coração e seu amor pela gastronomia vai muito além das fronteiras geográficas, somando experiências mundo afora.

Cursando gastronomia e nutrição na UFRJ e com especialização em Soberania Alimentar e Nutricional, Nay Santana desenvolveu sua paixão por cozinhar ao lado de sua avó paterna, ainda na adolescência, nutrindo ali seu amor pela gastronomia afetiva.

“Quando criança eu dizia que seria médica, cardiologista, depois quis ser nutricionista e a vida me levou pra casa da minha avó onde descobri que tinha dom pra ser cozinheira.”

Chef Nay Santana

Em 2018, Nay abandonou o curso de nutrição para se dedicar 100% à gastronomia e começou a empreender, fundando uma empresa de comida congelada que lhe rendeu uma excelente experiência, mas acabou encerrando as atividades durante a pandemia.

Entretanto, o futuro reservava novas surpresas à chef, que começou a se dedicar a pequenos eventos e aos poucos foi crescendo no mercado, atuando como cozinheira em grandes restaurantes, como o Spazziano, em Ipanema. Em seguida, alçou novos voos como personal chef, elaborando menus em eventos e nas casas de clientes que admiravam seu trabalho e indicavam seus serviços.

Especializada em aproveitamento integral de alimentos, Nay Santana também estudou gastronomia vegana na Espanha e dedica parte do seu tempo à culinária infantil, mostrando que comida de criança pode ser muito saudável, atuando como professora do projeto Nutrição e Educação nas Escolas com o Ciclo do Alimento, em oficinas para crianças do Complexo do Alemão e na Escola Quilombista Dandara dos Palmares. Ao lado de Regina Tchelly, Nay também ministra aulas na Marinha do Brasil.

Comida de criança pode ser saudável

Além das aulas sobre aproveitamento total de alimentos e aulas para a criançada, a chef realiza consultoria culinária infantil, através de um método exclusivo que consiste em conscientização, aprendizagem e prática.

O objetivo é educar sobre a importância da boa alimentação na infância, compreendendo o porquê dos alimentos serem saudáveis, desenvolvendo um novo paladar e mudança de hábitos. A tarefa pode parecer difícil em meio a uma sociedade que influencia a todo momento o consumo de alimentos industrializados, mas é possível com empenho e criatividade.

“Eu uso um método exclusivo, que foi criado com muitos anos de aprendizado prático. CAP – Conscientização, aprendizagem e prática.”

Chef Nay Santana

Alimentação consciente

Nay Santana explica em seu site oficial um dos principais fundamentos do seu trabalho, que é a alimentação consciente: “a abordagem que envolve prestar atenção plena ao ato de comer, cultivando consciência total dos alimentos que escolhemos, da forma como produzimos e das sensações que experimentamos enquanto comemos”.

De acordo com a Chef, a alimentação consciente visa melhorar a nossa relação com a comida de forma mais saudável, equilibrada e saborosa. Entre algumas atitudes que visam uma alimentação melhor está o aproveitamento integral dos alimentos que oferece várias vantagens que vão além da saúde e refletem no bolso, levando a uma grande economia no orçamento familiar. É um ciclo do bem, que beneficia a saúde, o meio ambiente e a sociedade de um modo geral.

“Alimentação consciente não é apenas o que comemos, mas como comemos e o meu trabalho como chef é entregar o melhor para quem consome e para nosso planeta.”

Chef Nay Santana

E por último, mas não menos importante, a Chef alerta que quando passamos a utilizar os alimentos em sua totalidade também conseguimos trabalhar com a economia doméstica. As cascas, sementes e outras partes que agora fazem parte da alimentação reduzem a necessidade de comprar mais alimentos para incrementar as refeições e isso acaba impactando na redução de custos no orçamento familiar.

Receitas: Nay Santana + Estação Sabores

A filosofia da chef Nay Santana inspirou oficinas e aulas na Estação Sabores, o espaço Zona Sul dedicado a conectar os cariocas de coração à gastronomia através do conhecimento, e a chef já ensinou receitas variadas, como paella, Pan Tumaca e cupcakes divertidos, para os Pequenos Experts colocarem a mão na massa.

“Participar da Estação Sabores foi uma experiência incrível. O Zona Sul tem uma ótima estrutura e uma equipe altamente receptiva. Foi um prazer compartilhar conhecimento tanto com adultos quanto com as crianças, nas oficinas de Pequeno Expert.”

Chef Nay Santana

Na aula sobre pratos espanhóis, Nay ensinou receita de Pa amb Tomàquet, uma entradinha muito tradicional na Catalunha. Como prato principal, a famosa e clássica Paella, um prato típico espanhol e muito apreciado em toda parte do mundo.

Para você sentir o gostinho dessas aulas incríveis, anote as receitas e faça você mesmo!

Pá amb tomaquet (Pan Tumaca)

Pa amb tomàquet é uma receita típica da Catalunha, que significa “pão com tomate” no idioma catalão. A entrada, conhecida também como pan tumaca em outros locais da Espanha, consiste em untar com tomate cru uma fatia de pão tostado. O segredo está em esfregar bem os ingredientes do modo certo, aproveitando o melhor dos aromas dos temperos.

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça o pão com azeite e esfregue a polpa do tomate. Em seguida, esfregue o alho e regue de azeite ao final do preparo.

Paella mista

A paella é um prato típico da culinária espanhola, originário da Comunidade Valenciana, que consiste em arroz cozido com ingredientes variados. A paella valenciana não contém frutos do mar e é feita geralmente com frango, feijão verde, tomate, azeite, alho e temperos. Já a paella com frutos do mar é considerada a paella mista, cuja receita é bem difundida globalmente, com as mais distintas variantes.

Ingredientes

  • 300g de mexilhão
  • 300g de camarão cinza ou rosa
  • 300g de polvo
  • 300g de peito de frango
  • 300g de chorizo espanhol
  • Camarão GG e ostras para enfeitar (umas 5 unidades)
  • 1 pct de 500g de arroz arbóreo
  • 1 vidro de azeite
  • 5 tomates frescos e maduros
  • Alho (1 cabeça)
  • 3 cebolas
  • 1 pimentão de cada cor
  • Açafrão
  • Vinho branco
  • Páprica e pimenta do reino

Modo de preparo

  1. Coloque o açafrão na água quente e aguarde cerca de 10 minutos para soltar o sabor e cor. Depois adicione o suco de limão. Reserve.
  2. Na panela, frite, no azeite, o alho, o tomate, a cebola, o pimentão vermelho e o pimentão amarelo.
  3. Acrescente a páprica, os mexilhões ( reserve)
  4. Vá fritando um tipo de carne por vez e reserve (por último camarão)
  5. Tempere com sal e pimenta.
  6. Junte o arroz e o vinho branco. Deixe o vinho secar.
  7. Acrescente a infusão de açafrão e suco de limão.

Conheça mais sobre a Estação Sabores

Para conhecer mais o mundo da gastronomia bem de perto, inscreva-se nos cursos Estação Sabores, realizados pelo Zona Sul, o supermercado mais amado do Rio. A programação dos cursos e eventos está disponível no no site, app e redes sociais. Parte do valor dos ingressos é revertido em cashback para os clientes, que podem adquirir produtos em qualquer loja Zona Sul.

As salas estão localizadas nas lojas Zona Sul Santa Mônica – Av. das Américas, 8.888, Barra da Tijuca e Ipanema – Rua Barão da Torre, 220. Conecte-se ao amor pela gastronomia com a gente!