O Rio de Janeiro é um verdadeiro paraíso para todos os públicos: aqueles que procuram mais contato com a natureza, os amantes da gastronomia e a galera que adora um roteiro cultural, com história, artes e conteúdo. Se você se identifica com o terceiro grupo, aqui é seu lugar! Confira 10 locais para tornar o seu passeio carioca bem cult, mas sem ser chato, indicado para levar a família toda, incluindo as crianças!

Aqui você vai ver:

Ilha Fiscal (Baía da Guanabara)

Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1913, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado e é um passeio interessante para toda a família.

Na Ilha Fiscal, os guias especializados que acompanham os grupos de visita, além de mostrarem os salões, o torreão e as exposições permanentes, explicam sobre as contribuições da Marinha ao desenvolvimento do país. O passeio é feito através da escuna Nogueira da Gama e somente é realizado por van em dias de mau tempo.

Os ingressos podem ser adquiridos no Espaço Cultural da Marinha, onde você pode aproveitar para conhecer o que inclui o Submarino Riachuelo e o Navio Bauru, utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Informações (fonte: RioTur)

  • Horário de visitas à Ilha Fiscal: de quinta a domingo em três horários: 12h30, 14h 15h30.
  • Os ingressos são vendidos no período das 11h às 15h10.

Parque das Ruínas (Santa Teresa)

O Centro Cultural Parque das Ruínas é parada certa para quem passeia pelo bucólico bairro de Santa Teresa, já conhecido pelos famosos bondes. O centro cultural é um antigo casarão erguido entre 1898 e 1902, que abriga cultura e arte em sua história.

A propriedade foi moradia da socialite Laurinda Santos Lobo, mecenas da Belle Époque carioca. Seu casarão foi considerado ponto de encontro do Modernismo reunindo famosos como Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, entre outros artistas renomados e intelectuais. Após a morte de Laurinda, o prédio ficou abandonado até 1993, quando foi tombado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que revitalizou o espaço. Em 1997, então, foi inaugurado o Parque das Ruínas.

No espaço acontecem exposições e projeções fotográficas, oficinas de dança e de música, apresentações teatrais, atividades infantis, recitais de piano e eventos diversos ao ar livre.

Aproveite o seu passeio por Santa Teresa e ande também no bondinho, uma das relíquias culturais do carioca.

Informações

  • Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
  • Entrada franca.
  • Funciona de terça a domingo, de 9 às 16h.

Falou Santa Teresa? O Zona Sul realiza entregas de pedidos no bairro nas compras via site!

Museu de Arte Moderna – MAM (Flamengo)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi fundado em 1948 e possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras.

Além das obras expostas, o edifício-sede é um ícone da arquitetura modernista carioca, repleto de cobogós. A sede definitiva do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi concebida pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909-1965) e seus jardins pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também foi autor de todo o projeto de paisagismo do Aterro do Flamengo.

Os Jardins do MAM fazem parte do Parque do Flamengo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu valor paisagístico e arquitetônico.

Fonte: MAM

Informações

  • Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.
  • Quarta a sábado, de 10h às 18h. Domingo, de 11h às 18h.
  • Entrada gratuita.

Dica: para matar a fome e aproveitar o passeio para fazer um piquenique no Aterro do Flamengo, dê uma passadinhas nas lojas Zona Sul localizadas no bairro, incluindo o recente Zona Sul Machado de Assis no antigo prédio da Cia de Ferro Carril do Jardim Botânico.

Theatro Municipal (Centro)

O Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

A ideia de um teatro nacional com uma companhia artística estatal já existia desde o século XIX e teve em João Caetano (1808-1863), entusiasta do teatro brasileiro, um de seus maiores apoiadores. Porém, foi o prefeito Pereira Passos que deu continuidade ao projeto, com a reforma urbana iniciada em 1902 que mudou radicalmente o aspecto do Centro do Rio de Janeiro.

O projeto arquitetônico foi baseado em um concurso, porém após algumas polêmicas, o projeto final foi uma junção de duas principais ideias baseadas na Ópera de Paris.

Para participar da decoração, foram convocados alguns dos mais ilustres e consagrados artistas da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Também foram recrutados artesãos europeus para a criação dos vitrais e mosaicos. As obras foram concluídas 4 anos e meio após o início do projeto, em 1909.

Além dos espetáculos com ingressos disponíveis para compra, o Theatro também oferece a opção de visita guiada e programações especiais para estudantes, crianças, período de férias, entre outros.

Aproveitando sua volta pelo Centro da Cidade, visite também o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional e tomar um delicioso café da manhã na Confeitaria Colombo.

Endereço: Praça Floriano S/N – Centro, Rio de Janeiro.

Boulevard Olímpico (Zona Portuária do Rio)

Andar pela Zona Portuária do Rio é um verdadeiro passeio por uma galeria de arte a céu aberto! Além de poder admirar toda a arquitetura urbana revitalizada em 2010, que preserva a história da zona portuária do Rio de Janeiro, os murais gigantes exibem artes de artistas brasileiros para o mundo todo ver e admirar.

GaleRio Porto Maravilha é uma sequência de painéis pintados por artistas como KajaMan, Gil Faria, RafaMon, Marcelo Ment, Acme, entre outros.

O mural Etnias, pintado pelo grafiteiro Eduardo Kobra é o segundo maior grafite do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, pelos seus 2600m² de extensão. O muro é inspirado nos aros olímpicos e representa a paz e a união entre os povos ao retratar cinco rostos de nativos dos continentes participantes dos Jogos.

colab cor.ação

Os artistas Acme e Tarm já participaram de uma Colab solidária exclusiva com os cariocas de coração.

Anote a dica: se você gosta da arte do graffiti e estiver passando pela Avenida Brasil na altura de Olaria, também pode admirar a fachada do Centro de Distribuição Zona Sul, criada pelo artista Marlon Muk. A iniciativa do Zona Sul representa mais do amor pela cidade. Que tal passar por lá e ver bem de perto? O endereço é Rua Comandante Vergueiro da Cruz, 380 – Olaria (esquina com a Avenida Brasil).

Arte na fachada do Centro de Distribuição Zona Sul por Marlon Muk.

A Zona Portuária do Rio reserva muito mais locais interessantes para visitar, como AquaRio, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR), Pier Mauá, Mosteiro de São Bento, Pedra do Sal, Centro Cultural Pequena África, entre outros, que você pode conhecer no site oficial de turismo RioTur.

Museu da Vida Fiocruz (Manguinhos)

Quer um passeio para fazer com as crianças? O Museu da Vida é o lugar certo para apresentar o universo da biologia e ciências aos pequenos!

Criado em 1999, o Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, zona norte do Rio. Com exposições, atividades lúdicas e laboratórios, o local funciona como um polo de lazer, com com muito espaço verde, instalações divertidas e um borboletário.

A visitação também inclui o Pavilhão Mourisco, ou simplesmente Castelo, como também é conhecido o prédio-símbolo da Fiocruz, que remonta ao início do século 20, época de sua construção! No espaço, o público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo.

O Museu da Vida visa ainda proporcionar à população a compreensão do processo e dos progressos científicos e de seu impacto no cotidiano, ampliando sua participação em questões ligadas à Saúde e à Ciência e Tecnologia.

Informações

  • Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos.
  • De terça à sexta, das 9h às 16, Sábados, das 10h às 16h.
  • Todas as atividades são gratuitas, assim como o estacionamento na Fiocruz.

Planetário do Rio (Gávea)

Um roteiro de outro mundo sem sair do Rio de Janeiro! Para conhecer a beleza e as curiosidades do universo e da nossa galáxia, leve a galera ao Planetário!

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro tem como objetivo divulgar a Astronomia e ciências de maneira didática e interativa, por meio de experimentos, sessões de cúpula, observações ao telescópio, cursos, palestras, exposições e eventos culturais (fonte: RioTur).

Tour pelo Planetário do Rio (RioTur).

O Planetário do Rio é o maior equipamento deste tipo na América Latina.

Fonte: Planetário do Rio

Antes ou depois da sua visita ao planetário, que tal “fazer uma boquinha” no supermercado mais amado do Rio, na loja situada na Av. Rodrigo Otávio, 269 – Gávea?

Informações

  • Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
  • Segunda a domingo, das 13h30 às 15h30.

Mais roteiros pelo Rio

Se você é um carioca de coração realmente apaixonado pela Cidade Maravilhosa, que tal anotar mais passeios interessantes para curtir cada cantinho dessa cidade?