Para beber sua cerveja preferida, qual copo você utiliza? Se você acha que a variedade de copos e taças de cervejas se resume a alguns poucos modelos, conheça os mais distintos designs elaborados para realçar todas as qualidades gustativas e aromáticas da sua bebida. Prepare-se para um brinde com o Expert José Padilha!
Aqui você vai ver:
- Os tipos de copos
- Muito além do óbvio
- Copos mais comuns nos bares
- Catálogo de cervejas de primavera Zona Sul
Os tipos de copos
Que copo usar para cada estilo de cerveja? Existem mais de 200 estilos e cada um deles tem suas características próprias que podem ser realçadas ou camufladas pelo copo escolhido. Da mesma forma acontece com as taças de vinhos e copos para drinks.
Para ajudar os cervejeiros a apreciarem sua bebida com propriedade, o Expert José Padilha lista alguns modelos de copos e taças ideais para cada estilo. Confira:
Copos Weizen e Tumbler
O copo para cerveja de trigo é alto, fino na base e se abre antes de chegar na boca, para você poder apreciar o líquido turvo ao mesmo tempo que retém os aromas característicos de banana e cravo-da-índia. Entre as cervejas de trigo estão a Witbier, Weizenbier e American Wheat.
Copos com essas características são os copos Weizen e Tumbler.
Aproveite que você arrumou o copo e prepare a mesa completa e harmonize suas cervejas de trigo, que vão bem com carnes leves, molhos cítricos, queijos leves, culinária japonesa, ceviche e saladas com frutas.
Caneca Mass
O mass (em alemão, Maß) é aquela caneca grossa de 1 litro, famosa na Oktoberfest, com asa para não esquentar a cerveja com a mão segurando na parede de vidro e resistente para os fortes brindes dos alemães! São popularmente conhecidas como “caneca de chopps”.
A caneca de vidro é recomendada para cervejas claras como Pilsen ou Weiss e para festeiros com disposição para muitos brindes.
Taça flauta (flûte)
A taça flûte ou flauta é aquela taça fina e alta utilizada para preservar o perlage dos espumantes. É perfeita para as Bière Brut, produzidas pelo mesmo processo dos espumantes. São cervejas arrolhadas e carbonatadas, que precisam também ter suas bolhas preservadas durante a degustação. São lindas e perfeitas para dar de presente.
Também para as fruitbier e Catharina Sour, o estilo refrescante e frutado criado no Brasil e reconhecido internacionalmente.
As Biére Brut são cervejas fermentadas duplamente, seguindo o processo champenoise, o método tradicional de fabricação do champagne.
Tulipas x Taças Pilsner
As tulipas são as taças adequadas para servir as cervejas belgas, pois ajudam a reter e liberar os aromas mais complexos de estilos como Blonde Ale e Belgian Strong Ale.
Cuidado somente para não confundir com o que chamamos erroneamente de tulipa no Brasil. A verdadeira tulipa tem a forma da flor que tem o mesmo nome. O que chamamos de tulipa são as taças Pilsner, que começam finas embaixo e vão alargando até chegar na boca, para preservar a espuma.
Copo Pint
Os famosos copos do tipo pint, tradicionais dos pubs ingleses, são usados para estilos como Stout, Red Ale e Bitter. Neles, cabem bastante cerveja e a “cinturinha” anatômica não deixa o copo cair se escorregar da mão. No padrão britânico, um pint tem 568 mL, enquanto no padrão americano, 473 mL.
Copo Dubai
O copo Dubai, também chamado de taça sem haste Dubai é ideal para as cervejas mais turvas, lupuladas e aromáticas, como as do estilo New England IPA. Permite uma experiência sensorial completa.
Muito além do óbvio
A variedade de copos diferentes para cervejas vai muito além do óbvio e a cada dia surgem novos designs projetados para preservar as qualidades das bebidas e proporcionar uma boa experiência ao consumidor.
Além dos copos aqui mencionados, existem os copos Lager, outros formatos específicos para cervejas IPA, os copos Willybecher, os compridos para cervejas Pilsen e estilos alemães e muito, muito mais!
Para saber mais sobre os diferentes tipos de copos para cervejas, ouça o episódio do podcast Gastronomia Carioca no Spotify:
Copos mais comuns nos bares
Além dos copos específicos para certos estilos, alguns copos são ícones do universo cervejeiro e facilmente encontrados nos estabelecimentos comerciais, como a caldereta e o copo americano.
A caldereta pode ser usada para diversos estilos. Extremamente versátil, é popular nos bares e botecos, dividindo espaço na mesa com os mais deliciosos petiscos.
Já o copo americano é um ícone, exposto até mesmo no MoMA, o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, como símbolo do design nacional. Criado em 1947 pelo empresário Nadir Figueiredo, o copo também é conhecido como “copo Lagoinha”, nome da sua cidade natal.
Na dúvida? Use a taça!
Para a degustação profissional de cervejas, assim como no mundo dos vinhos, existe a taça ISO. Mas a taça de vinho é um curinga quando assunto é versatilidade, e pode ser usada para abrigar todos os estilos.
Na dúvida de que copo usar? Pegue sua taça de vinho e deguste sua cerveja sem medo!
Catálogo de cervejas de primavera Zona Sul
Que tal colocar os copos para uso? No catálogo de cervejas de primavera Zona Sul, inédito para os cariocas de coração, você vai encontrar uma seleção de rótulos indicadas pelo Expert José Padilha para a estação mais colorida do ano.
Além das dicas de harmonizações, você encontra especificações técnicas para cada cerveja indicada, como ABV, IBU, EBC e muito mais. Baixe o seu e celebre o amor pela cerveja! Saúde!