Para muita gente, o café da manhã é sagrado e ideal para carregar as energias antes de começar um longo dia de tarefas. E para montar um café da manhã com qualidade, a linha de produtos exclusivos Da Matina oferece tudo que o carioca mais ama para o cardápio matinal: laticínios, o mais novo mel e o sabor de afeto, claro! Confira a variedade Da Matina e anote as receitas dos Experts Zona Sul para iniciar suas manhãs com mais sabor e saúde.

Aqui você vai ver:

Café da manhã: o combustível do dia

Não dá para ignorar a importância do café da manhã na alimentação. Como publicado no Guia Alimentar para a População Brasileira, as três principais refeições do dia, que são café da manhã, almoço e jantar, fornecem cerca de 90% do total de calorias consumidas ao longo do dia.

Somado um estilo de vida saudável, com uma rotina de exercícios físicos, ingestão de água e alimentos leves, o café da manhã faz parte das três principais refeições do dia.

Fonte: Ministério da Saúde

Os costumes alimentares dos diferentes lugares do mundo são distintos e dentro do Brasil há diversas diferenças no cardápio matinal diário. No norte e nordeste, por exemplo, os subprodutos da mandioca são bem aproveitados, com uma boa tapioca ou um aipim cozido com manteiga. Em Minas Gerais, é impossível não pensar no pão de queijo com café; no sul, o típico café colonial e no Rio, um cheiroso pão francês acompanhado de um bom “pingado”. E não para por aí!

Seja qual for o costume alimentar de cada comunidade, o importante é que ele forneça energia, contenha nutrientes e, se preferência, seja composto por alimentos in natura e minimamente processados. Para montar um café da manhã nutritivo, você deve montar seu prato com opções de:

  • Carboidrato: uma opção de carboidrato como pão, cuscuz, tapioca, aveia ou um tubérculo, como a mandioca.
  • Proteína: a proteína está contida no leite, no iogurte, no queijo ou em carnes, nos ovos.
  • Gorduras “boas”: as gorduras monoinsaturadas estão presentes na manteiga, nas oleaginosas, nos azeites, no abacate.
  • Vitaminas e minerais: frutas ou sucos naturais de frutas (sem açúcar).

As opções para um café da manhã gostoso são muitas e para todas elas, você conta com a linha de produtos exclusiva para os cariocas de coração Da Matina, com laticínios elaborados com qualidade e com o mel, o mais novo integrante da família.

Da Matina: só tem no Zona Sul

Em 2024, o Zona Sul foi eleito o supermercado mais amado do Rio. E entre os diferenciais que fazem o Zona Sul se destacar no cenário carioca está a sua dedicação às marcas próprias. São mais de 25 marcas criadas para atender as necessidades do consumidor carioca, com a melhor seleção de ingredientes e com a variedade ideal para compor o cardápio do seu dia a dia.

Entre os produtos estão os cafés Me Bebe, os chocolates plant-based Chokoé, as ecobags Amo Rio e, além de muitas outras, a deliciosa linha Da Matina, que você pode escolher entre iogurtes, manteigas, queijos, creme de leite e o mais novo mel.

Marcas exclusivas Zona Sul. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Iogurtes Da Matina

O iogurte Da Matina é um alimento natural e probiótico, ou seja, traz benefícios reais à saúde intestinal. Não contém glúten nem gordura trans e está disponível nas versões desnatada, integral, com polpa de frutas e zero lactose.

A linha Da Matina preza pela fabricação de um “iogurte limpo“, ou seja, um produto com poucos ingredientes no rótulo, priorizando o que um iogurte precisa ter: o leite e o fermento lácteo.

O iogurte Da Matina zero lactose é ideal para dietas com restrições à proteína do leite (alergia ou intolerância).

Para o café da manhã, a dica da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu é fazer um colorido bowl com frutas, iogurte e toppings como castanhas, nozes e mel.

E a coalhada?

Uma outra opção de probiótico além do iogurte é a coalhada, mais consistente e mais azedinha. Apesar da diferença no processo produtivo, a coalhada também é considerada um fermentado, rica em proteínas, cálcio e nutrientes. No oriente médio, a coalhada é um prato típico e muito consumida com kebab ou pão sírio.

A Expert Lorena Abreu ensina uma receita para você fazer o aproveitamento total da sua couve, utilizando os talos em uma deliciosa panqueca, que pode servir para o seu café da manhã, almoço ou jantar, e fica perfeita com um molho à base de coalhada.

Panquecas de talos de couva com molho de coalhada por Lorena Abreu.

Queijos Da Matina

Um café da manhã com queijos é tudo de bom! A linha de queijos Da Matina conta com a leveza do cottage, com a versatilidade da ricota, a brasilidade de queijo Minas e o incontestável sabor do queijo prato.

Para começar o dia de uma maneira bem nutritiva a dica é preparar um sanduíche de cottage com pão árabe, cenoura e alface, dica do Expert em Queijos André Guedes:

Sanduíche com queijo cottage por André Guedes.

Manteiga Da Matina

A manteiga é a base de inúmeras receitas na gastronomia e também divide o protagonismo com o pão francês quando o assunto é café da manhã. O pão francês, também conhecido como “pão de sal” em outros Estados, também é especialidade da padaria Zona Sul, que você pode encontrar na loja com o serviço disponível mais perto de você.

Para montar o combo perfeito, combine pão francês, manteiga e o café Me Bebe de Boa, que também é uma exclusividade Zona Sul.

Dica do Expert: “um pão francês de qualidade deve ter sua casca dourada e textura crocante e craquelada, com a pestana bem aberta, em relevo. Por dentro deve ser bem macio.”

Expert em Pães Stanislas Brito

Requeijão Da Matina

Além da manteiga, o requeijão é aquele acompanhamento de pães e torradas que vai muito bem para quem ama o sabor do queijo mas não abre mão da cremosidade. E para quem acha que requeijão só tem um sabor, a linha Da Matina prova que cada dia pode ter um gosto diferente, variando entre quatro sabores de requeijão: tradicional, gorgonzola, cheddar, e ervas finas.

Já para caprichar nas torradinhas, escolha as opções de torradinhas para canapé Panetto ou as torradas feitas com o pão de fermentação natural Santa Mônica, que só tem no Zona Sul!

Novidade: mel da Matina

A linha Da Matina já era perfeita com todos os seus laticínios, mas com a chegada do mel, o café da manhã ficou 100% completo!

Além de ser um alimento natural, o mel adoça suas receitas sem a necessidade do uso do açúcar refinado, é uma fonte energética de qualidade e rico em nutrientes e antioxidantes. Antes da industrialização do açúcar, era o mel o adoçante mais utilizado na culinária mundial e suas utilidades também eram aplicadas com fins medicinais.

Existem diversos tipos de mel, com aromas e sabores distintos, dependendo da planta de onde é extraído e da espécie de abelha produtora. Na linha Da Matina você encontra o mel de flores de laranjeira, de flores silvestres e de assa-peixe. E um destaque para o mel destinado ao público infantil, com um lindo recipiente em forma de ursinho!

O mel no café da manhã vai bem para adoçar sucos e vitaminas, combina com panquecas e mingau de aveia, fica perfeito com banana, abacate e frutas variadas e é um detalhe especial para o overnigh oat, receita geladinha com chia e aveia.

Aprenda a fazer uma panqueca de Expert com Marcelo Scofano e experimente com mel Da Matina:

Panqueca por Marcelo Scofano.

Seu café da manhã no Zona Sul

Se você é apaixonado por um bom café da manhã, também pode aproveitar para sair de casa e degustar tudo de mais delicioso que o Zona Sul oferece todas as manhãs no buffet matinal. Afinal, o supermercado mais amado do Rio também é um lugar para comer e viver bem.

Com uma variedade de quitutes elaboradores diariamente pelos Chefs Zona Sul, o serviço está disponível em diversas lojas, com bolos, sanduíches, receitas exclusivas e opções saudáveis.

E depois de tomar seu café da manhã, você ainda pode aproveitar para fazer suas compras, escolhendo a variedade de produtos Da Matina para levar pra casa!