Levanta a mão se você concorda que doces são um pedacinho do céu. Quem não ama se deliciar com uma generosa fatia de bolo? Ou seria brownie? Ué, não seria um petit gâteau? Para conhecer a diferença entre os famosos doces da confeitaria tradicional, acabar com a dúvida e saber nomear o seu preferido, role o post e fique de olho nas dicas e receitas dos Expert e Chefs Zona Sul.

Bolo ou torta?

Pode parecer uma dúvida simples, mas quem nunca se sentiu frustrado ao pedir uma torta de chocolate e se deparar com um bolo recheado de chocolate? Não que ambos não sejam deliciosos, mas cada um possui a sua perfeição.

Para não precisar mais encarar esse tipo de “problema”, fique atento às principais características de cada um:

  • As tortas têm massa crocante, geralmente mais baixas que a altura de um bolo. Essa massinha por fora é o que diferencia “de cara” uma torta bem assada de massa crocante.
  • Os bolos são mais estruturados, de massa mais fofa e podem ser recheados e receber coberturas como buttercream, glacês, confeitos. Em geral, a torta costuma mais simples, porém não menos complexa em sabores.
  • Ambos os quitutes podem receber recheios iguais, variando em textura e quantidade, de acordo com suas particularidades.

Uma variação das tortas são as pequenas tartelettes, oriundas do nome tarte, tradução de torta em francês. Você encontra deliciosas tartelettes no Ateliê Doce Zona Sul:

Já para os “boleiros” de plantão, a Panetto, marca exclusiva carioca de coração, oferece diversos bolos com gostinho de comfort food, como bolo de banana, laranja, cenoura com chocolate, entre outros Cada um deles vai muito bem com um café em cápsulas Me Bebe.

Os bolos também são especialidade do Ateliê Doce Zona Sul e você encontra delícias como o Cake aux Bananes, além de criações exclusivas Panetto.

Os tipos de massa

Entre os tipos de massas (pâtes) de torta mais usadas na confeitaria estão:

  • Pâte brisée: uma massa que leva mais manteiga que as demais e contém pouco açúcar. Serve para doces e salgados.
  • Pâte sablée: massa com aspecto esfarelado, não muito doce, chamada de “massa podre”.
  • Pâte sucrée: a versão mais doce da pâte sablée, mais doce e arenosa, ideal para tortas mais cítricas.

Na confeitaria, para cada bolo ou torta, existe um tipo de massa ideal para receber coberturas e recheios.

Já as massas mais comumente utilizada na confecção de bolos são:

  • Pão de ló: uma das mais utilizadas na confeitaria, possui textura leve e cor dourada, com bastante ovos na composição. Funciona bem com diversos recheios e coberturas, exceto pasta americana, por ser muito pesada para a suave messa.
  • Génoise: parecida com o pão de ló, porém mais elástica devido à adição de manteiga derretida no seu preparo. De sabor marcante, é indicada para receber caldas.
  • Chiffon: nesse tipo de massa, as claras são batidas separadamente, criando um bolo macio, parecido com o pão de ló, todavia mais estruturado, podendo receber coberturas de pasta americana ou ganache, por exemplo. Boa para naked caked e bolos refrigerados.
  • Amanteigada: massa mais estruturada e úmida, com maior quantidade de manteiga. Para quem quiser esculpir bolos ou utilizar pasta americana na cobertura, é a mais indicada. 

Tortas e bolos que marcaram a infância dos Experts Zona Sul

No universo das tortas, a que marcou a infância do Expert em Gastronomia Christophe Lidy na França foi a torta de morangos, que você pode aprender aprender a preparar a receita aqui.

Já se tratando se bolo, o doce é um dos 10 preferidos dos brasileiros. E entre os bolos que marcaram a infância da Expert Lorena Abreu está a receita de bolo de chocolate da sua avó, carinhosamente batizado de “Peteleco da Mariazinha”.

Tem bolo sendo chamado de brownie…

Um dos preferidos de quem é apaixonado por chocolate é o brownie. Apesar de não parecer difícil identificar um brownie, tem muita gente levando pra casa um sequinho bolo de chocolate no lugar. Ambos são uma delícia, mas é preciso “dar nome aos bois”.

Um brownie é macio por dentro e possui uma capa bem crocante por cima. Sua massa sempre está levemente úmida, mesmo quando assada. Diferentemente do bolo, o brownie não cresce, pois não leva fermento, além de conter muito chocolate derretido em sua composição, assim como nozes ou avelãs.

O Chef Zona Sul David Eleutério ressalta que existe uma versão da sobremesa feita com chocolate branco, conhecida como blondie, referência a sua cor dourada.

Que tal apertar o play e aprender a fazer um delicioso brownie com o Chef Zona Sul David Eleutério?

E o petit gâteau?

Outra preciosidade que os chocólatras amam é a sobremesa chocolat coulant, conhecida no Brasil como petit gâteau: um bolo de casquinha crocante recheado com calda de chocolate, geralmente acompanhado de uma bola de sorvete de creme. Atualmente a gama de recheio é bem mais democrática, com versões com doce de leite, goiabada, licores ou geleias.

Apesar do nome em francês, é no Brasil que se pede um petit gâteau, pois na França o nome oficial da sobremesa é chocolat coulant ou moelleux au chocolat. Em francês, petit gâteau se traduz como “pequeno bolo” e pode ser qualquer bolinho.

O petit gâteau é conhecido também como lava cake ou, em francês, como chocolate coulant.

Ele não chega a ser um brownie, pois seus ingredientes se assemelham mais a um fondant. Sua massa é assada em forno com temperatura bem alta e ele está no ponto quando apresenta massa crocante por fora e mole por dentro. E claro, bem recheado de calda!

Para preparar o seu petit gâteau você conta com soluções práticas que o supermercado mais amado do Rio tem para os cariocas de coração. E para acompanhar o seu bolinho, o exclusivo sorvete de creme Gelad!

Cupcake ou Muffin?

Apesar da forminha pequena em porções individuais, muffin e cupcake são diferentes. O cupcake é um bolo mais amanteigado feito com técnicas tradicionais, misturando gordura, açúcar, ovos, farinha, fermento, entre outros. A massa do cupcake costuma ser mais “esfarelada” e é feita separadamente dos seus recheios que são adicionados posteriormente, assim como as infinitas possibilidades de coberturas.

O nome cupcake deriva de cup (xícara) e cake (bolo), pois os seus ingredientes costumavam ser medidos em xícaras. Atualmente, a possibilidade de fazer um cupcake diretamente no microondas dentro da xícara torna o seu nome ainda mais fiel à sua versatilidade.

Cupcakes costumam ser gostosos e coloridos e sempre levam cobertura. Por isso, pode ser muito divertido fazer uma “sujeira do bem”, preparando cupcakes em família. Aproveite para colocar o seu Pequeno Expert para fazer uma receita com você!

Já o muffin é como um pãozinho, e o seu recheio é misturado à massa. O muffin pode ser salgado ou doce, de acordo com os recheios escolhidos. Existem receitas saudáveis de muffin para deixar os lanches das crianças apetitosos e nutritivos.

Para os que não querem desperdiçar nenhum alimento na cozinha, a Expert Lorena Abreu ensina a preparar um muffin com as “sobras” das abobrinhas e talos de couve. A dica promove o desperdício zero na gastronomia, aproveitando integralmente os elementos.

Muffin de couve e abobrinha por Lorena Abreu.

Para fazer em casa

Agora que você já conhece as diferenças entre os termos da pâtisserier, que tal preparar as suas doces receitas em casa? Baixe o e-book preparado pelo Chef Zona Sul David Eleutério e adoce os seus dias com o sabor carioca de coração.