Você também é do tipo que salva receitas para ver depois e acaba se perdendo? Ou não abre mão de um caderninho no “modo analógico” e precisa lembrar onde guardou? Para não ter dificuldades na hora de executar aquele prato maravilhoso que você aprendeu com os Chefs e Experts Zona Sul, aqui você vai encontrar dicas para organizar suas receitas e, além disso, saber como planejar o menu semanal como fazem os profissionais. Bom apetite!

Aqui você vai ver:

Organizando as suas receitas

Para organizar suas receitas, é sempre bom ter um “local” definido para guardá-las. É na nuvem? No computador? Em algum app específico? Aqui vão algumas dicas para você escolher a que mais combina com o seu estilo de trabalho.

Pastas no computador e na nuvem

A Chef Zona Sul Thays Costa revela que gosta de categorizar suas receitas por estilos: veganas, sem glúten, receitas sazonais (exemplo: receitas de verão), entre outros. Thays afirma que assim fica mais fácil de encontrar suas receitas.

Você pode seguir o mesmo caminho criando pastas no seu computador ou na nuvem, como no Google Drive, por exemplo, com a possibilidade de acessar suas pastas de qualquer outro computador, celular ou tablet conectados à sua conta Google.

Os arquivos mais utilizados para a edição de receitas que aderem à organização em pastas são os clássicos .doc (Word), .xls (Excel) e o formato de publicação .pdf. Você também pode criar um diretório exclusivo para armazenar seus e-books.

Pinterest para quem ama fotos

O Pinterest é a opção perfeita para quem gosta de registrar suas criações com fotos. Se você está procurando por receitas, pode organizar os seus pins favoritos em coleções, organizando suas receitas por temas.

O mesmo pode ser feito se é você o autor das imagens, fazendo o upload das fotos e receitas para a rede. Tente sempre manter organizador por coleções.

O Zona Sul tem uma conta no Pinterest repleta de receitas para você deixar o seu “coraçãozinho” e organizar nas suas coleções.

Apps para smartphone

Para quem gosta de um app, alguns aplicativos gratuitos são bem ranqueados nas suas lojas Android ou iOS. Veja alguns dos apps bem falados.

COOKmate

O COOKmate é um aplicativo simples que cumpre sua função: organizar suas receitas. Bem simples de usar, o app permite adicionar receitas importadas de outros sites.

Você pode copiar o URL de qualquer artigo Gastronomia Carioca que tenha a receita que você deseja salvar e colar no app, que reconhece automaticamente os ingredientes e fotos. Na tela de edição, você pode customizar os textos, fotos, título e tags, facilitando a busca posteriormente.

A conta free é limitada a 60 receitas.

My Recipe Box : RecetteTek

O aplicativo RecetteTek entitula-se um “verdadeiro livro de receitas 2.0” para todos os amantes da comida. O aplicativo permite a criação da sua biblioteca e organização das receitas através de pastas ou tags.

Depoimentos dos usuários afirmam que uma das facilidades do app é recalcular a quantidade de ingredientes automaticamente caso você edite a quantidade de porções a servir. Também é possível importar receitas e criar listas de compras.

A versão gratuita possui anúncios e não oferece backup, benefícios oferecidos na versão paga.

O caderno de receitas repaginado

Para os amantes do bom e velho caderninho de receitas, algumas opções mais modernas podem ser interessantes para catalogar suas anotações com mais flexibilidade, como os cadernos inteligentes. Eles possuem discos laterais que permite trocar as folhas do caderno de ordem e adicionar divisórias, tal como um fichário, mas de forma mais prática e visualmente mais interessante, já que os discos são mais discretos do que as argolas de metal dos fichários.

Outras opções bem modernas estão disponíveis no mercado da tecnologia que também conquistam os amantes da escrita, como o Moleskine Smart Writing, que digitaliza automaticamente via wi-fi tudo o que você escreve ou desenha nas páginas do caderno físico.

Planejando o menu da semana

Depois de organizar suas receitas, tudo fica mais fácil. Mas a vida pode ter ainda mais praticidade de você planejar o seu menu da semana.

Entre as vantagens de ter um planejamento semanal de refeições estão:

  • Possibilidade de montar cardápios nutricionalmente equilibrados, consequentemente, uma alimentação mais saudável.
  • Menos desperdício de alimentos, com a compra de insumo frescos e na quantidade certa, seguindo uma lista de compras.
  • Aproveitamento integral dos alimentos: além de evitar o desperdício, é possível transformar todas as partes dos alimentos em pratos.

Um cardápio bem planejado evita soluções menos saudáveis de última hora.

Fonte: Ministério da Saúde

Marmitas saudáveis com praticidade

O planejamento semanal não serve somente para os pratos que serão feitos na hora, mas é essencial para atender a quem almeja praticidade com o preparo de marmitas para congelar e levar para onde desejar nas suas sacolas térmicas Amo Rio.

O processo ainda fica mais rápido com as verduras e legumes da linha Quasi Pronto. São alimentos higienizados, descascados e embalados à vácuo para você simplesmente colocar na sua panela e temperar como quiser!

“A melhor forma de armazenar o alimento antes de ser congelado é fazer o processo de branqueamento e não colocar muito sal ou temperos durante o processo de cozimento.”Expert Lorena Abreu

E-books de receitas Zona Sul

Comece agora mesmo a colecionar boas receitas para diversificar suas criações culinárias! Baixe os e-books de receitas elaborados pelos Chefs e Experts Zona Sul e coloque mais sabor de afeto na sua mesa.