Calor, caipirinha e feijão. A combinação, que é a marca do Brasil e a principal escolha de quem visita o país em busca de um sabor que resuma a culinária nacional, tem muita história. O prato, com feijão preto, carnes de porco e acompanhamentos, varia em cada Estado. Além da clássica, conheça os diferentes tipos de feijoada e aprenda receitas para fugir do tradicional.
Origem da feijoada
De onde vem este prato tipicamente brasileiro? Segundo estudiosos, a mistura seria uma versão de preparos de outros países, como o cozido, em Portugal, bem semelhante, mas com feijão branco; o cassoulet, na França; e a casouela, na Itália.
Ela é saborosa, democrática e tem combinações pra agradar todos os gostos.
Há quem afirme que foi uma criação dos escravos africanos, a partir de uma leitura do cozido português, e até mesmo uma criação que remonta o Império Romano. Pesquisas à parte, o sabor é um dos mais tradicionais da cozinha brasileira. O dia de comê-la varia de região para região, assim como os acompanhamentos, mas a feijoada é unanimidade no gosto popular.
Feijoada tradicional
Versão mais conhecida no Brasil e no mundo, é muito consumida no Paraná e na Região Sudeste. No Rio de Janeiro, a feijoada é apreciada tanto em dias quentes quanto nos frios, também chamada de feijoada carioca. Ela tem como ingredientes principais o feijão preto, charque, pé, orelha, lombo e rabo de porco, costelinha suína, linguiça calabresa e paio. Para acompanhar, arroz, couve e laranja.
Dica do Expert para um toque especial na feijoada
Siga as dicas para dar um toque pra lá de especial na sua receita.
- Utilize uma laranja Bahia, cravejada com dentes de cravo. Cozinhe a laranja junto ao feijão e depois descarte-a.
- Retire a laranja e acrescente 100 mL de cachaça para 1kg de feijão e deixe ferver a feijoada.
- Cozinhe as linguiças e paio inteiros e fatie apenas no fim do preparo. Assim as fatias ficarão pretas só por fora e vermelhinhas por dentro.
Receitas para fugir do tradicional
Além da feijoada que você já conhece, o Expert em peixes e frutos do mar Carlos Ohata ensina uma receita nada tradicional, mas igualmente deliciosa. Já imaginou uma feijoada de frutos de mar? E uma feijoada vegana? Confira as receitas e surpreenda seu paladar.
Feijoada de frutos do mar
Vencedora da primeira batalha dos Experts! Natural de Santa Catarina, ela é tão brasileirinha quanto a feijoada tradicional, e não está longe de desbancar a concorrente. Logo, quem gosta das comidas do mar não deve deixar de provar essa delícia, perfeita para um dia de sol. Criação do Expert Carlos Ohata.
Feijoada Vegana
A feijoada vegana é o sonho de qualquer amante de comidas brasileiras que deseja saborear esse prato típico, ao mesmo tempo se mantendo fiel a seu estilo vegetariano. Além disso, algumas pessoas escolhem fazer a feijoada vegetariana por ser uma opção menos calórica do prato e rica em vitaminas e nutrientes.