Da região de Languedoc-Roussilon para o mundo. A história da vinícola Laurent Miquel envolve mais do que a fabricação de vinhos, mas uma tradição da família Miquel, que engloba desde o cultivo das uvas até a escolha de cada rótulo. Um dos maiores exemplos de colaboração em família está na linha Père et Fils, criada por Henri (o pai) e Laurent (o filho). Conheça os sabores dessa criação a quatro mãos e aprenda receitas francesas para harmonizar com cada momento.

Aqui você vai ver:

Uma história de família

A história começa na propriedade vinícola de Cazal Viel, que faz parte da família há muitas gerações. Foi lá que a família Miquel começou a plantar uvas e a produzir vinho. Atualmente, Laurent Miquel, juntamente com o seu pai Henri, dão continuidade a essa tradição vitivinícola com nova energia e espírito, produzindo vinhos de qualidade, de baixa intervenção e que refletem o terroir da sua terra.

Vinhos de baixa intervenção são aqueles que utilizam o mínimo possível de aditivos ou técnicas artificiais durante o processo de fabricação.

Na Laurent Miquel, a arte de fazer bons vinhos é transmitida de geração em geração – é uma história de família e de terra. Uma curiosidade é que a próxima geração será metade irlandesa, já que a esposa de Laurent, Neasa, é de Dublin, na Irlanda, e o casal têm dois filhos, Sean e Alaina.

As propriedades Laurent Miquel são certificadas como sustentáveis e Laurent trabalha com o espírito Kaizen, uma filosofia japonesa onde se pretende fazer um pouco melhor, todos os dias.

Conheça mais sobre a história da Laurent Miquel com o Expert Zona Sul em Vinhos Dionísio Chaves. Aperte o play:

Vinícola Laurent Miquel por Dionísio Chaves.

A linha Père et Fils

Entre as 12 linhas de vinhos criadas pela Laurent-Miquel, está a Père et Fils, com o sabor do encontro de gerações.

Em francês, “père” significa pai e “fils”, filho. Portanto, é fácil concluir que a linha Père et Fils é uma colaboração familiar, um elo entre o pai Henri (Père) e o filho Laurent (Fils). Eles provaram mais de 60 blends diferentes antes de decidirem a seleção final da linha, chegando ao resultado perfeito.

São vinhos varietais que refletem o caráter da casta e o terroir único do Languedoc.

Coonheça os vinhos da linha Père et Fils selecionados pelo Expert Dionísio Chaves para a sua primavera e aprenda receitas tipicamente francesas para harmonizar com cada um deles.

Père et Fils Sauvignon Blanc

Père et Fils Sauvignon Blanc tem frutas cítricas crocantes e um final elegante e seco – é o aperitivo perfeito para começar o fim de semana.

Vai muito bem com salmão grelhado com gergelim e mix de cogumelos, gratinado de vegetais com mozzarella orgânica de búfala e fondue de queijo. Sirva de 10 a 12ºC.

“Branco leve, com aromas de frutas tropicais, mineral, toque floral e fundo de boca com ótimo frescor.”

Expert em Vinhos Dionísio Chaves

Combina com salmão assado em massa folhada

Para harmonizar com uma receita de toque francês, nada melhor do que um salmão com massa folhada, muito utilizada na pâtisserie francesa e bem representada pelos clássicos croissants.

O preparo é simples e o resultado primoroso, tudo garantido pelo Chef Zona Sul David Eleutério:

Salmão assado com massa folhada e legumes por David Eleutério.

Père et Fils Branco Blend

Um blend entre as uvas Chardonnay e Viognier, é um vinho leve, fresco, com aromas de frutas cítricas e fácil de beber. Para harmonizar, vá de peixe branco como tamboril com legumes, queijos frescos e saladas de verão; alimentos mais delicados em geral.

De corpo leve e de consumo imediato, ideal para servir entre 10 e 12ºC. Classificado com 90 pontos pelo Expert Dionísio Chaves.

Combina com salada de lentilhas francesas

Experimente provar seu Chardonnay Viognier com a salada de lentilhas francesas do Expert Christophe Lidy.

Ingredientes

  • 250g de lentilha verde
  • 250g de lentilha beluga preta
  • 250g de lentilha amarela
  • 2 tomates Carmen
  • 2 cebolas
  • 1 maço de salsa
  • 150mL de vinagre clássico
  • 100g de farofa de chips de presunto cru

Modo de preparo

  1. Cozinhe as lentilhas separadamente como indicado na embalagem e reserve.
  2. Coloque as fatias de presunto cru para secar no forno baixo até ficar crocante e pique grosseiramente.
  3. Corte os tomates em cubos pequenos.
  4. Pique as cebolas e a salsa.
  5. Junte numa tigela todos os ingredientes e tempere com o vinagre.
  6. Acerte o sal se necessário.
  7. Essa salada pode ser acrescentada de uma lasca de bacalhau cozido.

Père et Fils Rosé

Um blend de Cinsault e Syrah, esse vinho rosé francês é delicado e repleto de frescor. Assemelha-se aos bons exemplares da Provence. Um vinho indicado para momentos de descontração e comidas leves. Experimente com salmão marinado, couscous de peixe e cavaquinha.

Ideal para consumo imediato, deve ser servido entre 9 e 11ºC.

Combina com tartine de brie com mel e damasco

Por ser um rosé bem refrescante, fica perfeito se harmonizado com uma tartine francesa de Brie, damasco e mel, receita do Expert Christophe Lidy. Confira:

Tartine de Brie, damasco e mel por Christophe Lidy.

“Para uma boa tartine é imprescidível uma boa baguette. Por isso, recomendo a Rustiguette, uma obra-prima da padaria francesa.”

Expert em Gastronomia Christophe Lidy

Baixe seu catálogo de vinhos de primavera

Se você é apaixonado por vinhos franceses, talvez a chegada da primavera seja o convite que você precisava para mergulhar de cabeça nos vinhos brancos, rosés e espumantes que a França sabe produzir muito bem. Os famosos rosés de Provence, os champagnes e vinhos de regiões com um terroir único, como a Borgonha.

Todavia, é bom lembrar que o Brasil também tem se destacado na elaboração de vinhos de qualidade, conquistando o paladar do mundo todo. Por isso, para conhecer não somente os vinhos internacionais selecionados pelo Expert Dionísio Chaves para a estação que antecede o calor carioca, baixe seu catálogo de vinhos e se surpreenda com as vinícolas nacionais!