Todo carioca de coração tem seus cantinhos favoritos na cidade. Lugares que abrigaram momentos inesquecíveis, que remetem a coisas boas e positivas. E nós, conectados pelo amor à gastronomia, perguntamos a cada um dos Experts quais são os restaurantes que marcaram suas vidas. Acompanhe e já se organize para conhecer todos!

Se durante o seu tour gastronômico você quiser fazer outros passeios de graça para conhecer o melhor do Rio, fique de olho neste 5 lugares imperdíveis.

Quem são nossos Experts?

Se você não se lembra de todos os Experts Zona Sul, vamos dar uma “colinha”: eles são 11 e, seja com dicas, receitas ou selecionando produtos com os melhores custo-benefício, eles conectam você ao melhor da gastronomia.

Experts Zona Sul, conectados pelo amor à gastronomia

Christophe Lidy, Expert em Gastronomia

Se tem um bairro que respira cultura, good vibes e comida boa, é Santa Teresa. E lá, o Expert Christophe Lidy recomenda o restaurante Aprazível.  Lindo, charmoso e agradável, o lugar é a cara do Rio com DNA mineiro. Todos os pratos do cardápio são bem executados e deliciosos.

Comida mineira é um patrimônio nacional, e lá é o lugar certo para comer comida de Minas em terras cariocas!

Endereço: Rua Aprazível, 62, Santa Teresa.

Paulo Tassinari, Expert em Cafés

A dica de Paulo Tassinari é o maravilhoso Caravela do Visconde, em Botafogo.  A indicação do Expert é o clássico bife com batata-frita.

Segundo Tassinari, o prato faz ele lembrar da adolescência, quando ele (só) amava esse prato (e não queria outros). Viva o amor ao bife e à batata-frita!

Caravela do Visconde. Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 136, Botafogo.

Marcelo Malta, Expert em Carnes

Malta não hesitou em recomendar o tradicional restaurante Rio Minho, no Centro do Rio. Inaugurado em 1884, o Restaurante Rio Minho é o mais antigo da cidade.

A recomendação do Expert é bolinho de bacalhau na entrada, e o prato favorito é o polvo grelhado com arroz de açafrão, além da famosa sopa Leão Veloso, criação da casa.

Marcelo Malta frequenta o local desde a juventude, quando ia sempre com seus avós. Lá, ele se conecta com boas memórias e se sente em casa.   

Restaurante Rio Minho. Endereço: Rua do Ouvidor, 10, Centro.

Carlos Ohata e André Guedes

Carlos Ohata, Expert em peixes e frutos do mar e André Guedes, Expert em queijos e frios, recomendam o restaurante Massa, do Chef Pedro Siqueira. O restaurante fica em uma das ruas mais cariocas da Zona Sul, que é a Dias Ferreira, onde também tem uma ótima loja do Zona Sul!

Para Ohata, o restaurante foi um anfitrião carioca. Quando chegou ao Rio em 2007 pela primeira vez a trabalho, essa rua foi uma das mais frequentadas por ele, e é assim até hoje! Assim, sempre que possível, é lá que Carlos almoça. O Expert recomenda o polvo crocante, com nhoque de batata e bolonhesa de porco.

Já para o Expert Guedes, as guarnições são incríveis e o arroz com castanha do Pará e de mexer com todos os cinco sentidos.

André Guedes recomenda também o prato de massa do tipo penne, com molho de gorgonzola, pera e castanha do Pará. É uma delícia! Junto com a famosa farofa crocante com queijo da canastra, o prato fica irresistivelmente brasileiro.

Massa Trattoria. Endereço: Rua Dias Ferreira, 617, Leblon.

Piero Cagnin, Expert da pizzaria e spaghetteria

A dica do Expert Piero Cagnin é a Adega Pérola, em Copacabana. E a relação de amor de Piero com esse local é contagiante!

Carioca de coração desde 2001, quando chegou na cidade maravilhosa vindo de “Sampa”, logo o Expert descobriu essa verdadeira meca do petisco, instituição essa que no Rio de Janeiro se exprime em níveis altíssimos.

Petiscos e pratos Adega Pérola. Foto: divulgação.

A Adega Pérola se insere de fato na gastronomia brasileira de raiz e alma, e pouco importa que as suas mesas apertadas e banquetas nem um pouco confortáveis sejam – palavras do Piero – um martírio para o seu derrière.

O que importa é que a experiência por lá será sempre única, saborosa e alegre, pois só de ver o balcão sempre farto e reabastecido constantemente é de encher os olhos de qualquer carioca de coração.

A Adega Pérola faz parte da lista de botecos oficiais do movimento Comida di Buteco e fica na Rua Siqueira Campos, 138, Copacabana.

José Padilha, Expert em cervejas

Para José Padilha, o restaurante que representa a cara da gastronomia brasileira é a Churrascaria Palace, em Copacabana.

Longe daquele perfil comum às outras churrascarias, a Palace é um templo da boa gastronomia no Rio. Lembrando que o churrasco à brasileira é uma das formas mais afetivas de comer e prato típico do Brasil.

Churrascaria Palace, fundada em 1951 no Rio de Janeiro.

Um ode ao churrasco

Churrasco lembra o lado festeiro, carinhoso e agregador do brasileiro. A fartura e a variedade das carnes, o molho à campanha que lembra infância, as linguiças de petisco, o pastelzinho e o pão de queijo que não podem faltar no couvert, tudo isso é comida de conforto.

E para retratar o espírito hospitaleiro que é tão próprio do nosso povo, lá estão a morcilla espanhola, o sushi bar japonês, o parmesão italiano em lascas, entre inúmeras outras iguarias que o brasileiro recebeu de braços abertos como o Cristo Redentor.

Sem falar das ostras frescas do litoral carioca e do pirarucu de manejo sustentável da Amazônia. É por tudo isso e muito mais que a Churrascaria Palace representa para Padilha o que o Brasil tem de melhor na gastronomia.

Uma casa que completou 70 anos em 2021, com itens com mais de meio século no cardápio, mas que continua me emocionando sempre que restauro minhas forças com o conforto da comida que eles produzem.

Expert José Padilha

Churrascaria Palace. Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana. 

Marcelo Scofano, Expert em azeites e temperos

O Expert Marcelo Scofano recomenda o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva. Como bom entender de azeites, ele sabe que lá os azeites são de primeira, e produzidos no Brasil!

Uma cozinha vibrante, leve, jovem e feita com ingredientes frescos e de qualidade”.

Chef Rafa Costa e Silva (restaurante Lasai)

O Lasai fica em um típico casarão do bairro de Botafogo, com interior moderno contrastando com a arquitetura original da construção. O próprio chef Rafa Costa e Silva, em entrevista para a Revista Estação define o restaurante como Uma cozinha vibrante, leve, jovem e feita com ingredientes frescos e de qualidade”.

E como foi impossível indicar um só, o Expert Scofano também incluiu na sua lista de favoritos o Marine Restô Fairmont, dirigido por Jêrome Dardillac, que também conquistou pelo cardápio e pelos azeites.

Endereço @restaurantelasai: Rua Conde de Irajá, 191, Botafogo | Endereço @fairmontrio: Av. Atlântica, 4240, Copacabana.

Stanislas Brito, Expert da Padaria

O Expert Stanislas Brito tem uma lembrança muito boa com um restaurante em Paraty, pertinho do Rio: o Banana da Terra, comandado pela chefe Ana Bueno. Logo após sua chegada ao Rio, foi lá que o Expert degustou de um momento especial com sua esposa.  

A mistura dos produtos da terra e dos frutos do mar é simplesmente maravilhosa. A seleção de vinhos que harmonizou nosso jantar era incrível também.

Expert André Guedes

O charme pitoresco desse restaurante, no centro histórico de Paraty, imprimiu em seu coração lembranças muito bem guardadas até hoje. A dica de Stanislas Brito é aproveitar o menu degustação do restaurante para provar essa mistura de cozinha carioca com técnicas culinárias internacionais.

Banana da Terra. Endereço: R. Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico, Paraty.

Dionísio Chaves, Expert em vinhos

Dionísio Chaves não pensou duas vezes em recomendar o Boteco Rainha, com seu famoso galeto na brasa. Sabe por quê? Lá ele lembra da infância, quando comia o frango assado que sua mãe preparava com tanto amor. Sem contar que galeto é um dos sinônimos da rica gastronomia carioca!

Boteco Rainho. Endereço: Rua Dias Ferreira, 247, loja B, Leblon.

Dominique Guerin, Expert da Pâtisserie

Um restaurante que o Expert Dominique Guerin adora e frequenta há muitos anos é o SAT’S, em Copacabana, na famosa Barata Ribeiro. Para Dominique, o local é simplesmente a cara do Rio!

O galeto com farofa de ovo é o mesmo desde o início do restaurante, sempre muito bom. Tão bom que ele nem quer outros pratos. Sem contar que o ambiente é ótimo e o chopp sempre está na temperatura ideal. É o point favorito do Expert!  

SAT’S. Endereço: R. Barata Ribeiro, 7, Loja D, Copacabana.

Se você precisava de uma dica para um passeio gastronômico sem chance de se arrepender, escolha seu destino de hoje e bom apetite! E continue sempre conectado à gastronomia com a gente.