Pense em uma receita com bacalhau e responda rápido: qual a sua preferida? Dos crocantes bolinhos que abrem qualquer festa até uma elegante posta com jeitinho de Páscoa ou Natal, o bacalhau é um dos peixes mais tradicionais da gastronomia portuguesa e vai bem não só com vinhos, mas com cerveja! Para acertar na harmonização e surpreender seus sentidos, confira as dicas do Expert José Padilha combinadas a receitas de mais Experts e Chefs Zona Sul.

Aqui você vai ver:

Bacalhau: de Portugal para o menu nacional

Primeiramente, não tem como falar de bacalhau sem falar dos portugueses. Nossos parentes do além-mar gostam de dizer que existem 365 maneiras de preparar o bacalhau, uma para cada dia do ano, tamanha é a utilização do ingrediente em seus pratos.

Aliás, a fama do peixe vai além da gastronomia e recheia um dicionário de expressões populares divertidas, como “dar um bacalhau” (cumprimentar de um jeito informal) ou “seco como um bacalhau” (magro demais).

receitas bacalhau zona sul

Bacalhau: uma tradição na culinária portuguesa que faz parte da cultura popular.

Algumas receitas clássicas portuguesas incluem o bacalhau com natas, o bacalhau espiritual, bacalhau à Gomes de Sá e até mesmo preparado com vinho do Porto, vinho genuinamente português, com denominação de origem.

Entretanto, você não precisa ficar restrito somente às receitas tradicionais da culinária lusitana para preparar seu menu, principalmente quando o assunto são festas, como a Páscoa. Por isso, aqui você vai ver 12 receitas que mesclam opções para todos os momentos: da entradinha ao jantar.

Curiosidade: você sabia que bacalhau não é especificamente um peixe? O nome bacalhau é dado a peixes específicos após os processos de salga e secura. Tais espécies são: Gadus morhuaGadus Macrocephalus e Gadus Ogac, assim como Saithe, Zarbo e Ling.

E as cervejas?

Em segundo lugar, quando o assunto são datas comemorativas, geralmente são os vinhos que recebem os louros, pois são vistos como bebidas elegantes enquanto as cervejas ainda sofrem um pouco de preconceito.

O mito de que cerveja só serve para refrescar no verão ainda existe, apesar do enorme leque de estilos, incluindo os rótulos artesanais, as variedades de cervejas “de inverno” e aquelas com formulações exclusivas pensadas por mestres cervejeiros especializados.

José Padilha é sommelier em cervejas e Expert Zona Sul.

A fama da cerveja artesanal

Um fator histórico que explica a visão ainda distorcida sobre a cerveja como bebida popular no país é o fato de que foi somente nos anos 80 que outros estilos além das conhecidas Pilsen começaram a ganhar espaço nas taças dos brasileiros. E isso tem tudo a ver com a Lei Seca nos Estados Unidos e Segunda Guerra Mundial. Você pode saber mais sobre a historia da cerveja artesanal aqui.

Hoje em dia, as bebidas douradas estão mostrando suas diversas facetas e sabores, indicadas e aclamadas por chefs nas harmonizações gastronômicas (incluindo, claro, as receitas com bacalhau) e se tornando uma ótima opção para presentear.

Hoje em dia, com tantas opções de qualidade, as cervejas viraram ótimos presentes para datas especiais.

Receitas com bacalhau e harmonizações

Conheça 12 receitas diferentes criadas pelo Experts e Chefs Zona Sul que vão provar que você pode sim variar nos seus preparos com bacalhau e harmonizar cada receita com uma cerveja diferente. Cada rótulo é indicado por José Padilha (@padilhasommelier), sommelier e Expert Zona Sul.

Todas as receitas completas estão no e-book de Páscoa, que você pode baixar gratuitamente.

1- Cavaquinha grelhada com creme de baroa

Essa receita do Expert Carlos Ohata combina com a cerveja Brewpoint Weiss. Uma cerveja de trigo turva com aromas de cravo e banana.

A Brewpoint foi criada por cervejeiros da cidade de Petrópolis (RJ).

A cavaquinha é um crustáceo rico em proteínas de alta qualidade e fonte de nutrientes como magnésio, potássio e Ômega-3. Aproveite que o menu está pra peixe e conheça mais benefícios de diferentes espécies.

2 – Bolinhos de bacalhau

Você vai precisar de 600 gramas de bacalhau para preparar 4 porções de bolinhos deliciosos seguindo a receita do Expert Piero Cagnin. Para harmonizar, escolha a cerveja nacional La Birra Dortmunder Export.

Com equilíbrio entre dulçor a amargor, é uma cerveja levemente complexa, com álcool mais acentuado, indicada para ser apreciada depois da correria do dia a dia.

3 – Escondidinho de batata baroa e bacalhau

Escondidinho é o tipo de receita que todo mundo ama e pode ser feita com carne, frango e bacalhau! A receita do Expert Piero Cagnin casa perfeitamente com a cerveja brasileira Noi Bianca Weiss.

Para combinar sua Noi Bianca com outros pratos, pode apostar em queijo de cabra, brie e camembert, além de atum, crustáceos, saladas leves, cuscuz, lula recheada, massas com frutos do mar, quiche de queijo, omelete e sobremesas à base de banana.

4 – Bacalhau mediterrâneo com polenta de colher

Para a receita do Expert Piero Cagnin você vai precisar de bacalhau já dessalgado e limpo, além dos charmosos tomatinhos Grape. Para combinar, a cerveja de trigo La Birra Weiss, com aromas e sabores frutados e condimentados.

5 – Baccalà Alla Vicentina com Polenta

Para essa receita bem italiana aposte na cerveja Alemã Franziskaner Dunkel. Afinal, a gastronomia reúne os melhores sabores do mundo.

Se você é amante dos vinhos pode também conferir a harmonização para este prato no artigo sobre vinhos perfeitos para receitas de Páscoa.

6 – Risoto de bacalhau com cogumelos e tomates secos

Uma receita que combina cogumelos Shiitake e Shimeji merece uma bebida que realce os sabores marcantes dos seus ingredientes. Por isso, a indicação do Expert José Padilha é a cerveja alemã Paulaner Dunkel, de espuma densa e cremosa, com alta porcentagem de malte de trigo tostado.

7 – Bacalhau confit com tomilho e purê de batatas

Um prato elegante com todo um passo a passo para a sua montagem, pelo Expert Christophe Lidy. A melhor combinação é a cerveja belga Leffe Blonde.

A Leffe Blonde possui maltes selecionados que criam uma cerveja encorpada e turva. Seu aroma é extremamente maltado e sabor adocicado. É uma cerveja do tipo Belgian Blond Ale com 6,6% de teor alcoólico e harmoniza também com frutos do mar e queijos gruyère ou emmental.

8 – Bacalhau no Azeite com Mousseline de Baroa

Nada melhor do que um Expert em azeites e temperos para sugerir essa incrível receita de bacalhau regado no azeite com mousseline de baroa. Combine o prato criado por Marcelo Scofano com a cerveja brasileira Denker Witbier.

A Denker Witbier é uma cerveja de trigo com raspas de casca de laranja e sementes de coentro. Elaborada para ser extremamente leve, refrescante e de baixo amargor, vai igualmente bem com frutos do mar, comida japonesa, saladas e queijos.

9 – Lombo de bacalhau confit com berinjelas

Um prato de dar água na boca: lombo de bacalhau confit em camisa de berinjelas e molho de tomate fresco por Marcelo Scofano. Vai bem com a cerveja Motim Hell de Janeiro, uma Lager de corpo leve, aroma cítrico e limpo. Uma autêntica Smash, que leva somente malte Pilsen e lúpulo Columbus.

Saladas com bacalhau

Bacalhau também vai bem em receitas refrescantes, como as saladas. Perfeitas para os dias mais quentes, elas são a cara do verão carioca. E com cervejas então é o casamento perfeito!

10 – Salada de grãos com bacalhau

Você já preparou alguma receita com lentilhas vermelhas? A salada de grãos do Expert Marcelo Scofano combina arroz de grãos e lentilhas com o sabor marcante do bacalhau. A cerveja Kona Blonde Ale completa o clima de leveza, com um toque manga e poucas calorias!

11 – Salada especial

A salada especial do Expert Marcelo Scofano utiliza grão de bico, uma leguminosa parente do feijão e rica em ferro. Para acompanhar essa receita nutritiva, uma Cariocaholic German Pils, refrescante e clara.

A Cariocaholic German Pils é lupulada com as variedades alemãs clássicas Hallertau Magnum e Tettnang, e com um dry-hopping sutil de Saphyr, lúpulo nobre que confere notas florais e de tangerina em segundo plano.

12 – Salada Santa Mônica

Por fim, uma receita que basta dar play e aprender com o Expert Marcelo Scofano! Para combinar, uma cerveja leve e brasileira: Noi Avena.

Uma das estrelas da categoria Speciale, esta Belgian Pale Ale de corpo médio traz dois tipos de malte de cevada, malte de trigo e flocos de aveia, além de 2 variedades de lúpulo.

A combinação desses ingredientes e as suas notas de mel e laranja a tornam perfeita para acompanhar frutos do mar, molho pesto, carnes suaves e risotos de limão siciliano ou legumes.

Salada de bacalhau Santa Mônica

E-book receitas de Páscoa

Para aprender a preparar todas as receitas publicadas aqui e muito mais, baixe o seu e-book de receitas da Páscoa e aprenda também a preparar sobremesas irresistíveis. Afinal, a gente adora conectar você ao amor pela gastronomia!

E-book de Páscoa Zona Sul.