O caviar é um ícone da alta gastronomia: o ingrediente tem o poder de transformar receitas em experiências únicas, não só pelo seu alto valor como pelo seu sabor único. Contudo, o caviar também tem suas alternativas vegetais e cada uma pode ser usada para diferentes fins culinários. Além da lentilha beluga, é chegado o momento do limão caviar ganhar seu protagonismo. A iguaria, antes de difícil acesso no Brasil, agora pode ser facilmente obtida no Zona Sul mais perto de você! Quer saber como usar? Aprenda aqui receitas com os Experts Zona Sul!
Aqui você vai ver:
O limão caviar
O limão caviar (ou lima caviar) é conhecido internacionalmente como finger lime e seu nome científico é Citrus australasica. Originário da Austrália, o finger lime tem um aspecto diferente dos já conhecidos limões Tahiti ou siciliano, parecido com o formato de uma pimenta ou de um dedo (finger, em inglês), e pode ser encontrado em cores que vão além do verde, como tons alaranjados ou amarronzados.
O limão caviar é pertencente ao gênero Citrus que, de acordo com a Embrapa, é composto por várias espécies, como as laranjeiras, tangerineiras, limeiras ácidas e doces, limoeiros verdadeiros, pomeleiros, cidreiras e toranjeiras, e ainda os híbridos.
O mais interessante do fruto, portanto, é a sua parte interna, que explica o seu apelido de “caviar”: formada por pequenas esferas que lembram a ova de peixe, a polpa possui um sabor cítrico, levemente adocicado e refrescante, e textura levemente explosiva, como o ingrediente no qual seu nome é inspirado.
Apesar de antigo conhecido dos povos originários australianos, o limão caviar ganhou popularidade no mercado a partir dos anos 90, conquistando o coração dos chefs da haute cuisine. Seu alto valor também justifica sua utilização em menus mais selecionados, uma vez a fruta é rara e pouco produtiva.
As pérolas interiores do limão caviar combinam com todos os elementos gastronómicos, dando origem a uma combinação requintada que surpreende os paladares mais exigentes.
Todavia, o acesso ao limão caviar não está restrito apenas aos grandes chefs, tampouco as receitas são inacessíveis ao público. Afinal, você pode comprar o limão caviar no supermercado mais amado do Rio e ainda aprender a fazer em casa as receitas elaboradas pelos Experts Zona Sul.
Receitas com limão caviar
O suco cítrico das pérolas presentes na polpa do limão, no momento que estouram na boca, mistura-se aos demais ingredientes da sua receita, gerando uma experiência inigualável. Isso explica o porquê desse ingrediente especial ser tão versátil, combinando com pratos salgados, doces e até mesmo com coquetéis.
Confira as receitas dos Experts Zona Sul e corra agora mesmo para pedir a sua iguaria vegetal.
Tartar de salmão e atum por Lorena Abreu
O tartar é um tipo de prato preparado com carne ou peixe cru, e o sabor cítrico é refrescante e vai bem para uma entrada, servido com torradinhas. Seu pescado precisa ser fresquíssimo e para isso, conte com a Companhia do Peixe, marca exclusiva Zona Sul.
Aprenda o passo a passo de um tartar de atum e de salmão com a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.
Tartar de salmão francês
Ingredientes
- 300g de salmão fresco picadinho em cubinhos
- 1 colher de iogurte grego
- 2 colheres de sopa de molho inglês ou shoyu
- 1 colher de sopa rasa de mostarda dijon
- 2 colheres de sopa de ciboulette picadinha
- Raspas de 1 limão siciliano
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Fio de azeite extra virgem a gosto
- Limão caviar para servir
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture todos os ingredientes, prove e ajuste os sabores.
- Enforme o tartar em um aro ou tigela e sirva com folhas de endívias ou torradinhas.
Tartar de atum asiático
Ingredientes
- 400g de atum fresco picadinho em cubos
- Raspas de 1 laranja Bahia
- Raspas de 1 limão Tahiti
- Limão caviar para servir
- 1/3 xícara de molho shoyu
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
- Pimenta calabresa em flocos a gosto
- Cebolinha fatiada a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Cubos de manga ou avocado – opcional
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture todos os ingredientes.
- Prove e ajuste os sabores.
- Enforme o tartar em um aro ou tigela e sirva, decorando com cebolinha, pimenta em flocos e torradinhas ou pizza branca pra acompanhar.
Antepasto petit cremeux por Christophe Lidy
Para surpreender seus convidados com entradinhas de atum e salmão frescos recheados com um molho preparado com limão caviar, iogurte grego, aneto e outros temperos, o Expert em Gastronomia Christophe Lidy ensina uma receita exclusiva dos seus petit cremeux (“pequenos cremosos”). Confira:
Ingredientes para 8 unidades (4 de atum e 4 de salmão)
- 200g de filé de atum bem vermelho
- 200g de filé de salmão
- 100g de cream cheese
- 100g de iogurte Yorgus natural (pote verde)
- 1 maço de cibolette
- 1 maço de aneto
- 1 limão siciliano
- 2 unidades de limão caviar
- 10 ml de azeite
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Misture o cream cheese, o iogurte, as ervas, temperos e polpa do limão caviar. Adicione sal o quanto bastar. Reserve.
- Fatie os peixes em lâminas bem finas e molde trouxinhas utilizando um pequeno bowl e plástico filme para ajudar no manuseio.
- Recheie com o creme preparado anteriormente e leve para resfriar na geladeira.
- Passe uma camada de azeite por fora dos bolinhos montados, decore com limão caviar, meia fatia de limão siciliano e aneto por cima para servir.
Drink whisky sour com limão caviar
O mixologista Zona Sul Claudio Adriano ensina a preparar um clássico americano, mas com o toque explosivo do limão caviar. O whiskey sour é um coquetel oficial da IBA ( International Bartenders Association), classificado na lista dos “inesquecíveis”.
Saiba mais sobre o caviar
Se você gostou do caviar vegetal mas não sabe muito sobre a sua versão “original”, pode saber mais detalhes sobre a iguaria e aprender receitas para aplicar no dia a dia, fugindo do estereótipo de alto luxo e buscando novas alternativas para o ingrediente.
E para quem prefere manter o visual mas buscar por uma opção vegetal, a dica é utilizar, além do limão caviar, as lentilhas beluga nas receitas, que você também pode aprender com os Experts e Chefs Zona Sul.