Sabia que a mandioca é um dos alimentos mais presentes na vida dos brasileiros e acompanha a história do país desde muito antes do descobrimento? Se você não consegue se lembrar de muitos alimentos derivados dessa nutritiva raiz, considerada um alimento de subsistência, não deixe de rolar esse post e descobrir a versatilidade dessa matéria-prima nacional!

Aqui você vai ver:

A Rainha do Brasil

A célebre mandioca está presente na alimentação brasileira desde muito antes da colonização portuguesa. O antropólogo e escritor Luís da Câmara Cascudo, autor do livro “A História da Alimentação do Brasil” chama a raiz de “Rainha do Brasil” e relata toda a sua importância nos pratos nacionais. No capítulo destinado ao alimento, Câmara Cascudo descreve:

Quando a posse da terra começou a ser feita, nasceu o elogio da mandioca e seu registro laudatório em todos os cronistas. Afirmavam, unânimes, ser aquela raiz o alimento regular, obrigatório, indispensável aos nativos e europeus recém-vindos. Pão da terra em sua legitimidade funcional. Saboroso, fácil digestão, substancial.

História da Alimentação do Brasil (Luis da Câmara Cascudo, 1967)

A publicação de Cascudo relata que a mandioca originava dois alimentos básicos do cotidiano indígena: as farinhas e os beijus. O beiju geralmente é confundido com a tapioca, mas são preparados de formas distintas (beiju feito da massa e a tapioca feita da goma da mandioca).

Das farinhas, originavam-se a farofa, pirão, mingau, papa, entre outros. Naturalmente os ingredientes foram se misturando à culinária portuguesa, originando ainda mais receitas, infindáveis e saborosas, como os bolos criados pelas cozinheiras portuguesas que utilizaram o carimã, farinhas de mandioca com mais amido.

Universale brasiliensium alimentum. É assim que os autores definem o a mandioca na primeira publicação médica sobre o Brasil.

Historia Naturalis Brasiliae ( Guilherme Piso & George Marcgrave, 1648)

O Dia Nacional da Mandioca

A mandioca, também chamada de aipim, macaxeira ou ainda cassava ou yuca em outros idiomas, é um símbolo da cultura alimentar do nosso país e merece um dia para ser lembrada. Com essa finalidade, foi criado o Dia Nacional da Mandioca, comemorado em 22 de abril.

Contudo, não só no Brasil a mandioca tem sua devida importância. A FAO, entidade que compõe a Organização das Nações Unidas, aponta a mandioca o “alimento do século 21”, por ser um alimento de subsistência para milhões de pessoas em todo o mundo, capaz de proporcionar energia para populações carentes.

Rica em fibras, a mandioca é uma ótima fonte de carboidratos, alternativa ao glúten para os celíacos (intolerantes ao glúten) e tem sido adotada nos cardápios fit por ajudar na saciedade.

Mandioca: fonte de carboidrato, sem glúten, indicada para os celíacos.

Indicação Geográfica

Um dos principais subprodutos da mandioca é a farinha de mandioca, seguida da tapioca e do tucupi.

Assim como na produção de vinhos ou queijos, existem no Brasil atualmente duas Indicações Geográficas (IGs) registradas para o produto farinha de mandioca como indica o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)Cruzeiro do Sul, no Acre, e Uarini, no Amazonas. Além dessas, há mais uma IG relacionada à mandioca: a São Tiago para biscoitos, em Minas Gerais.

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país

Fonte: Embrapa

Mandioca na gastronomia

O Guia Alimentar para a População Brasileira mostra como as raízes e tubérculos como a mandioca estão presentes nas refeições dos cidadãos. De acordo com a publicação, a mandioca costuma ser consumida no almoço ou no jantar, junto com feijão, arroz, legumes e carnes. Já em algumas regiões do país, também substituem o pão no café da manhã.

A farinha de mandioca também é usada como ingrediente de receitas de pirão, cuscuz, tutu, feijão-tropeiro e farofas. No norte e nordeste, ela costuma ser usada no lugar do arroz na mistura com o feijão.

Já as folhas da mandioca podem ser utilizadas cozidas como maniçoba, prato típico paraense, ou secas e moídas.

Polvilho e farinha de mandioca: ingredientes do famoso bolinho de feijoada da Chef Kátia Barbosa.

Matéria-prima de diversos ingredientes, a mandioca pode dar origem às mais variadas receitas doces ou salgadas. Entre pães de queijo, tapiocas, bolos, purês e aquele clássico aipim frito para o tira-gosto, confira receitas para utilizar ainda mais essa delícia repleta de brasilidade no seu dia a dia.

Dadinho de tapioca assado na air fryer

Considerado um lanchinho saudável até mesmo para as crianças, a Expert Lorena Abreu ensina a preparar crocantes dadinhos de tapioca que podem ser congelados antes de assar e duram até 3 meses no congelador. E o melhor: ficam prontos rapidinho na Air Fryer.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em um bowl, misture a tapioca com o queijo ralado, sal e pimenta. Misture bem usando as mãos e reserve. Enquanto isso ferva o leite. Assim que levantar fervura, desligue e despeje no bowl.
  2. Misture bem e assim que incorporar, despeje a massa em um tabuleiro forrado com plástico filme. Cubra com outro plástico e deixe descansar. Assim que estiver em temperatura ambiente, leve para a geladeira por 6 horas.
  3. Depois, corte a massa ao meio e em seguida, corte em tiras de 2 dedos de largura e após isso, em cubos. Asse na air fryer até dourar. Rende até 100 unidades.

Farofa crocante com castanha-do-Pará

Você precisa de um acompanhamento gostoso para sua refeição? A farofa é a resposta certa para sua fome. Para deixar sua farofinha com os sabores do Brasil, aposte na receita da Chef Zona Sul Thays Costa, com farinha de mandioca e castanhas-do-Pará.

Ingredientes

  • 500g de farinha de mandioca
  • 200g de manteiga
  • 30 mL de azeite de dendê
  • 250g de castanha-do-Pará picada
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Numa frigideira em fogo baixo, coloque as castanhas junto com a manteiga e o dendê até ficarem crocantes, adicione a farinha misture bem, acerte o sal em seguida.

Costelinha de tambaqui com aipim e pirão

A mandioca, geralmente conhecida como aipim no acompanhamento dos pratos com peixe, pode ser servida tanto frita quanto grelhada ou cozida. O Expert Carlos Ohata ensina a preparar tambaqui, peixe brasileiro de água doce, com pirão e aipim grelhado, bem macio e suculento.

Baixe o e-book Sabores do Brasil e confira a receita completa.

Cuscuz

A Chef Zona Sul Beth de Sá ensina uma receita de cuscuz (conhecido no nordeste como “bolo podre”) muito fácil de aprender. É uma sobremesa indispensável nas festas típicas!

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 500 mL de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 250g de tapioca granulada
  • 100g de coco ralado seco ou fresco

Modo de preparo

Aqueça o leite a 70ºC, acrescente a tapioca granulada, mexendo sempre com o fouet. Em seguida, acrescentar o leite condensado, o leite de coco, coco ralado e canela e cravo a gosto.

Bolo de aipim com coco

Uma receita para deixar todo mundo com gostinho de “quero mais”: um tradicional bolo de aipim (um outro nome para a mandioca) com coco, com jeitinho de festa junina.

Anote a receita de bolo de aipim do Chef Zona Sul Leo Salgueiro.

Pudim de mandioca com coco e azeite

Uma sobremesa rápida que conquista o coração dos brasileiros é o pudim. Que tal preparar um pudim de mandioca com azeite extravirgem com o Expert Marcelo Scofano? É muito rápido de fazer e uma delícia para degustar.

Pudim de mandioca com coco por Marcelo Scofano.

Tapioca com banana e emulsão de chocolate e azeite

Não podia faltar a tapioca por aqui! Um clássico dos cafés da manhã, a tapioca é aquele tipo de alimento que vai bem com qualquer recheio, do salgado ao doce e até com ovo, gerando receitas como a crepioca.

Para combinar a banana, outro ingrediente típico nacional com sua Tapioquíssima, marca exclusiva para os cariocas de coração, o Expert Marcelo Scofano compartilha uma receita de emulsão de chocolate com azeite que vai ser o toque que faltava na sua sobremesa.

Tapioca com banana e emulsão de chocolate com azeite por Marcelo Scofano.

Garanta ingredientes com qualidade

Para toda e qualquer receita, a qualidade dos ingredientes é imprescindível para um bom resultado. Por isso, confie na seleção de produtos que o supermercado mais amado do Rio faz para que você possa trabalhar conectado ao amor pela gastronomia.

Além dos derivados da mandioca, como farinha e fécula, você conta com a praticidade do aipim descascado Quasi Pronto e com produtos orgânicos certificados.