A nova Chef Zona Sul Tatiana Alvarenga já faz parte da família carioca de coração há muitos anos. Afinal, foi com sua avó que a Chef aprendeu a fazer do supermercado mais amado do Rio o seu segundo lar. Tatiana apenas não sabia que o futuro lhe reservava uma surpresa, unindo suas paixões em um único caminho: o amor por cozinhar com a admiração pelo Zona Sul, transformando-a em integrante do time de Chefs da rede. Conheça mais sobre essa linda história com sabor de afeto.

Aqui você vai ver:

Quem é Tatiana Alvarenga

Tatiana Alvarenga já foi pedagoga, professora e trabalho com recursos humanos, mas apesar de todos os caminhos trilhados, o seu coração sempre apontou para os rumos da gastronomia. Criada em uma família de doceiras e cozinheiras e apaixonada por “colocar a mão na massa”, Tatiana trocou o escritório pela cozinha e resolveu abrir sua empresa, focada em alimentação saudável.

Focada em atuar no campo gastronômico, Tatiana se dedicou aos estudos: formou-se como Chef executivo no Senac, Cuisine, Pâtisserie e Boulangerie (Cozinha, Confeitaria e Padaria) na escola Le Cordon Bleu.

Especialista em gastronomia vegana, Tatiana colheu os louros de todo seu investimento em sua carreira, e atualmente cuida da alimentação de famosos como Xuxa Meneghel, atuando como personal chef.

Além dos seus projetos pessoais e a busca incessante por conhecimento, Tatiana faz parte do hall de Chefs Zona Sul, criando diariamente pratos variados para o Salada Bar e Café da Manhã, disponíveis diariamente aos clientes, prezando sempre pela variedade e aproveitamento integral do alimento.

Um bate-papo com a Chef Zona Sul

Que tal conhecer mais sobre a nova Chef Zona Sul? Você está convidado a fazer parte desse delicioso bate-papo e revelar os segredos dos temperos que conquistam a cada dia o coração do carioca.

Como foi sua relação com a gastronomia até ela fazer parte da sua vida profissional?

Minhas avós eram cozinheiras de mão cheia, eu não fazia ideia do que era gastronomia só sabia o que era cozinhar comida boa e isso eu aprendia com elas. Quando descobri o que queria, não tive dúvidas que a influência das doceiras e cozinheiras fez toda a diferença.

No entanto, apesar de parecer simples ser Chef, é uma tarefa muito dedicada, pois precisamos estudar muito e ter foco nos objetivos, pois existe a responsabilidade de entender que estamos servindo ao próximo e que isso é lindo se feito com amor.

Você tem alguma especialidade ou preferência na cozinha? E qual diferencial você define como seu “toque de chef”?

Eu não tenho preferência! Brinco dizendo que tenho humor do dia. Cozinha quente é a minha vida eu não consigo ficar um dia sem chegar perto do fogão, mas existem aqueles dias em que a confeitaria me relaxa e a padaria me ensina a ter paciência! Cada uma leva meu coração para um lugar e me preenche.

Quanto ao “toque de chef”, considero que são os temperos frescos. Uso muito “os verdes” e gosto da mistura de sabores frescos que realçam o paladar. E as saladas são minha marca registrada.

Qual a sua relação com o Zona Sul e como é a sua rotina como Chef?

Minha história no Zona Sul vem de longa data. O Zona Sul faz parte da minha infância, pois cresci indo ao Zona Sul com minha avó que morava em frente a loja da Francisco Sá em Copacabana (Rua Francisco Sá, 35). Com ela eu aprendi que o Zona Sul era o único lugar bom para fazer compras e cresci acreditando nisso.

Hoje em dia ela já não está conosco e nem tive a chance de mostrar para ela a profissional que me tornei, mas tenho certeza absoluta que se ela estivesse aqui iria se sentir orgulhosa de me ver no supermercado que ela amava.

Mesmo conhecendo o Zona Sul há tanto tempo, estar nos bastidores atuando é a primeira vez, sobretudo em um estilo de serviço diferente de um restaurante ou evento. Sem dúvida é muito mais desafiador e motivador, é mais alegre, temos maior oportunidade de desenvolvimento da nossa profissão.

A rotina é movimentada, perfeita para uma pessoa como eu, que não para de pensar em comida! Meus dias são animados e eu tenho oportunidade de criar o tempo todo, de compartilhar conhecimentos e, principalmente, de ver os clientes desfrutarem dessas criações.

“Nossos clientes gostam do nosso estilo, que eu chamo de requintado e sutil. Eles adoram nossas saladas no horário do almoço, e a nossa pizza é imbatível!”

Chef Zona Sul Tatiana Alvarenga

Receitas por Tati Alvarenga

Que tal um menu com toque de chef preparado por você mesmo? Anote as receitas da Chef Zona Sul Tatiana Alvarenga e, se quiser provar ainda mais criações da Chef, só dar aquela passadinha no Salada Bar!

Salada de quinoa (vegana)

Ingredientes

  • 150g de quinoa mista
  • 100g de tomate cereja
  • 80g de semente de girassol torrado
  • 50g de castanha-do-Pará torrada
  • 50g de cranberry
  • Rúcula a gosto

Temperos

Modo de preparo

  1. Cozinhe a quinoa, escorra e reserve.
  2. Em um bowl coloque a quinoa e adcione o restante dos ingredientes tempere com os temperos indicados acima e finalize misturando a rúcula.

Bolo de cappuccino

O bolo de cappuccino da Chef Zona Sul Tati Alvarenga é uma daquelas receitas de família que carregam consigo o amor materno. Afinal, a receita pertencia à sua avó e segue conquistando o paladar de geração em geração.

Ingredientes

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de pó para capuccino
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 150mL de água
  • 200mL de óleo de soja
  • 3 ovos

Modo de preparo

  • Na batedeira misture óleo e água para homogeneizar, acrescente os ovos e bata até formar uma mistura espumosa.
  • Acrescente o açúcar e em seguida o capuccino e a farinha de trigo e bata até obter uma consciência cremosa, por fim o fermento.
  • Unte e polvilhe uma forma e leve para assar a 170ºC por 30 minutos.

Zona Sul: um lugar para comer e viver bem

Que tal aproveitar as delícias da gastronomia no Zona Sul e fazer da visita ao mercado um delicioso passeio? Afinal, o Zona Sul é muito mais que um supermercado. Além das compras, é possível curtir um happy hour no Bar do Rio, comer pizza com toda a família, tomar seu café da manhã com menu dos Chefs, almoçar no Salada Bar e ainda curtir uma comida japonesa no Sushi Bar. E de sobremesa? Um autêntico doce da pâtisserie por Dominique Guerin!

Não faltam motivos para procurar o Zona Sul mais perto de você com os serviços de gastronomia disponíveis e apreciar o sabor de ser carioca de coração. Bom apetite!