Churrasco é sinônimo de alegria, clima gostoso e muitos amigos. Mas não se engane: um bom churrasco, apesar do seu aspecto descontraído e informal, assim como toda festa, precisa de planejamento. Para não deixar o melhor do seu churrasco de fora da festa, preparamos 5 kits essenciais para o seu estilo. Confira e descubra o kit perfeito pra você.

Churrasco tem que ter qualidade

Antes de mais nada, é importante entender que planejar não é uma tarefa burocrática e sim necessária para um bom churrasco, como você costuma fazer com as viagens, por exemplo. Neste caso, os ingredientes de qualidade são o passaporte de entrada. Todavia, gasta-se um bom tempo pesquisando as melhores carnes para não se arrepender no momento do preparo.

Para economizar seu tempo e levar mais praticidade ao seu churrasco, você pode aproveitar os kits para churrasco que só tem no Zona Sul e somar os melhores ingredientes às dicas dos Experts Zona Sul.

O kit perfeito para o seu perfil

Por mais carioca e receptiva que seja a sua reunião, é sempre bom ter uma noção da quantidade de pessoas para poder calcular a quantidade de carnes do seu churrasco.

Em média, estima-se 360g de carne crua por pessoa, para que não falte nem sobre em demasia. Com isso em mente, fica mais fácil entender a proporcionalidade de cada kit para churrasco Zona Sul, que oferecem variedades de carnes, acompanhamentos e até cerveja.

Outras dicas para um churrasco perfeito também incluem a forma de cortar as peças e temperar, como você pode conferir no infográfico abaixo.

Dicas para um churrasco perfeito, por Marcelo Malta.

Preparado para aproveitar o melhor do seu churrasco? Descubra aqui qual o seu kit ideal:

Kits para os amantes de ancho e picanha

Se você estiver na dúvida de quais carnes bovinas comprar, o Expert Marcelo Malta explica as diferenças básicas entre os cortes mais queridinhos do momento: a sempre amada picanha, bife de ancho ou bife de chorizo.

Basicamente, a picanha quase não possui fibras e sua camada de gordura é externa. Enquanto na picanha a gordura se apresenta como uma capa, no ancho ela está entremeada (marmoreio), o que deixa a carne macia e com um sabor único.

Se você gosta mais do bife de ancho, a dica é pedir seu Kit Essencial Maturatta. Se o seu gosto combina mais com uma boa picanha, aposte nos Kits Bassi ou Básico para 4 pessoas.

Kits para além da carne bovina

Um churrasco completo, entretanto, não fica só na carne bovina. Aposte também nas carnes de porco, como a picanha suína e os mais variados tipos de linguiça.

Os tipos de linguiça mais famosos são:

  • Linguiça Calabresa: muito utilizada na cozinha do dia a dia e como petiscos;
  • Toscana: famosa nos churrascos é a mais suculenta de todas;
  • Linguiça de pernil: é feita com pernil suíno e tem o sabor bem marcante;
  • Linguiça de frango: tende a ser menos gordurosa e uma opção para quem quer consumir menos sal;
  • Linguiças saborizadas: variedades com temperos, apimentadas e até mesmo recheadas;
  • Linguiças plant-based: versões de linguiça feitas totalmente com proteína vegetal, utilizadas também em feijoadas veganas.

Kits Churrasco Zona Sul: a combinação perfeita na medida certa para o seu estilo de fazer churrasco.

E para quem ama aquele franguinho bem crocante, não se esqueça das coxinhas da asa (drumettes) e do espetinho de coração de frango.

Que tal garantir seu kit churrasco com linguiça de pernil e coxinha da asa da melhor qualidade? Escolha o seu Kit Zona Sul e receba no conforto da sua casa!

Bônus 1: Peixes e legumes entram na festa?

Existem outros adicionais para o churrasco quando o assunto é assar na grelha, como o preparo de peixes, legumes e até as frutas para a sobremesa.

A dica do Expert Carlos Ohata para quem quer preparar peixes e frutos do mar na churrasqueira é escolher peixes como o tambaqui, o brasileiríssimo pirarucu, sardinhas, bacalhau, além de incluir a lula e um saboroso camarão VG para preparar espetinhos. Fique olho nas dicas do Expert para comprar um peixe bem fresquinho.

No caso dos legumes, Ohata lembra que são ótimos acompanhamentos para os peixes grelhados e sugere o preparo de robatas, que são espetinhos bem conhecidos na culinária japonesa. Vale de tudo: abóbora, cebola, pimentões, berinjela, abobrinha, cogumelos Paris. Qualquer vegetal vai bem.

Bônus 2: Frutas na grelha

Para o momento da sobremesa, a banana na brasa já é velha conhecida dos churrascos. O abacaxi grelhado também é uma opção refrescante para adoçar o fim de festa. Todavia, você pode combinar suas frutas com ingredientes mais inusitados.

O Expert André Guedes sugere abacaxi grelhado com Queijo minas Meia Cura de Jersey, que derrete facilmente, canela e hortelã. No vídeo abaixo, Guedes mostra o passo a passo em um grill, mas você pode reproduzir em sua churrasqueira com carvão vegetal.

Abacaxi grelhado com Queijo de Jersey por André Guedes

No caso das bananas, André Guedes sugere o queijo Marajó em fatias sobre algumas metades de bananas maduras, flambadas com açúcar cristal e canela. Essa pode ser a sobremesa que você precisava para um dia mais feliz.

Kits para quem ama o acompanhamento do churrasco

Todo churrasco precisa de bons acompanhamentos, e cada região do país tem os seus menus específicos, como o caldinho de piranha do centro-oeste ou a farofa de farinha de mandioca fina muito consumida no nordeste.

No caso dos cariocas de coração, os acompanhamentos que não podem faltam no churrasco são basicamente uma boa farofa, um temperado pão de alho, arroz soltinho, maionese de batata com legumes, vinagrete e um queijinho coalho bem dourado. Confere, produção?

Por isso, o pão de alho é figurinha garantida nos seus Kits para Churrasco Zona Sul Básico e Essencial. Muito fácil de preparar, o pãozinho de alho Santa Massa já vem temperado e pronto para assar.

Kits para quem ama cerveja

Quando se fala em churrasco, de qual bebida você se lembra primeiro? Se foi cerveja, não é mera coincidência. Geralmente associado ao churrasco, o estilo Pilsen costuma ser o mais popular. As cervejas mais leves de trigo (Witbier) também entram na lista e combinam muito bem com peixes na grelha.

Se você quer pedir o seu Kit Churrasco com cerveja, o Zona Sul também tem!

Entretanto, se você quiser variar, os estilos de cervejas existentes são muitos e o Expert José Padilha indica as melhores harmonizações para combinar com as carnes em questão. Ouça o episódio do programa Gastronomia Carioca no Spotify.

“Cada estilo tem sua personalidade própria. O importante é ter uma variedade de cervejas e testar qual estilo agrada mais o seu paladar quando você está comendo a carne. E fique tranquilo, pois o Zona Sul tem todos esses estilos para deixar seu churrasco completo.”

Expert em cervejas José Padilha

Vinho também vale?

Apesar da cerveja ser a bebida mais lembrada quando se fala em churrasco, os vinhos também são uma ótima pedida. Quer saber por onde começar?

O Expert Dionísio Chaves indica o Miolo Reserva Tempranillo: um tinto encorpado, frutado, com bom frescor, taninos presentes e final agradável. É um vinho nacional que combina perfeitamente com um belo churrasco ou com um baião de dois, garantindo uma harmonização bem brasileira.

O vinho tinto Maria Maria Syrah também combina com a ocasião, principalmente com carnes bem suculentas, como o filet mignon. Possui cor vermelho púrpura, nariz muito fino com aromas de frutas do bosque e especiarias. Na boca, tem bom corpo, taninos macios, bom equilíbrio e final de boca harmonioso. 

Você também pode escolher sem medo os chilenos Rayuela, que são versáteis para diversos tipos de pratos na gastronomia ou ainda garantir praticidade e informalidade com os vinhos tintos em lata.

Vinhos em lata: práticos e perfeitos para um churrasco com amigos.

Onde encontrar os kits para churrasco?

Para os churrasqueiros práticos que não abrem mão da qualidade, o supermercado mais amado do Rio tem diversas opções de kits prontinhos e já pensados para cada estilo de reunião. Você já descobriu o seu preferido?

Ah, quer mais um diferencial? Alguns kits contam ainda conta com sacolas térmicas exclusivas Amo Rio, com estampas criadas para os cariocas de coração.

Além dos seus kits especiais para churrasco, aproveite para salvar sua lista de compras no novo site Zona Sul, para não esquecer nenhum ingrediente importante para seu próximo churrascão. Bom apetite!

Ecommerce Zona Sul: crie suas listas de compras e não se esqueça de nenhum item.