Chegou a primavera! Quando floresce a estação mais colorida do ano, brota também a vontade de aproveitar o clima gostoso com bons comes e bebes. Pensando em oferecer a você um leque de opções para curtir a gastronomia primaveril, o Expert Dionísio Chaves traz uma criteriosa seleção de rótulos que representam Portugal, Chile e Brasil, países de grande importância na vitivinicultura.

Qual face da primavera vai representar você hoje? Acompanhe as dicas e conecte-se ao melhor da gastronomia com o Zona Sul!

Expert em vinhos Dionísio Chaves

Siegel (Chile)

Vinícola de tradição familiar localizada no Valle de Colchagua, coração central da reconhecida zona vitivinícola do Chile.

Siegel Handpicked Chardonnay Reserva

O vinho branco chileno Siegel Handpicked Chardonnay Reserva é perfeito para entrada e pratos principais. Leve e ideal para consumo imediato, deve ser servido de 10 a 12ºC e acompanha bem saladas, peixes grelhados, comida japonesa e queijos frescos.

De cor amarelo palha com reflexos verdes, possui nariz com aromas de frutas tropicais, como manga e no paladar tem bom frescor, equilíbrio e final de boca muito agradável.

Siegel 1234 Red Blend Reserva

O tinto Siegel 1234 Red Blend Reserva é um blend das uvas Syrah, Carménère, Cabernet Franc e Petit Verdot. Encorpado, guarda até 3 anos, e deve ser servido de 18ºC a 20ºC.

Com aromas de frutas negras, hortelã e especiarias, é potente, mas com muito equilíbrio e elegante. Fundo de boca longo e aveludado. Vai bem com carnes gordurosas, carnes de caça, carnes com molho poivre e queijos maturados.


Casa Perini (Brasil)

Localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale Trentino, região montanhosa proprícia para o cultivo de videiras com o terroir apropriado do sul do Brasil.

Rosé Casa Perini

O vinho Rosé brasileiro Casa Perini é produzido com uvas Merlot, leve, de consumo imediato e deve ser servido entre 10 e 12ºC. É leve, com boa acidez, frutado e com fundo de boca agradável.

Harmoniza com saladas, peixes leves, frango assado e queijos frescos. Montar uma tábua de queijos brasileiros pode ser uma excelente opção para compor o clima verde e amarelo.

Sashimis e sushis de peixe branco, atum e salmão também são perfeitos para acompanhar este rosé nacional de qualidade.

Casa Perini Sauvignon Blanc

O vinho branco Casa Perini Sauvignon Blanc é um vinho branco jovem de coloração amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Possui aromas que remetem à lima, flor de maracujá e nuances de erva-cidreira. Ao paladar, apresenta boa acidez em equilíbrio com seu corpo médio e final refrescante.

Vai bem com aves, peixes leves, frutos do mar, pratos à base de molhos agridoces, risotos de queijos e de vegetais. Deve ser servido de 8ºC a 10ºC, bem refrescante!

Quer aprender a receita de frutos do mar na chapa com purê de baroa pelo Expert Carlos Ohata? Aperte o play e veja o passo a passo!

Frutos do mar na chapa com purê de baroa por Carlos Ohata

Casa Perini Chardonnay

O vinho branco brasileiro Casa Perini Chardonnay é leve, com aromas de maça e abacaxi, toque floral, mineral e fundo de boca refrescante.

De consumo imediato, combina com carnes brancas, frutos do mar, massas com molho branco, pizzas e queijos leves. Já passou na pizzaria do Zona Sul?


António Saramago (Portugal)

Fundada pelo enólogo António Saramago, a vinícola portuguesa nutre 3 pilares fundamentais: qualidade, identidade e paixão.

Vinho Tinto António Saramago Reserva

Produzido com uvas Trincadeira, Aragonês e Syrah, o vinho António Saramago Reserva é encorpado e ideal para acompanhar pratos principais. Deve ser servido de 16ºC a 18ºC. Vai bem com carnes de caça, carnes vermelhas, massas com molho all’amatriciana e queijos de pasta mole.

O molho all’Amatriciana compõe a tríade clássica da cozinha romana e você pode saber mais sobre ele na conversa do Expert Piero Cagnin com Pedro de Melo e Souza:

Spaghetti all’Amatriciana

António Saramago Seleção

O tinto alentejano António Saramago Seleção guarda até 3 anos, é encorpado e deve ser servido de 16ºC a 18ºC. Vinho ideal para acompanhar com pratos a base de bacalhau, carnes de caça, cordeiro, carnes mais gordurosas, queijos de média intensidade e massas com molhos picantes.

António Saramago Regional Terras da Beira

De consumo imediato, o Terras da Beira apresenta aromas de frutas frescas, notas minerais e flores vermelhas. Na boca, tem corpo médio, taninos finos, bom frescor e com final de boca macio.

Ideal para pratos principais, deve ser servido de 16ºC a 18ºC e acompanha bem carnes magras, carne de porco, frango assado, pizzas, massas e queijos meia cura. Conheça mais sobre os tipos de queijos mineiros.

Catálogo de vinhos de primavera 2021

Para conhecer ainda mais vinhos indicados pelo Expert Dionísio Chaves para a estação mais colorida do ano e descobrir locais gratuitos para piqueniques no Rio de Janeiro, dicas para conservação de vinhos em casa e muito mais, baixe o seu catálogo de vinhos de primavera Zona Sul!

Catálogo de vinhos de primavera Zona Sul