Se você é daqueles que na virada do ano já está contando os dias pro próximo feriadão sabe que não tem nada melhor do que curtir petiscando, não é mesmo? Por isso, nem mesmo a impossibilidade de colocar o bloco na rua neste ano vai atrapalhar tudo de bom que o Carnaval tem a oferecer, seja em fevereiro ou em abril! Anote as dicas e harmonize com petiscos e bebidas que vão deixar seus momentos ainda mais gostosos. Descubra a sua escola de samba gastronômica e capriche na folia!

O feriadão em casa pode ser ainda melhor quando o menu é gostoso, não é mesmo?

Aqui você vai ver:


Acadêmicos do Churrasco

Aqui o puxador do samba é o churrasqueiro, sempre responsável por esquentar o clima, afinal, sem carvão, sal grosso e fogo a carne não sai. Mas o cuidado com o sabor das carnes vai além do controle do tempo na churrasqueira, envolve tempero, corte e escolha das carnes certas.

Churrasco. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul

O Expert Marcelo Malta tem algumas dicas para o churrasco perfeito, para considerar antes de trocar o certo pelo duvidoso.

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado de mais de 150 países.

Fonte: Embrapa
  • Na hora da compra: se tiver muito sangue na embalagem da carne, provavelmente ela ficará ressecada;
  • Acenda a churrasqueira de 20 a 30 minutos antes de começar o churrasco, porque a brasa precisa estar bem formada;
  • Tire a carne da geladeira de 2 a 3 horas antes do churrasco começar;
  • As peças maiores da carne devem ser salgadas, preferencialmente, 10 minutos antes de ir à brasa com sal grosso ou flor de sal. Coloque menos sal e, se for preciso, corrija ao final do processo;
  • A carne deve ser sempre cortada no sentido contrário das fibras com a faca amolada e afiada.

Como um churrasco não é feito só de carnes, você também precisa investir nos melhores acompanhamentos como pão de alho, queijo coalho, farofinha e vinagrete, tudo com gostinho de programa em família.

Cervejas para harmonizar com churrasco

Para escolher as cervejas que vão casar perfeitamente com seu churrasco, fique atento às dicas do Expert no podcast no Spotify. Dê o play abaixo e confira:

Para dar um pequeno spoiler do podcast, anote as dicas para combinar suas carnes com os melhores estilos. Todos eles você encontra aqui no Zona Sul:

  • Pilsen é o estilo mais democrático, leve e refrescante e vai bem com cortes mais suaves como fraldinha e picanha.
  • Para as linguiças, cervejas lupuladas como as APA e as IPA.
  • Cortes mais nobres e com gordura entremeada: cervejas mais alcoólicas como Boch, Dubel, Trippel.
  • Para porco, cervejas com malte mais tostados, como Viena Lager, Irish Red Ale, Red Lager.

Outros estilos como American Lager, Munich Helles, Premium Lager também são refrescantes, mas cada estilo tem sua personalidade.

Expert em cervejas José Padilha

Escolha as cervejas preferidas para acompanhar o seu churrascão e compre as suas em um clique!

Império do Petisco

Petisco tem a cara do Carnaval carioca: dá pra comer e bater papo ao mesmo tempo. Para petiscar existem diversas opções além dos snacks e biscoitinhos.

Tábuas e petisqueiras

Uma dessas opções pode ser uma tábua de queijos e frios ou uma petisqueira pronta Zona Sul. Se você quiser montar sua tábua de queijos, o Expert André Guedes ensina o passo a passo para uma experiência sensorial ainda melhor.

Tábua de queijos brasileiros por André Guedes.

Além das petisqueiras com queijos, frios e frutas, você também pode preparar canapés com pastinhas à base de boursin, que são leves e refrescantes e para o calor e ainda espetinhos com mozzarella, como o simpático espetinho caprese, que alterna o queijo com manjericão e tomate cereja.

Para os dias muitos quentes, você pode combinar seus queijos e aperitivos com vinhos de verão selecionados pelo Expert Dionísio Chaves.

Aperitivos com frutas

Para pegar leve e utilizar frutas refrescantes nas receitas, a Expert Lorena Abreu indica um mix de melão com presunto de Parma para um espetinho colorido e um carpaccio de caqui! Afinal, a cozinha saudável também pode fazer parte do seu menu carnavalesco.

No entanto, se você gosta de um aperitivo “raiz”, fica a dica de azeitonas e tremoços de qualidade para se conectar ao melhor da gastronomia.

Unidos da Sobremesa

Se o seu instrumento favorito é a colher de sobremesa, o dia pode ficar mais animado com receitas refrescantes e práticas, para dar tempo de preparar e curtir o sol.

A dica é optar por versões de sobremesas com frutas e apelar para o congelador, com receitas à base de sorvete ou que sejam geladinhas. Quer ideias? Então lá vai:

Carpaccio de abacaxi com sorvete

Carpaccio também pode ser sobremesa! Clique e confira a receita criada pelo Expert Marcelo Scofano de carpaccio de abacaxi com sorvete de coco e pimenta rosa que é de animar a arquibancada.

Espetinho de uva

Quer um aperitivo saudável, gostoso e docinho para refrescar? A Expert Lorena Abreu indica espetinhos congelados de uva.

Lave bem 500 g de uvas sem caroço e seque. Coloque em um tabuleiro ou prato e leve ao congelador por 2 horas. Após, retire, espere um minutinho e sirva como aperitivo ou sobremesa.

Sorvete de cerveja

Para quem não abre mão de jeito nenhum da sua cerveja, José Padilha tem a solução: um frapê de cerveja com sorvete. Você combinar diversos estilos de cerveja com sabores variados de sorvete. Aperte o play!

“A dica é usar sorvetes mais intensos com cervejas menos intensas e vice-versa. Ou cerveja e sorvete de média intensidade.”

Expert José Padilha

Ala das bebidas

Seja qual for a sua “escola de samba” preferida, uma coisa é certa: em todas elas existe a ala das bebidas. Afinal, todo folião gasta muita energia se divertindo.

Para quem curte uma bebida alcoólica como cerveja, caipirinha, vinho ou drinks de verão, é importante lembrar de sempre se hidratar bastante no calor. Afinal, o álcool favorece a diurese.

Para repor os líquidos necessários ao seu corpo e ficar com as energias a mil, não se esqueça de beber bastante água ou optar por outras bebidas funcionais como água de coco ou até mesmo smoothies de frutas.

Bom feriadão e um menu nota dez no seu Carnaval!

Sucos Me Bebe, exclusividade Zona Sul.