Com jeitão de protagonista, a azeitona sempre rouba a cena e brilha nas mais variadas receitas, de saladas a pastinhas. Mas para quem ama o sabor de uma boa azeitona, nada melhor do que aproveitar toda a sua majestade consumindo-a como petisco. Para essa finalidade, a dica é apostar nas azeitonas tipo Gordal Zucca. Para saber o que elas têm de especial, venha com a gente e role o post!

Aqui você vai ver:

A identidade da azeitona

Para quem já teve a oportunidade de admirar de perto uma oliveira, considerada a árvore sagrada, não resta dúvidas: as azeitonas são simpáticas e atrativas frutas. Diferentemente do que muitos possam pensar, a azeitona não é um legume e, assim como uma cereja ou ameixa, a oliva tecnicamente é sim uma fruta, pois cresce a partir de uma flor e gera sementes, encontradas nos seus caroços.

“Desde a Antiguidade, o cultivo dessa frutífera foi de extrema importância para o desenvolvimento da civilização humana, seja para a alimentação, devido ao seu alto poder nutritivo, ou para iluminação, limpeza, cosmética e medicina.”

Fonte: EMBRAPA (Boletim de pesquisa e desenvolvimento 341)

Entretanto, apesar de ser uma fruta, a azeitona não costuma ser degustada como uma das suas “parentes”, devido ao seu paladar amargo se consumida diretamente da árvore. O sumo extraído dos frutos, o azeite, é aplicado nos mais variados preparos culinários desde a Antiguidade.

As azeitonas são típicas na cozinha Mediterrânea, na qual também se destacam os peixes.

Seus benefícios para a saúde são diversos e sua ação antioxidante evita o envelhecimento precoce, protege o organismo contra doenças degenerativas, regula o intestino e fortalece o sistema imunológico. Rica em vitamina E, a azeitona possui baixo índice glicêmico. Todavia, é sempre bom ficar de olho no consumo em excesso, pois as conservas geralmente possuem alta concentração de sódio.

Seja como petisco, em receitas ou em forma de azeite, o sabor proveniente das azeitonas é um diferencial e, assim como o alho, não passa despercebido.

O que é azeitona Gordal?

Existem diversos cultivares de azeitonas e cada um deles com suas peculiaridades em textura, tamanho e sabor. Entre os mais famosos estão os tipos Koroneiki, Arbosana, Arbequina, Coratina, Hojiblanca, Picual, Leccino, entre outras. A azeitona Gordal também é uma dessas variedades, de polpa carnuda e muito saborosa.

Originária de Sevilha, na Espanha, a azeitona Gordal tem sua maior produção concentrada na província. Tendo em vista o seu calibre de polpa, é essencialmente usada como azeitona de mesa.

Você sabia que o Brasil está entre os três maiores importadores mundiais de azeite e azeitona de mesa?

Fonte: EMBRAPA

Rainha dos petiscos

Devido ao seu tamanho, ela reina no mundo dos petiscos, e vai muito bem temperada ou recheada, conforme indica o Expert Zona Sul em Azeites e Temperos Marcelo Scofano.

“Acrescente na salmoura alguns dentes de alho, um pra cada 500g de azeitona, uma folha de louro, grãos de cominho e de pimenta-do-reino inteiros. Fica incrível e pode ser degustada com uma cerveja.”

Expert Marcelo Scofano

O Expert em cervejas José Padilha indica a cerveja Three Monkeys Hoppy Lager para harmonizar com seu aperitivo. Por ser uma Lager levemente lupulada vai casar bem com a azeitona Gordal com temperos.

Para combinar com outros aperitivos, sua azeitona pode ser ingrediente de um espetinho com tomates-cereja e queijo mozzarella, substituindo o manjericão no espetinho caprese, como sugere o Expert em Queijos e Frios André Guedes. Popularmente conhecido como “sacanagem”, o petisco confere um clima de descontração a qualquer encontro.

A azeitona no drink

Não tem como falar de azeitonas sem lembrar da sua importância no preparo do clássico Dry Martini. O mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, explica que a finalização de certos coquetéis com o fruto da oliveira não é somente charme e diversos profissionais têm utilizado a fruta em drinks mais cítricos.

“No Dry Martini, o sal da azeitona limpa a boca da secura do gin. Já em coquetéis mais cítricos, que causam a salivação, a sua função é a mesma, limpando a boca.”

Mixologista Claudio Adriano

Onde encontrar sua Gordal de qualidade

Para garantir seu petisco de qualidade, a dica é apostar em produtos cuja origem seja conhecida. No Zona Sul você encontra azeitonas Gordal espanholas Zucca, marca exclusiva para os cariocas de coração.

Zucca é uma marca exclusiva Zona Sul, desenvolvida para os cariocas de coração.

Para degustar a sua azeitona Zucca é muito simples: basta pedir através do site ou app ou ainda visitando uma das lojas Zona Sul mais perto de você.