Com mais de 30 anos de tradição, o grupo Miolo é um nome de peso quando o assunto são vinhos e espumantes nacionais. Com variedades de vinhos obtidos a partir de uvas plantadas em vinícolas dentro e fora do Brasil, o leque de opções Miolo engloba diversos sabores que harmonizam com qualquer momento que você desejar. Falando nisso, vamos aprender a combinar os vinhos Miolo com o outono carioca? Boa degustação!

Aqui você vai ver:

Conheças as origens do Grupo Miolo

A história da família Miolo no Brasil começa em 1897. Entre os milhares de imigrantes italianos que vieram ao país em busca de oportunidades, estava Giuseppe Miolo, um jovem que já tinha nas veias a paixão pela uva e pelo vinho.

Ao chegar ao Brasil, Giuseppe foi para Bento Gonçalves e entregou suas economias em troca de um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, chamado Lote 43. Lá começou a plantar uvas, dando início a tradição vitícola da família no Brasil.

Na década de 70, a família foi pioneira no plantio de uvas finas, mas nos anos 80, uma crise atingiu as cantinas dificultando a comercialização de uvas finas e forçando a família Miolo, a produzir o seu próprio vinho para a venda a granel para outras vinícolas. Em 1989 surge assim a Vinícola Miolo @grupomiolo, com apenas 30 hectares de vinhedos.

O negócio foi crescendo e, em 1992, a primeira garrafa assinada pela família foi um Merlot safra 1990, que na partida inicial teve 8 mil garrafas produzidas. Em seguida nasceu o Miolo Seleção, o vinho mais distribuído do grupo.

Hoje em dia a Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional, além de ser uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil. A produção dentre as 4 vinícolas do grupo soma, em média, 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares.

Miolo: desde 1989 apresentando ao mundo a qualidade e a tradição dos vinhos e espumantes brasileiros.

Assista um pouco dessa história através do olhare do Expert Dionísio Chaves, nesse tour exclusivo do Zona Sul pelas vinícolas brasileiras:

Vinhos brasileiros por Zona Sul: Grupo Miolo.

Seleção para o seu outono

Não é difícil imaginar que com mais 30 anos de produção, a Miolo ofereça diversas opções de vinhos e espumantes deliciosos para qualquer estação do ano. Entretanto, como estamos curtindo as suaves amenidades climáticas do outono, o Expert Dionísio Chaves selecionou rótulos para combinar perfeitamente com o clima da estação. Escolha os seus favoritos, peça online e receba no conforto da sua casa.

Conheça o Expert Zona Sul em vinhos Dionísio Chaves.

Espumantes Cuvée

O processo de elaboração do Miolo Cuvée Tradition segue o conceito francês do método Champenoise com fermentação na própria garrafa, onde o espumante permanece por 12 meses envelhecendo em caves subterrâneas da Vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos. Clique aqui e conheça mais sobre os métodos de dupla fermentação dos espumantes.

Espumante Branco Brut Miolo Cuvée Tradition

Com aromas delicados de frutas tropicais, com destaque para abacaxi e melão, com traços de hortelã, menta e toques de pão torrado. Alto frescor conferido pela sua acidez equilibrada. Deve ser servido de 6 a 8ºC.

Combina com saladas de folhas e tomate (desde que não contenham vinagre), carpaccios, ovas de peixe, bolinho de bacalhau e com um brasileiríssimo acarajé.

A efervescência e a acidez harmonizam com comidas gordurosas e com tendência à doçura.

Espumante Miolo Cuvée Brut Rosé

D cor salmão claro, perlages intensos, finos e com fundo de boca leve e fresco, o espumante Miolo Cuvée Brut Rosé é ótimo como aperitivo e acompanhando saladas, frutos do mar, pizzas vegetarianas carne de porco e queijos leves. De consumo imediato, deve ser servido a 6ºC.

Vinhos brancos

Os vinhos brancos são versáteis e combinam com diferentes ocasiões, tanto para aperitivos quanto para refeições mais encorpadas. Conheça alguns rótulos Miolo e veja como harmonizar:

Branco Miolo Chardonnay Reserva

Possui tonalidade amarelo palha claro com reflexos verdes, nariz frutado com aromas de frutas cítricas, flores brancas e toque mineral. Acompanha bem carne de porco, frango assado, saladas e queijos leves. Deve ser servido a 12ºC.

Por ser tratar de um vinho com passagem em carvalho, ele harmoniza com comidas de estrutura média e por contraposição, equilibra com pratos com tendência à suculência e à gordura.

Miolo Sauvignon Blanc Reserva

A Sauvignon Blanc produz alguns dos melhores vinhos brancos do mundo. Na temperada região da Campanha, em vinhedos próprios da família Miolo, a colheita das uvas é noturna, pois a baixa temperatura confere unicidade ao vinho.

O Miolo Sauvignon Blanc Reserva é um vinho de estilo jovem, muito refrescante, de elevada tipicidade, alta intensidade aromática e muito frescor ácido. Vai bem como aperitivo e acompanha saladas, peixes, massas, carnes brancas, pizzas e queijos de pasta mole.

Vinhos tintos

Os vinhos tintos têm aquele charme particular, potencializada pelo emblemático visual do líquido escuro na taça ideal. Mas não se engane: nem todo vinho tinto é igual. Um exemplos está no na seleção de vinhos de outono Zona Sul, onde existem 6 variedades de uvas que dão origem a distintos vinhos Miolo selecionados pelo Expert Dionísío Chaves. Conheça alguns rótulos:

Miolo Gamay Wild

O Miolo Wild Gamay, novidade Miolo, é livre até no nome: um vinho vegano, com leveduras selvagens e sem adição de sulfitos (SO2). Possui o selo vegano da The Vegan Society. Ou seja, significa que não leva insumos de origem animal na composição, o que não altera em nada a experiência sensorial.

Um tinto leve, frutado, equilibrado e muito agradável de beber, que combina com saladas, peixes, carnes brancas, queijos de massa mole e semidura, com destaque para o Emmenthal. Deve ser servido a 16ºC.

Miolo Reserva Tannat

De cor vermelho púrpura, com aromas de frutas vermelhas maduras e menta. Na boca, é encorpado, com taninos vivos, mas domados; tem bom equilíbrio e é bastante persistente.

Um vinho encorpado, com guarda de até 3 anos e deve ser servido a 18ºC. É ideal para acompanhar pratos principais com carnes gordurosas, massas com molhos picante e queijos curados, encontrados com facilidade entre os queijos artesanais brasileiros.

Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas.

Miolo Reserva Tempranillo

É elaborado na região sul da Campanha Gaúcha com a uva Tempranillo, uma variedade de amadurecimento precoce e muito famosa na Espanha, seu país de origem.

Encorpado, possui aromas de frutas vermelhas com notas de baunilha, especiarias e traço floral. Seu paladar é frutado, com bom frescor, taninos presentes e final agradável. Deve ser servido a 18ºC e guarda até 3 anos.

Harmoniza com um menu bem brasileiro: frango com quiabo, baião de dois, carne de panela e churrasco, que você pode aprender a preparar com o Expert Marcelo Malta. Além de penne gratinado e lasanha de calabresa.

Baixe o catálogo de vinhos de outono Zona Sul

Quer saber mais sobre vinhos brasileiros e harmonizações para o outono? Baixe o catálogo de vinhos Zona Sul edição 2022 e confira a seleção completa de vinhos 100% brasileiros para apreciar!

Vinhos de outono Zona Sul 2022.