Qual é a sua programação pra hoje? Que tal fazer uma viagem pela Europa com a gente? Os nossos Experts criaram um roteiro de viagem imperdível para você conhecer o mundo do jeito mais gostoso que tem: apreciando o melhor da gastronomia! Venha dar uma passeio por Portugal, Espanha, Holanda, Polônia, Inglaterra, Bélgica e Alemanha e prepare-se para conhecer ainda mais todos os sabores do mundo!

Arrume sua mala e sua mesa, porque o roteiro vai abrir sua fome de viajar.

Primeira parada: Espanha

A primeira parada da nossa viagem é a Espanha. Afinal, é na Espanha que a gente pode celebrar nossa viagem com as famosas “tapas”: petiscos variados, geralmente feitos com frios, pães e temperos, que vão super bem com os mais variados drinks. Um bom carioca de coração que gosta de comidinhas de boteco vai certamente se identificar com as “tapas”.

Para preparar tapas inesquecíveis, o segredo está em escolher ingredientes de qualidade. Por isso, indicamos os frios espanhóis Argal. São presuntos crus, salames e até mesmo um trio de frios preparado para servir.

Azeites para temperar

Entre as mais famosas receitas de petiscos espanhóis, estão sobretudo as croquetas, pintxos, crostinis e as tradicionais batatas bravas, que vão muito bem com um azeite extravirgem espanhol.

Para aprimorar o sabor das entradinhas e, diga-se de passagem, de qualquer outro prato, nada melhor do que azeites extravirgens com a qualidade espanhola. Aqui, o Expert Marcelo Scofano indica os azeites Coosur, um blend clássico, elaborado de distintas variedades de azeitona para o cotidiano de sua cozinha e os varietais Pátio de Viana Arbequina e Picual para finalizar pratos muito especiais.

Azeitonas como aperitivos

Falando em azeitona, você ja experimentou azeitonas espanholas como aperitivo? Experimente começar sua “resenha” com azeitonas Fragata recheadas com anchova ou as azeitonas Gordal Manzanilla.

Ficou curioso para saber como é produzido o azeite? O Expert Marcelo Scofano foi ver ao vivo a colheita de azeitonas na Península Ibérica e traz pra gente o passo a passo. Confira:

Safra da azeitona 2020/21

Prato principal e açafrão

Mas se a sua fome já ultrapassou a barreira dos aperitivos, você pode preparar um delicioso cozido espanhol com feijão branco da marca Cidacos, uma tortilla de peixe ou uma tradicional Paella temperada com o prestigiado açafrão Dani.

Açafrão Espanhol é o pistilo retirado de uma flor chamada croco. É usada em pratos como risotos e pratos com peixes como a Paella e a Zarzuela. É diferente do açafrão-da-terra, que geralmente é vendido em pó e muito usado na culinária cotidiana.

Bebidas

Para harmonizar com as clássicas tapas ou com os pratos principais, os vinhos espanhóis são muito bem recomendados pelo nosso Expert Dionísio Chaves.

Para entradas e pratos mais frescos, seguem duas indicações: com aromas de frutas e efervescência refrescante, o espumante Rosé Demi Sec Prospero Gran Selezione vai bem com entradas, saladas e peixes. E o Rosé Viña San Juan vai bem com queijo de cabra fresco, Brie, Gouda e Gruyere. peixes grelhados, saladas, carpaccios, pizzas e massas com frutos do mar.

Além disso, para o prato principal, temos dois rótulos marcantes: para carnes, massas com molho vermelho e pizzas, vai bem o premiado Edulis Rioja. Já o tinto Dominio de Heredia é ideal para paella, embutidos, porco, massas, risotos com cogumelos e tortilla.

Para acompanhar pescados e mariscos, o indicado é o branco Viña San Juan, leve e aromático.


Portugal e o bom bacalhau

Falando em peixes e vinhos, não tem como não fazer uma visita ao vizinho de fronteiras espanholas, Portugal. Com uma gastronomia que tem o mar como elemento marcante, Portugal ostenta mais de 300 versões de pratos utilizando bacalhau como ingrediente. Entre eles está, claro, o irresistível bolinho de bacalhau!

Para o prato principal, que tal uma bacalhoada? Para preparar suas receitas, a sugestão é o bacalhau desfiado Bacalhau e Cia, importado diretamente de terras portuguesas. Mas nem só de bacalhau vive Portugal, confira as dicas abaixo!

Conservas de qualidade

Para variar nos peixes, que tal apostar na praticidade do atum ou da sardinha em conserva? Podem ser usados como aperitivos, para compor saladas, sanduíches e os mais distintos pratos. Para acertar na qualidade, indicamos a empresa Ramirez, que além da qualidade, investe na pesca sustentável com compromisso social.

Vai uma receita de salada de lentilha com atum? Quem ensina é o Expert Marcelo Scofano no vídeo abaixo:

Salada de lentilha com atum

Vinhos de tradição

Portugal tem uma marca registrada quando o assunto é vinho: são os vinhos do Porto. Diferentes dos tintos “comuns” por serem mais licorosos, são uma ótima opção para combinar com sobremesas. Em Portugal, é tradição servir a bebida como aperitivo, antes das refeições, para abrir o apetite. Mas também fica perfeita na hora da sobremesa, fazendo par com tortas e doces à base de chocolate, como você pode ver neste post.

Mas se você quer mesmo indicações de vinhos brancos e tintos tradicionais para combinar com seus pratos, escolha sem erro os seguintes rótulos:

  • Praça dos Marqueses, que na sua versão vinho branco vai bem com culinária japonesa;
  • O premiado Terra de Lobos, que na sua versão vinho tinto combina com carnes e queijo;
  • Branco Alvarinho, que acompanha muito bem sardinha na grelha, peixes grelhados, carpaccio de peixe branco, sushis, sashimis, ceviche, temakis e queijos de cabra.
  • Vinho Tinto Antonio Saramargo Reserva: acompanha bem pratos de carnes vermelhas, caça e queijos de pasta mole.

Holanda: terra dos queijos

Se você fez a primeira viagem com a gente pelos sabores do mundo, já sabe que a Holanda é o país dos queijos. A Holanda é o país que mais exporta queijo no mundo, e os queijos mais famosos holandeses são o Edam, o Gouda e o Leyden, batizados com os nomes das suas cidades de origem.

O Gouda, por sinal, é o queijo mais vendido da Holanda, com seu formato circular e cremosidade inconfundíveis. Perfeito para fatiar, ele harmoniza muito bem com vinhos Pinot Noir e cervejas Golden Ale.

Para deixar sua mesa com o toque holandês, selecionamos os queijos Gouda e Maasdam Kroon, Primma Donna e queijo de cabra Cablanca.


Polônia: pausa para as geleias

Se você estava sentindo falta de sobremesas, vamos deixar pra degustar algumas na Polônia? Com receitas famosas de doces recheados com frutas e geleias, como os biscoitos kołaczki ou a babka, pão doce rechado, a Polônia é o lugar certo para dar uma paradinha e adoçar o paladar.

Geleias Streamline. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Para fazer suas receitas com geleias, a dica é passar no Zona Sul e garantir suas geleias Frutt’Oro e Streamline.


Inglaterra: churrasco nobre e chá da realeza

Para encerrar nossa viagem pela Europa, separe sua melhor roupa para visitar a gastronomia da realeza britânica. Se você quer preparar um churrasco com carnes nobres, a nossa sugestão é escolher as carnes de raças britânicas Best Beef Angus e Hereford. São diferentes cortes, entre picanha, alcatra, bananinha, ossobuco, filé mignon, entrecôte, entre outros, que fazem a total diferença na qualidade do seu churrasco.

Cortes premium Best Beef. Fonte: divulgação.

Para esperar a conexão com nosso próximo destino do roteiro Sabores do Mundo, nada melhor do que um glorioso chá inglês com biscoitos tipo crackers.

Hora do chá das cinco com New English Teas! Encontre o seu favorito aqui no Zona Sul.

A indicação, como não podia deixar de ser, são os tradicionais chás britânicos New English Teas e os biscoitos Carr’s e Jacob’s. Além dos variados sabores, os chás New English são perfeitos para presentear alguém querido com uma lembrança desta incrível viagem.


Bônus: cervejas da Europa!

Como falar de sabores do mundo sem falar de cervejas? As cervejas importadas estão aqui no Zona Sul e você encontra diversos estilos para harmonizar com o seu melhor momento. Para quem quiser conhecer mais a Europa, as dicas do Expert José Padilha são:

Alemanha

  • Cerveja Paulaner Weissbier
  • Cervejas Erdinger e seus diversos estilos
  • Cerveja Alemã Hb Original Pilsen
  • Franziskaner Weissbier

Espanha

  • Estrella Galicia Zero
  • Cervejas 1906 Black Coupage, Red Vintage e Reserva Especial

Experimente harmonizar sua Black Coupage 1906 com ganache de chocolate. Veja a dica do Expert José Padilha.

Bélgica

  • Cerveja Delirium Tremens Strong Ale
  • Belga Hoegaarden Weissbier Trigo
  • Leffe Blond Ale


E-book de receitas: baixe o seu

Acha que acabou aqui? Prepare o seu passaporte para mais uma viagem pelos sabores do mundo e baixe seu e-book de receitas!

Desafio TBT no Instagram

Convidamos você a participar de um delicioso desafio, poste o TBT de uma viagem especial e marque mais 3 amigos para também postarem. Não esquece de marcar @sigazonasul e usar #TBT #SaboresDoMundoZS. Afinal, viajar pelos sabores do mundo é tudo de bom.