O Brasil é um país com uma vasta costa litorânea, mas ainda assim, o consumo de pescados ainda não é o recomendado pela FAO (Organização das Nações Unidas). Mas você sabia que pode colocar mais peixe no seu dia a dia com qualidade e praticidade com a Companhia do Peixe? A marca é exclusividade do Zona Sul para os cariocas de coração e conta com uma seleção criteriosa para chegar à sua mesa. Conheça os tipos e aprenda receitas com o Expert Carlos Ohata.

Aqui você vai ver:

O peixe e a alimentação saudável

O peixe faz parte da lista de alimentos saudáveis para a alimentação. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a base ideal para um menu balanceado consiste em variedades de alimentos in natura ou minimamente processados e vegetais. Variedade quer dizer grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc.

Infográfico de alimentação saudável Zona Sul.

Mas não são somente os peixes que entram nessa lista de alimentos saudáveis, mas os pescados em geral. O grupo inclui os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis e outros animais aquáticos utilizados para a alimentação humana.

Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo dessa proteína deve ser de forma harmônica e de no mínimo 250 gramas semanais, divididas em duas refeições.

Todavia, muita gente tem dificuldade de encontrar os pescados para consumo, tem dúvidas na hora de limpar os peixes ou crustáceos inteiros, ou não confia na procedência dos insumos. Mas para comprar sem medo, você pode contar com a Companhia do Peixe, uma marca exclusiva criada pelo Zona Sul para atender aos carioca do coração com qualidade, praticidade e com técnicas sustentáveis.

Companhia do Peixe: de coração para os cariocas

O Zona Sul, que tem mais de 65 anos de história de amor pelos cariocas, oferece muito mais do que produtos de qualidade já presentes no Brasil e no mundo, mas possui mais de 25 marcas exclusivas desenvolvidas pensando no estilo de vida de quem ama e vive na Cidade Maravilhosa.

Mais de 25 marcas desenvolvidas com a qualidade que o carioca de coração merece.

São cafés, sorvetes, sucos e bebidas refrescantes, espumantes, laticínios, orgânicos, carnes, entre outros. E para os apaixonados por pescados, a marca Companhia do Peixe que tem como alicerce os seguintes conceitos:

  • Seleção de qualidade: pescados frescos, selecionados e sem conservantes.
  • Praticidade: pescados limpos, filetados e prontos para cozinhar.
  • Aquicultura sustentável em mais de 50% dos produtos: pescados produzidos em cativeiro a partir da criação de alevinos, sem ser de uma pesca extrativa predatória da natureza que algum dia pode acabar.

Para conhecer e se inspirar em deliciosas receitas do Expert Zona Sul Carlos Ohata, confira alguns pescados exclusivos da linha Companhia do Peixe, como a queridinha tilápia, o suculento salmão e o desejado camarão.

Além desses, na linha completa você encontra atum, pirarucu, robalo, truta, tamburil, polvo e muito mais!

Tilápia

A tilápia é um dos peixes mais consumidos pelos brasileiros e o segundo mais consumido no mundo. Pouco calórica e com baixo teor de gordura, a tilápia é rica em proteínas, garante saciedade e torna qualquer dieta mais leve e deliciosa!

Na culinária oriental, a tilápia é considerada um “peixe branco” que dá origem a inúmeros pratos, incluindo os famosos sushis e sashimis.

Entre os peixes brancos estão a tilápia, o robalo, o linguado, a merluza, a garoupa, entre outros.

O que define um peixe como “peixe branco” é a coloração mais clara ou prateada da carne. Os peixes com essas características são aqueles que vivem em águas mais profundas e apresentam menos gordura, sendo considerados como “carne magra”.

Para preparar um delicioso prato com tilápia, você pode escolher a versão congelada sem espinhas e sem conservante, ou em filés já temperados.

Receita: tilápia empanada com creme de baroa e arroz selvagem

O Expert Zona Sul em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata ensina a preparar um prato completo, com direito a purê de batata baroa e o sabor do arroz selvagem. E para harmonizar, a dica é escolher um refrescante vinho rosé.

Ingredientes

  • 200g de filé de tilápia fresca
  • 200g de baroa descascada em cubis
  • 50 mL de creme de leite fresco
  • 100g de farinha de trigo
  • 100g de farinha panko
  • 100g de arroz selvagem
  • 1 limão siciliano
  • 1 pedaço pequeno de cebolinha fatiada

Modo de preparo

  1. Arroz: cozinhe o arroz selvagem para usar de acompanhamento
  2. Batatas: cozinhe a batata baroa por 20 minutos. Retire e faça um purê com o creme de leite e sal a gosto.
  3. Tempere o filé da tilápia com sal e pimenta do reino à gosto (ou use a tilápia já temperada Companhia do Peixe).
  4. Em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo com água, mexendo bem até ficar uma massa meio densa.
  5. Coloque o filé de tilápia na massa, cobrindo-a totalmente e em seguida, passe na farinha panko até que o filé fique totalmente selado.
  6. Finalização: em uma frigideira com óleo quente, acrescente o filé de tilápia até dourar. Em um prato, acrescente o arroz ao lado, o purê de baroa e a tilápia empanada. Esprema o limão siciliano por cima da tilápia e finalize com a cebolinha por cima.

Camarões

O camarão é um crustáceo, assim como a lagosta, lagostim, caranguejo, siri e cavaquinha. Considerado um fruto do mar, o camarão possui baixa caloria e é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos que nosso corpo precisa. Ademais, é uma rica fonte de Ômega 3 e 6, ácidos graxos de ação anti-inflamatória no organismo.

Sobre as variedades na hora de comprar, muita gente se pergunta sobre a numeração dos camarões. Ela representa a proporção por quilo. Por exemplo: camarões pequenos 80 100 representam que em um quilo cabem de 80 a 100 unidades. Já um camarão 10 20 é grande, pois representam de 10 a 20 unidades por quilo. Saiba mais como escolher seu camarão.

O camarão é versátil e vai bem em saladas, em espetinhos, e até mesmo em caldos e sopas, aproveitando tudo do seu crustáceo.

Receita: rolinho vietnamita com camarões

Para os apaixonados por camarão, o Expert Carlos Ohata ensina uma receita refrescante, leve, perfeita para os dias mais quentes. Os rolinhos vietnamitas (spring rolls) são de fácil preparo. Confira:

Rolinho vietnamita por Carlos Ohata.

Ingredientes

  • Spring Roll Kit deSiam
  • 2 camarões Companhia do Peixe cozidos por rolinho
  • Macarrão de Arroz deSiam
  • 1 cenoura
  • 1 pepino
  • Alface
  • Sweet Chilli deSiam
  • Folha de Arroz deSiam

Modo de preparo

  1. Cozinhe o camarão e reserve. Em seguida, cozinhe o macarrão de arroz por 5 minutos.
  2. Corte em tiras a cenoura e o pepino.
  3. Coloque uma folha de arroz de molho numa tigela com água filtrada por 30 segundos, seque-a para retirar o excesso de água.
  4. Acrescente na folha de arroz: alface, macarrão de arroz, cenoura, pepino e camarão.
  5. Dobre com cuidado as pontas da folha de arroz até formar um rolinho.
  6. Corte enviesado ao meio, em quatro partes. Monte o prato com umas folhas de alface e o rolinho.
  7. Sirva acompanhado molho sweet chilli.

Salmão

Deu água na boca só de pensar em um suculento salmão? O peixe de águas geladas e profundas, além de saboroso, oferece diversos benefícios à saúde.

Rico em Ômega 3, é um aliado na prevenção do colesterol e de outras doenças cardiovasculares. Possui altos índices de vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, além de vitamina A que deixa cabelos e unhas mais fortes e auxilia na visão. Além disso, ele é um excelente antioxidante, tem ações anti-inflamatórias e ajuda na produção de serotonina, a substância responsável pela sensação do bem-estar.

No preparo culinário, é importante estar atento aos tipos de cortes do salmão, pois existem as postas, lombo (com ou sem pele, alto ou baixo), carpaccios e medalhões. Todas essas variedades você encontra na linha completa da marca Companhia do Peixe.

Receita: lula recheada com salmão

O Expert Carlos Ohata ensina a juntar duas delícias Companhia do Peixe: lula recheada com lombo de salmão. O prato fica ainda mais completo quando servido com arroz selvagem e chips de inhame. Veja o passo a passo:

Ingredientes

  • 2 lulas frescas limpas grandes
  • 250g de salmão fresco picado
  • 1 talo de alho-poró fatiado
  • 2 raminhos de cebolinha fatiada
  • 20 folhinhas de salsa picada
  • 100g de arroz integral selvagem
  • Alho e cebola picados para o arroz
  • 1 inhame descascado em finas fatias
  • 10 folhinhas de coentro
  • 200 ml de azeite de oliva cítrico
  • Lemon pepper

Modo de preparo

  1. Cozinhar o arroz integral com sal, cebola e alho picados à gosto
  2. Bater no liquidificador o azeite cítrico com as folhinhas de coentro, lemon pepper e sal à gosto
  3. Misturar o salmão com o alho-poró, cebolinha, salsa e sal à gosto
  4. Introduzir o recheio com cuidado por dentro da lula e colocar um palito de dente no final para não sair o recheio
  5. Coloque as lulas recheadas em uma travessa com o azeite por cima
  6. Aquecer o forno em 180graus, coloque a travessa com as lulas e deixar por 15 a 20 minutos no máximo para o salmão não ressecar muito
  7. Aquecer óleo numa frigideira e fritar os chips de inhame até dourar e reserve em papel toalha
  8. Coloque o arroz em um prato, a lula recheada ao lado com os chips de inhame e acrescente o azeite à gosto por cima

Marcas exclusivas Zona Sul

Quer conhecer mais produtos exclusivos que só tem no Zona Sul? Fique de olho no que já rolou por aqui e baixe gratuitamente os e-books de receitas para temperar seu cardápio com novas ideias.