Maranhense e descendente de indígenas, Lucélia Barros também é carioca de coração e faz parte do time de Chefs Zona Sul. Com criações originais e com o sabor da nossa terra, Lucélia revela de onde vêm suas inspirações. Confira a entrevista com a Chef e se inspire nessa viagem pelos sabores do Brasil.
Aqui você vai ver:
Os Chefs Zona Sul
Lucélia faz parte do time de Chefs Zona Sul, uma equipe de chefs especializados em imprimir o sabor do afeto em cada uma das receitas preparadas para o Café da Manhã e Salada Bar Zona Sul.
Assim como Lucélia, nomes como Jéssica Oliveira, Tarsila Lima, Leonardo Salgueiro, Thays Costa, Bia Souza, Ana Paula Legey, David Eleutério, entre outros, cuidam do café da manhã e do Salada Bar das lojas Zona Sul com o serviço disponível. Afinal, o Zona Sul é muito mais que um supermercado, mas um lugar para comer e viver bem!
Um bate-papo com Lucélia Barros
Para mergulhar no universo criativo da Chef Zona Sul Lucélia Barros, mais importante do que provar os seus quitutes é conhecer as experiências que estão por trás de cada preparo. Afinal, a gastronomia é muito mais do que cozinhar ou comer, mas representa o carinho e o cuidado com quem se ama e o valor de pertencimento a um grupo ou família.
E para Lucélia, não faltam histórias para temperar cada uma de suas receitas. Confira:
O que a cozinha brasileira representa para você?
A cozinha do Brasil é rica, diversificada e saborosa. Comparo com o nosso Carnaval: colorido e gostoso de participar.
A culinária nacional traz influências de diferentes culturas: portuguesa, africana, indígena, entre outros. Quanto à herança cultural indígena, quero destacar minha família, com a qual tenho diversas memórias afetivas e o apego ao valor do alimento servido à mesa.
“A receita de moqueca maranhense que leva ovo cozido eu aprendi com minha avó indígena.”
Chef Zona Sul Lucélia Barros
Hoje em dia, nossos produtos e chefs são valorizados no mundo todo. Entre os pratos que estão em alta no cenário internacional encontramos:
- Moqueca maranhense: apresenta a pimenta-de-cheiro e o ovo cozido, além do peixe e uma grande variedade de temperos.
- Cupuaçu: ingrediente regional que dá origem a pratos como mousse de cupuaçu, pudim de cupuaçu e cheesecake de cupuaçu, finalizada com phisalys, conhecida no Maranhão como canapum.
- Caju: uma fruta que além de fazer um delicioso vinagre pouco conhecido, também dá origem à cachaça. A bebida, além de ser deliciosa para degustação, também serve para marinar um belo pernil e ressalta o sabor cítrico na cocção de peixes. Vale lembrar que peixes brasileiros também fazem sucesso lá fora, como o pirarucu.
Qual o seu toque de Chef nas suas criações?
Além da brasilidade, utilizo alguns temperos in natura, os quais não abro mão: pimenta-de-cheiro, alho, cebola e, principalmente, as ervas aromáticas, que considero minha identidade.
“A paixão tenho por temperos naturais vem da minha família. Todos plantam e colhem para dar mais sabor à comida. Esse costume vem de gerações.”
Chef Zona Sul Lucélia Barros
Minha especialidade é a padaria, que amo de coração. A minha maior escola foi o Zona Sul, onde me formei e tive todo o apoio para concluir uma faculdade de Gastronomia. Atualmente, tenho muito orgulho de fazer parte dos time de Chefs Zona Sul.
“Minha paixão na padaria é a pestana nos pães e principalmente nas baguetes é assinatura de quem faz com amor.”
Chef Zona Sul Lucélia Barros
Você tem uma história com o Zona Sul. Conta pra gente!
Minha história com o Zona Sul tem tempo! Vou fazer 24 anos de Zona Sul e comecei como empacotadora. Com o passar do tempo, eu me interessei pela área de padaria, onde criei um vínculo. Logo após me tornar balconista, fiz uma especialização na área de padaria e me tornei chefe, depois especialista de pães e bolos e, por fim, fiz o processo para Gestor Gastronômico, atividade em que atuo até hoje como Chef Zona Sul.
Como é sua rotina como Chef Zona Sul?
A minha rotina é o “sangue nas veias”! A padaria, em primeiro lugar, é a minha inspiração para começar o dia com produtos de qualidade no balcão para o café da manhã. Já no Salada Bar, a salada caprese não pode faltar e o quiche de figo com queijo de gorgonzola e geleia de figo é o querido da nossa loja!
Aprenda receitas com os sabores do Brasil
Você também é apaixonado pela culinária brasileira? A riqueza dos ingredientes regionais e os pratos típicos de cada região também podem fazer parte do seu menu. Para aprender receitas variadas, incluindo drinks e sobremesas, fique de olho nas dicas:
- E-book Sabores do Brasil 2023
- Drinks brasileiros: os coquetéis que têm os sabores do Brasil
- Brasil no prato: como utilizar ingredientes regionais brasileiros no seu dia a dia
- Sabores do Brasil: 10 receitas com ingredientes da nossa terra
- Gostinho de Brasil: aprenda a harmonizar queijos e vinhos produzidos no país