Efervescentes e refrescantes, os espumantes costumam ser associados a momentos de celebrações. Mas eles vão muito além de uma “bebida de festa” e podem harmonizar perfeitamente com receitas variadas e dar origem aos mais deliciosos cocktails. Entre os espumantes de qualidade reconhecidos pela versatilidade estão os produzidos pela Louis Bourgon, classificados com 90 pontos pelo Expert Dionísio Chaves. Separe sua taça e aprenda mais sobre os franceses que vão conquistar você.

Aqui você vai ver:

Conheça Louis Bourgon

Criado no século XVI, o vinho espumante tem a sua história intimamente ligada a comemorações. Apesar da sua típica característica celebrativa, essa bebida repleta de frescor e efervescência não precisa ficar presa aos momentos de festa e podem ajudar a realçar o sabor de pratos e receitas. Para tanto, contar com uma marca de qualidade faz toda a diferença.

Espumantes Louis Bourgon são perfeitos para um menu de primavera.

Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul

Fundada em 1898, a Louis Bourgon é uma vinícola familiar localizada em Borgonha, na França, que produz vinhos versáteis, modernos e adequados a todo o tipo de consumidores. Em cada propriedade são plantadas as castas mais indicadas de acordo com a especificidade do terroir, o que permite obter vinhos de aromas completos e muito ricos.

A Louis Bourgon é dedicada à elaboração de dois grandes espumantes franceses que são suas obras-primas: Louis Bourgon Grande Réserve Brut Blanc de Blancs e Cuvée Rosé. Ambos fenomenais para os mais variados momentos, com o frescor que um bom espumante deve ter!

O processo de fermentação

Você sabe qual a diferença de espumante para vinho? De acordo com a legislação brasileira, um espumante é o vinho cujo gás carbônico provém exclusivamente de uma segunda fermentação alcoólica, que pode ser em garrafas (método Champenoise ou tradicional) ou em grandes barris (método Charmat).

Na vinificação dos espumantes Louis Bourgon são utilizados os métodos tradicionais, aliados à mais modernas tecnologias. Conheça o processo:

  • Depois de as uvas serem prensadas, os mostos são preparados sob condições de frio durante 24 horas.
  • A fermentação acontece em baixas temperaturas.
  • Após a estabilização dos vinhos por um processo de frio, a segunda fermentação acontece na garrafa pela adição de leveduras. Tal método é chamado de método tradicional, ou Champenoise (especificamente no caso da produção de champagnes).

Por que espumante e não champagne?

É importante entender o conceito das nomenclaturas dos espumantes, que depende da sua zona geográfica de produção. Espumantes produzidos na região de Champagne, na França, são chamados pelo mesmo nome do local de origem. Os espumantes do tipo Cava são produzidos na Espanha, seguindo o mesmo método tradicional do champagne. Já o Prosecco é produzido em Vêneto, na Itália com uvas do tipo Glera.

Classificação dos espumantes de acordo com a região de produção. Infográfico Zona Sul.

Caso a bebida seja produzida em outro local do mundo, é chamada de espumante. Erroneamente, muitas pessoas acham que um champagne é superior a um espumante, e consideram este útlimo de qualidade superior ao prosecco. Nenhuma dessas comparações é verdadeira e a qualidade de um espumante, seja ele produzido em qualquer uma dessas regiões geográficas, depende de muitos outros motivos além do nome que leva, que vão desde o terroir até o processo de armazenamento.

Os espumantes Louis Bourgon receberam 90 pontos de acordo com a pontuação elaborada pelo Expert Zona Sul em Vinhos Dionísio Chaves.

Harmonize seus espumantes Louis Bourgon

Ambos os espumantes Louis Bourgon são Brut, ou seja, depois dos espumantes tipo Nature, são os que possuem menos açúcar residual. Com isso, ambos vão bem com frutos do mar e aperitivos.

Se o seu menu inclui pratos mais encorpados, como carne de porco, vá de Louis Bourgon Grande Reserve Brut Cuvée Rosé. Sua acidez é responsável por limpar o palato da gordura presente no prato. Seu rosé também pode combinar com peixes, queijos frescos e comida japonesa, assim como aperitivos sofisticados e as famosas tapas espanholas.

“Aposte nesta variação para agradar quem prefere um vinho mais adocicado, mas mantendo a reduzida quantidade de açúcar do Brut.”

Site oficial Louis Bourgon

Já o Cuvée Brut Blanc de Blancs também combina com filé mignon grelhado, frutos do mar, carpaccios, saladas e pizza. Na hora de escolher queijos, opte pelos do tipo minas, burrata e de cabra fresco.

Ambos são ótimas opções para acentuar a acidez de um ceviche fresco.

Drinks com Louis Bourgon

Um espumante de qualidade pode ser o ingrediente perfeito para um delicioso cocktail, como um festivo Clericot, um elegante Kir Royal ou um refrescante Spritz. Qual receita você prefere? Escolha a sua e aprenda o passo a passo com o mixologista Bar do Rio Claudio Adriano.

Limoncello Clericot

O Clericot é o tipo de drink perfeito para servir em jarras. Coloridos e saborosos, são perfeitos para festividades. Sirva bem gelado e capriche na decoração.

Limoncello Clericot por Claudio Adriano.

Ingredientes

  • 1/2 laranja bahia em fatias
  • 1/2 limão siciliano em fatias
  • 100 ml de Limoncello
  • 40 ml de xarope de açúcar
  • Espumante Brut Louis Bourgon
  • Manjericão
  • Morangos em fatias
  • Gelo

Modo de Preparo

Numa jarra adicione a laranja bahia, o limão, o morango, o manjericão e o gelo. Em seguida, adicione o Limoncello e complete com o Espumante Brut. Misture delicadamente e por fim, decore.


Kir Royal

Um cocktail elegante e clássico para servir aos seus convidados. Com o toque da cereja e do creme de cassis, o Kir Royal (ou Royale) é irresistível. Aperte o play e prepare o seu:

Kir Royal por Claudio Adriano.

Aperol Spritz

O Aperol Spritz, também conhecido apenas como Spritz é um cocktail geralmente preparado com Prosecco italiano. Portanto, como você aprendeu anteriormente, o nome Prosecco revela o local de origem do espumante. Por isso, é possível substituir seu Prosecco por um espumante Brut Louis Bourgon, diretamente da França para sua taça.

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize previamente a laranja e o alecrim e reserve. Em uma taça de vinho tinto ou de água, adicione todos os ingredientes e mexa delicadamente com uma bailarina (colher para bebidas). Decore com 1 fatia de laranja e 1 ramo de alecrim.

Dicas para aproveitar cada gole

Para aproveitar o melhor dos seus espumantes franceses Louis Bourgon, fique de olho em algumas dicas práticas para não perder nenhum gole da sua bebida e apreciar o melhor que ela tem a oferecer.

Como abrir o seu espumante

Você sabia que, apesar de muito associado às comemorações, o espumante para ser degustado e melhor aproveitado não deve ser aberto de forma a “espumar” e causar desperdício. Por isso, para aproveitar o melhor do seu Louis Bourgon siga algumas dicas para abrir o seu espumante:

  • Primeiro remova o lacre da embalagem, destacando o seu invólucro;
  • Depois remova o lacre de arame que protege a rolha (gaiola), torcendo com cuidado até sair facilmente;
  • Por fim, com muito carinho e jeito, remova a rolha com a garrafa na posição vertical levemente inclinada para o lado oposto ao seu rosto. Se for preciso, segure com um guardanapo.
  • Pressionando a rolha para baixo, ela sairá lentamente com a pressão do gás carbônico, sem barulho ou desperdício de líquido.
Como seu abrir seu espumante por Dionísio Chaves.

“Abra sua garrafa sem barulho, sem desperdício de líquido e sem esforço.”

Expert em Vinhos Dionísio Chaves

Em que taça servir

Para servir seu espumante, opte pela taça do tipo flûte, aquela mais fina e comprida, pois conserva a efervescência da bebida, conhecida como perlage, por mais tempo.

O modelo flûte ou flut ajuda a reter o gás carbônico e fazer com que ele se desprenda de uma forma mais lenta. Seu formato direciona a efervescência e os aromas para o nariz enquanto permite que a bebida seja apreciada em pequenos goles.

As taças flûte são mais finas e compridas para conservar o perlage por mais tempo.

Como conservar seu espumante

Os espumantes devem ser servidos em temperaturas baixas, entre 6º e 8ºC e consumidos, de preferência, imediatamente. Caso precisem ser armazenados depois de abertos, devem ser consumidos em até 3 dias e bem fechados com tampas especiais para vedação de espumantes.

Guarde sua garrafa na geladeira, mas evite a porta, devido à oscilação de temperatura.

Baixe seu catálogo de vinhos de primavera

Para saber mais sobre bebidas refrescantes que combinam com a estação que antecede o calor carioca, baixe o catálogo de vinhos de primavera Zona Sul. São rótulos italianos, franceses e brasileiros selecionados pelo Expert em Vinhos Dionísio Chaves para deixar sua primavera ainda mais especial.

E nem só de rosés, brancos e espumantes é feito o catálogo de primavera! Você vai se surpreender com os tintos perfeitos para um dia mais quente, como os sicilianos Inycon. Confira!

Catálogo de vinhos de primavera 2023 Zona Sul.