Não é um tubérculo, tampouco uma raiz. A trufa é um ingrediente que pode ser o toque essencial no sabor do seu prato, seja ele um risotto, uma massa especial ou até mesmo o peculiar mel trufado. Uma iguaria de aparência aveludada, a trufa inspira nomes de outros pratos, como as famosas sobremesas que, de trufas, só têm o nome. Quer aprender mais? Fique por aqui com a gente!
Você vai ver:
- O que é trufa?
- Benefícios para a saúde
- Trufas brancas e negras
- Realce seu prato com trufados
- E os doces? Qual a relação com as trufas?


O que é a trufa?
A trufa é um gênero de fungo da espécie Tuber, que cresce em simbiose junto à raízes de distintas árvores, principalmente de carvalhos. São encontradas em algumas regiões da França e Itália e, por serem subterrâneas, são colhidas com a ajuda de cães farejadores.
Tamanha “logistica” no processo de produção justifica que a trufa seja uma das iguarias mais valorizadas do mundo, ao lado do açafrão e da baunilha, que é um tipo de orquídea.
As trufas são fungos e são sim, cogumelos, porém de espécie diferente dos demais champignons, mais rara e, consequentemente, mais nobre. Típicas na culinária italiana, as trufas mais conhecidas são as brancas e negras, sendo as brancas mais aromáticsa e as negras mais terrosas.
Trufas negras. Trufas brancas.
Além das trufas inteiras ou laminadas em conserva, você também encontra produtos trufados, como molhos, mel e outros diversos condimentos.
Benefícios para a saúde
As trufas possuem alto grau de antioxidantes. São 90% compostas por água e o restante de nutrientes, dos quais se destacam as proteínas. Por este motivo, trufas são muito indicadas para adeptos do veganismo. Lembrando que existem diferenças entre proteína animal e vegetal.


Trufas são iguarias típicas da gastronomia italiana e vão muito bem em massas e risottos.
Trufas brancas e negras
A trufa negra, conhecida como “diamante negro” da gastronomia, é geralmente indicada pra pratos salgados, como massas e risottos. Seu sabor lembra o do alho, com traços de avelã e funghi.
A trufa branca é mais rara do que a negra e fica melhor quando consumida crua do que aquecida. Combina bem com pratos salgados e também em outros condimentos, como o mel trufado, que mistura o mel tradicional à trufa branca, garantindo sofisticação às suas receitas.
Ambas são iguarias gastronômicas muito apreciadas, de sabor e aroma característicos que harmonizam e aromatizam os mais distintos alimentos. De massas à risotos, molhos, cremes, mel, pães, pizzas, bruschettas, embutidos, balsâmicos e azeites, um delicioso mundo trufado para compor uma grande diversidade de pratos.
Risotto tartufo Scotti Pizza com trufas Sottozero Bruschetta pronta com trufas
Realce seus pratos com trufados
Você não precisa consumir trufas “puras” somente. Existem diversos produtos trufados que são uma ótima alternativa para realçar os sabores dos seus pratos, como molhos, azeites e condimentos. Veja algumas dicas para aplicar nas suas receitas:
Pesto trufado com carnes
A dica do Expert Marcelo Malta é combinar carnes cruas com trufa, pois ressalta os sabores. Para ele, dois pratos incríveis com trufas são: carpaccio de carne Corte D’Oro com pesto trufado e steak tartare com trufas em lascas picadas na faca.
Expert Marcelo Malta Carpaccio Corte D’Oro Pesto trufado Calugi
Glazé trufado com morangos
Para combinar um glazé trufado, a dica é preparar um aperitivo de morango com folhas de basílico, mozzareline de búfala Vitalatte e saborizar com seu glazé.
Glazé trufado De Nigris Mozzarelline Vitalatte Morango com glazé e mozzarelline
Molho de tomate trufado com abobrinha
Molho de tomate trufado vai bem com espaguete de abobrinha Quasi Pronto, tomate cereja orgânico Bio Vida salteado e folhas de basílico.
Molho de tomate trufado Calugi Espaguete de abobrinha Quasi Pronto Tomate cereja Bio Vida
Mel trufado
Mel trufado vai bem com queijos suaves como Brie e Camembert e com abóbora assada com sálvia.
Mel trufado Urbani Vai bem com queijo brie ou camembert
E os doces, qual a relação com as trufas?
Você certamente conhece a trufa de chocolate, bem diferente dos fungos citados acima. Mas de trufa, o famoso doce não tem nada além da semelhança visual. As trufas que você encontra na pâtisserie, consistem em um centro de ganache envolto em cacau em pó, castanhas pulverizadas ou chocolate.
Curiosidade: trufa precisa ter recheio de ganache. Se for outro recheio, é bombom.
Outra sobremesa também foi batizada com o nome da iguaria por causa da sua textura aveludada: o tartufo. É uma sobremesa italiana feita com uma bola de sorvete e calda de frutas no centro, envolvida por chocolate em pó, o que confere a ela o visual “trufado”.
Trufas de chocolate. Imagem ilustrativa. Tartufo: sobremesa italiana. Imagem ilustrativa.
Agora que você já conhece mais sobre o poder que as trufas têm na gastronomia, seja in natura, em conserva ou na forma de molhos, antepastos e condimentos, você pode correr para o Zona Sul e escolher seus ingredientes para uma receita bem trufada e saborosa! Peça também pelo WhatsApp da loja mais próxima de você.