Pode ser o prato que for: se tem camarão, ele é a estrela da receita! Com seu sabor indiscutível, o camarão é daqueles ingredientes que ou você ama ou odeia. Por isso, se você é do time dos apaixonados por este crustáceo de sabor único, fique de olho nas dicas e receitas dos Experts e Chefs Zona Sul para arrasar na cozinha.
Quem é o camarão?
O camarão, assim como a lagosta, lagostim, caranguejo, siri e cavaquinha, é um crustáceo. O que caracteriza um crustáceo é sua estrutura, pois possui patas articuladas, sem espinha dorsal, com um exoesqueleto formado pelo acúmulo de quitina, ou seja, possui uma “casca”, de onde deriva seu nome (crusta significa “carapaça dura” em latim).
O camarão é um crustáceo e está dentro da categoria “frutos do mar”.
A maioria dos crustáceos vive no mar, mas não é difícil encontrar em lagoas ou até mesmo em ambientes terrestres, como o tatuzinho-de-jardim, conhecido também como tatu-bolinha, erroneamente confundido com um inseto.
Na alimentação, os crustáceos e os moluscos (lulas, polvos, mariscos e ostras) são considerados frutos do mar. Assim como os peixes, são extremamente nutritivos e são ótimos substitutos para as carnes vermelhas.
Benefícios do camarão na alimentação
Considerado um crustáceo de baixa caloria, o camarão é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, ele é chamado de proteína completa e tem todos os aminoácidos que nosso corpo precisa. Além de ser um alimento com baixo teor de gordura é uma rica fonte de Ômega 3 e 6, ácidos graxos de ação anti-inflamatória no organismo.
O camarão, assim como os peixes, é uma poderosa fonte de Ômega 3, que reduz o risco de problemas cardiovasculares.
O crustáceo do bem também possui Vitamina D, a famosa “vitamina do sol”, que regula a absorção de cálcio e fósforo, essencial para ossos e dentes saudáveis.
Já o iodo, outro mineral bem presente no camarão, é essencial ao bom funcionamento da glândula tireoide, responsável pela síntese de hormônios essenciais para o crescimento físico, neurológico e manutenção do calor para o funcionamento de outros órgãos do corpo.
Atenção alérgicos: geralmente associada ao iodo, a alergia ao camarão acontece devido à proteína presente no crustáceo, a tropomiosina. Consulte o seu médico para mais informações.
Camarão na gastronomia
Camarão é aquele tipo de alimento que deixa sua marca registrada no prato: seu sabor é inconfundível. Pode ser na versão frita, cozida, grelhada ou assada: nada se perde do camarão. Até mesmo cabeça e cascas podem ser aproveitadas. O Expert Carlos Ohata recomenda o uso para fazer caldos e outros pratos com frutos do mar.
Geralmente, os camarões menores e médios costumam servir para o preparo de caldos, sopas e molhos. Já os camarões de variação grande, conhecidos como VG, podem ser servidos sozinhos, empanados ou como espetinhos.
Apesar de existirem vários tipos como o camarão cinza, branco, rosa, entre outros, Carlos Ohata indica que o tipo a ser indicado em receitas é muito relativo, pois o camarão rosa do mar que todos gostam, nem sempre está disponível devido à época do defeso. Todavia, como a maior parte dos camarões vêm das criações, é possível encontrar bastante variedade à venda, como na peixaria Zona Sul.
Uma outra dúvida recorrente é o que significa a numeração dos camarões nas peixarias e supermercados. Ela representa a proporção por quilo. Por exemplo: camarões pequenos 80 100 representam que em um quilo cabem de 80 a 100 unidades. Já um camarão 10 20 é grande, pois representam de 10 a 20 unidades por quilo.
Como escolher seu camarão
Ao comprar seu camarão, sempre verifique se a cabeça já está descolando do corpo e se já está mais escura a coloração. Se estiver apresentando essas características o crustáceo não está fresco.
Um camarão fresco tem cabeça e cauda bem presas ao corpo e casca brilhante e sem manchas.
Já a dica do Expert Carlos Ohata para limpar o camarão é passar um pouco de sal na mão para não escorregar e usar um palito de dente para puxar as sujidades do camarão.
Você também optar pelas versões limpas, descascadas e congeladas disponíveis no supermercado mais amado do Rio.
Receitas com camarão
Se você é um camarão lover, prepara para salvar este post nos seus favoritos, pois tem receita para cada dia da semana. Capriche nos frutos do mar e aproveite para combinar com vinhos brancos, rosés e até mesmo ousar com vinhos tintos jovens e pouco tânicos.
Camarão carabineiro na grelha
Você conhece o camarão carabineiro? O Expert Carlos Ohata ensina uma receita incrível e fácil com essa variedade que tem um sabor marcante e adocicado. Aperte o play!
Dica: grelhe os camarões em uma churrasqueira ou em uma frigideira, caso opte pelo fogão convencional.
Caldo curry asiático
Que tal combinar o sabor marcante do camarão com uma carne suína em um prato bem oriental? Aprenda a preparar esse incrível caldo curry para se conectar aos sabores da Ásia.
Sanduíche croissant de camarão
Sabia que o camarão refogado pode ser um recheio incrível para um croissant Panetto? O Expert Stanislas Brito mostra como preparar um sanduíche pra lá de incrível.
Arroz de bobó de camarão com vinagrete picante
É hora de colocar mais brasilidade no seu prato com esse arroz de bobó de camarão do Expert Marcelo Scofano. Baixe o e-book Sabores do Brasil e confira a receita completa.
Pad thai
Um prato que é símbolo da cultura tailandesa, o Pad Thai é o prato ideal para quem deseja saborear generosos camarões VG. Aperte o play e veja como fazer sua receita.
Risotto de camarão com burratta
Não podia faltar um delicioso risotto, típico prato italiano! Baixe o e-book Sabores do Mundo e anote a receita da Chef Zona Sul Beth de Sá.
Não deixe de escolher agora o ingrediente para preparar suas receitas, afinal, “camarão que dorme a onda leva”!
Pizza de camarão
Falando em culinária italiana, nada como uma boa pizza! A Chef Zona Sul Thays Costa ensina a customizar sua pizza com camarões e temperos especiais.
Camarão na culinária japonesa
Para quem adora pratos da culinária japonesa, a presença do camarão é marcante em diversas criações. Seja em sushis, sashimis, temakis ou tempurás, você pode experimentar todas essas delícias no Sushi Bar Zona Sul.
Para harmonizar, nada melhor do que os saquês que você encontra no Zona Sul!
Expert Carlos Ohata
Peça já seus pescados congelados e frutos do mar frescos pelo site ou diretamente na peixaria Zona Sul. Confira o endereço da loja mais perto de você ou faça seu pedido pelo WhatsApp.