O Brasil é um país do Novo Mundo quando o assunto é produção de vinhos, mas tem provado que além do solo fértil, possui muito talento para elaborar bebidas de qualidade. Geralmente associada à região sul do país, a produção nacional também ocorre em outras regiões, inclusive dentro do Estado do Rio. É o caso da vinícola Terras Frias, situada em Nova Friburgo. Conheça mais sobre os rótulos Terras Frias com o idealizador da vinícola, o Expert Zona Sul em Queijos André Guedes!
Aqui você vai ver:
- A história da vinícola
- Por que Nova Friburgo?
- Quem é André Guedes
- Harmonize com receitas e queijos
- Enoturismo
- Onde encontrar seus vinhos Terras Frias
A história da vinícola
A vinícola Terras Frias foi construída em 2019 com objetivo de produzir vinhos finos de alta qualidade na região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
Um sonho idealizado e realizado em família, a vinícola conta com a participação de muitos talentos lapidados “em casa”, começando pelo fundador André Guedes, que também atua como Expert Zona Sul, e todo o seu conhecimento em queijos, frios e vinhos.
Com um desejo em mente, Guedes conseguiu fazer do sonho um projeto familiar e atualmente a empresa conta com a atuação profissional de suas filhas e genro, além de pequenos empreendedores locais, cada um com sua expertise em prol da vitivinicultura de qualidade. Outros profissionais também fizeram parte do sucesso do empreendimento, como o Expert em Vinhos Dionísio Chaves, que auxiliou na escolha das castas cultivadas.
“Eu vivo de queijo e gosto de vinho. Meu sonho era ter uma vinícola, e todos na família abraçaram essa causa comigo.”
André Guedes, fundador Terras Frias e Expert Zona Sul
Por que Nova Friburgo?
As uvas utilizadas para a produção dos vinhos são plantadas a 1.100 metros de altitude, em Nova Friburgo, cidade criada por Decreto de Dom João VI, escolhida para receber a primeira colonização europeia não portuguesa do Brasil. Os suíços chegaram na cidade em 1818 e os alemães, em 1824.
O motivo? É a região mais fria do estado do Rio de Janeiro, especificamente o trecho entre Friburgo e Teresópolis, situado entre o Vale dos 3 Picos até a área sede do distrito, denominada, atualmente, Campo do Coelho. No entanto, o local tinha, até 1923, o nome de Terras Frias, dado pelos colonizadores.
“O maior desafio foi preparar o local para o cultivo das uvas viníferas, pois sabe-se que o sudeste não oferece o melhor clima para tal finalidade. Para isso, adotamos o sistema de dupla poda, criado pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).”
André Guedes, fundador Terras Frias e Expert Zona Sul
A preparação da área para a implantação do vinhedo teve início em 2017. Dois anos depois, o vinícola obteve a sua primeira casta de Cabernet Franc. Atualmente, no vinhedo Terras Frias são cultivadas cepas de Cabernet Franc, Pinot Noir e Chardonnay, cuja colheita acontece no inverno devido à técnica de dupla poda.
E não para por aí: a área está em expansão para o plantio de novas castas. E um novo projeto está em andamento para conquistar os paladares: uma queijaria!
Quem é André Guedes
O idealizador do projeto é o mestre queijeiro André Guedes. Professor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) há mais de 20 anos, André começou a se interessar pelo mundo dos vinhos por meio das harmonizações com queijos.
Guedes também é técnico em laticínios pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes com especialização em queijos maturados na Suíça, diretor técnico das marcas Vitalatte e Yorgus, supervisor técnico da marca exclusiva Da Matina, e Expert Zona Sul em Queijos e Frios.
Harmonize com receitas e queijos
Para curtir os seus momentos com os vinhos friburguenses Terras Frias, que tal investir em tintos equilibrados que harmonizam com o clima ameno da primavera?
Pinot Noir
Monovarietal elaborado com uvas Pinot Noir, com utilização de lascas de carvalho francês durante processo de vinificação. Com taninos equilibrados, frescor e persistência e corpo médios típicos da Pinot Noir, possui notas de frutas vermelhas, toques de ervas finas e leve defumado.
Para harmonizar, experimente queijos maturados como Saint Paulin e Gouda e os de mofo branco como Brie e Camembert. Pizza quatro queijos vai muito bem! Uma boa opção é acompanhar com carnes nobres, como filet mignon ou até mesmo carnes suínas como Kasseler.
Uvas Pinot Noir geralmente dão origem a vinhos menos estruturados e mais frutados, perfeitos para a primavera e fáceis de beber.
Cabernet Franc
Um monovarietal elaborado com a ancestral Cabernet Franc, possui paladar equilibrado, com boa fruta, acidez e corpo médio, com infusão de carvalho francês. Entre os aromas, destacam-se as notas de frutas vermelhas e negras maduras, como ameixa e amora.
Harmonize seu Cabernet Franc com queijos de massa dura de longa maturação como Montanhês, Parmeggiano e Grana Padano, além de pizza de pepperoni, churrasco, carnes vermelhas e massas.
Ao optar por pizzas, não tem erro: visite a loja Zona Sul mais próxima com o serviço de pizzaria disponível.
Mais dicas de harmonização
Para mais ideias de harmonizações de vinhos e pratos, baixe o catálogo de vinhos de primavera 2023 Zona Sul e confira tudo que a estação mais equilibrada do ano tem para deixar os momentos mais especiais.
Enoturismo
O enoturismo é um dos segmentos da atividade turística cujo a admiração e apreço pelos vinhos é o principal objetivo da viagem. No enoturismo, o viajante procura roteiros que reúnam lazer com experiências sensoriais com a bebida, suas harmonizações e com a cultura das localidades produtoras.
No Brasil, a Serra Gaúcha se destaca com atividades voltadas para o enoturismo, mas você não precisa ir pra longe para aproveitar, pois unindo a beleza da região à experiência da degustação, a vinícola Terras Frias oferece roteiros de visitação para quem quer aproveitar um roteiro delicioso sem sair do Rio.
“A visitação na vinícola Terras Frias começou em fevereiro de 2022. Desde então, mais de 1.600 pessoas já aproveitaram o passeio histórico e gastronômico.”
André Guedes, fundador da Terras Frias e Expert Zona Sul
A visita é agendada, com vagas limitadas e ocorre nas datas divulgadas na conta do Instagram, administrada por Mylena Guedes, filha caçula do mestre queijeiro e idealizador da Terras Frias, André Guedes. Tudo em família!
Além do tour guiado no vinhedo e nas instalações da vinícola, o visitante também participa da harmonização de cada um dos rótulos, acompanhados de quatro tipos de queijos.
A degustação conta ainda com outras delícias de fabricação própria exclusivas para os visitantes, como o pão de fermentação natural, cuja receita contou com dicas do Expert Stanislas Brito, e geleia de morangos cultivados no sítio, sem qualquer tipo de aditivo ou agritóxico.
O pão de fermentação natural e a geleia de morango, ambos servidos na degustação, também são produzidos na vinícola! Os morangos são produzidos sem agrotóxicos.
O roteiro de visitação conta com as seguintes atividades com duração aproximada de 2 horas:
- Visita guiada no vinhedo, com o agrônomo Arthur Ribeiro.
- Visita guiada na vinícola, com a responsável técnica Nayara Guedes.
- Harmonização de 4 rótulos com 4 queijos, com o mestre queijeiro André Guedes.
Se você adora roteiros gastronômicos e quer conhecer mais a região serrana do Rio de Janeiro, a dica é conhecer também a Fazenda Genève, produtora de queijos de cabra em Teresópolis, e aberta à visitação.
Onde encontrar seu vinho Terras Frias
Quer experimentar o sabor dos vinhos produzidos na serra de Nova Friburgo? Você encontra o seu Terras Frias favorito com exclusividade no supermercado mais amado do Rio!
Você pode fazer o seu pedido online ou dar uma “passadinha” em uma das lojas da rede, que também contam com os melhores queijos e frios selecionados pelo Expert André Guedes, como a linha Vitalatte, Da Matina (exclusiva Zona Sul) e os maravilhosos fondues Saint Barth.